ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Desenvolvendo Competências e Atitudes com Alunos a partir do Tratamento de Águas

AUTORES: DAMIANI, C.R. (PUCRS) ; AMARAL, L.C. (ASSUNÇÃO RS) ; FERRARO, C.S. (PUCRS) ; MAZZAFERRO, A.C. (ASSUNÇÃO RS)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de competências e atitudes com alunos de ensino fundamental envolvendo os processos de tratamento de águas. Desejamos que os alunos consigam problematizar a razão pela qual a água é tratada e com isso fazer com que eles identifiquem a importância do problema através da colocação de uma situação referente ao tema. Como efeito do processo deste trabalho objetivamos tornar o aluno um ser competente com poder decisivo sobre como ele trataria a água.

PALAVRAS CHAVES: competências; atitudes; tratamento de águas.

INTRODUÇÃO: A relevância no mundo atual de obtermos conhecimento da importância da água para nossa vida está em muitas questões que observamos em nosso cotidiano, principalmente em relação ao uso correto da mesma. Dentro deste contexto desejamos problematizar ao aluno a razão pela qual devemos realizar o tratamento de água para o nosso abastecimento público. Com o processo deste trabalho visamos desenvolver no aluno conhecimentos sobre o tratamento da água junto a atitudes e competências que deverão ser adquiridas ao fim deste trabalho.
Desejamos oportunizar momentos de aprendizagem através do processo de tratamento de águas com alunos de Ensino Fundamental procurando desenvolver habilidades e atitudes como a observação, a leitura de textos, a investigação através da experimentação, a coleta de dados pela pesquisa, cálculo de medidas de proporções dos reagentes que serão utilizados em cada etapa, a escrita ao descrever o processo, consultar bibliografias, interpretação de dados e, por fim, o planejamento e execução do tratamento de água. Partindo das atitudes descritas anteriormente, objetivamos qualificar o aluno tornando-o capaz de obter um reconhecimento social da água, com aptidão e julgamento da tarefa.

MATERIAL E MÉTODOS: Este projeto está sendo desenvolvido em parceria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto ao Colégio Marista Assunção e ao Departamento Municipal de Água e Esgotos. Para trabalhar as habilidades e competências dos alunos serão utilizadas informações obtidas de leituras bibliográficas, discussões em sala de aula e a experimentação através de uma mini-estação de tratamento de água. Para isso, seguiremos as seguintes etapas:
A primeira etapa, o gradeamento, consiste na remoção de substâncias grosseiras em flutuação e será trabalhada didaticamente a partir de uma pesquisa investigativa do aluno.
Na fase de pré-alcalinização o aluno deverá realizar medidas e analisar dados para adicionar cal ou soda a fim de ajustar o pH aos valores exigidos para a fase seguinte.
Na coagulação, ou Floculação, será observada a formação e precipitação de hidróxido de alumínio (Al2(OH)3) que “carregará” as impurezas para o fundo do tanque.
Na etapa seguinte, a decantação, os alunos observarão o aspecto da água com os flocos formados pela agregação das impurezas, visualizando-os depositados no fundo do tanque.
Na filtração o aluno constatará que esta etapa permite a remoção das frações de partículas de impurezas e partículas sólidas suspensas na água e que não foram removidas no decantador. O educando fará, ainda, uma pesquisa quanto à estrutura e tipos de constituição dos filtros.
Na fase da desinfecção o aluno realizará medidas e interpretará a necessidade de adição de cloro, e a seguir procederá a uma verificação da necessidade de correção do pH final da água, com adição de cal.
Finalmente, a fase da fluoretação será explicada ao aluno para evidenciar a necessidade da adição de flúor na água, baseando-se na pesquisa e leitura de textos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este é um projeto experimental para ser aplicado em sala de aula com objetivo principal de despertar o interesse dos alunos sobre as formas e a necessidade de tratamento da água. Inicialmente está sendo aplicado nas aulas de Química da oitava série do Ensino Fundamental do Colégio Marista Assunção, como complementação do conteúdo didático.
Os resultados preliminares obtidos são significativos pela constatação do interesse dos alunos no trabalho, tendo em vista o seu caráter prático. Porém, por tratar-se de um projeto experimental ainda necessita de otimizações e adequação às necessidades reais de aprendizado do aluno.



CONCLUSÕES: O projeto tem demonstrado a sua importância ao despertar o interesse dos alunos não só quanto ao tratamento da água como também à disciplina de Química, pois proporciona uma oportunidade de aprendizado através de aulas práticas.
O trabalho também despertou nos alunos uma consciência sustentável em relação à água, pois enaltece a mesma como importante recurso natural para a sociedade.
Foi proporcionada aos alunos a oportunidade para pesquisa bibliográfica, produção textual, cálculo de medidas, observação das etapas do tratamento e principalmente participação e discussão crítica do assunto.


AGRADECIMENTOS: À Pucrs e ao Departamento Municipal de Água e Esgotos pelo suporte de materiais cedidos e ao Colégio Marista Assunção pelo apoio ao projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.universoambiental.com.br/Arquivos/Agua/ProcessosQuimicosdeTratamentodeEfluentes07.pdf. Acessado em 08.06.2009.

http://www.fontedosaber.com/biologia/estacao-de-tratamento-de-agua-eta.html. Acessado em 08.06.2009

http://www.corsan.com.br/sistemas/trat_agua_etapas.htm. Acessado em 06.06.2009

http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?
infoid=23&sid=98&tpl=printerview. Acessado em 04.06.2009

http://cursos.unisanta.br/quimicabasica/downloads/laboratorio1.DOC. Acessado em 31.05.2009

http://pessoal.utfpr.edu.br/colombo/arquivos/AguaTratamentoEmETA-SP.pdf. Acessado em 30.05.2009

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc18/A11.PDF. Acessado em 30.05.2009

http://www.coladaweb.com/quimica/tratamentodeagua.htm. Acessado em 30.05.2009

Material de apoio fornecido pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre.