ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS FAZENDO EXPERIMENTOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

AUTORES: BRITO, D.A. (IFPB) ; FIGUEIREDO, A.M.T.A. (IFPB)

RESUMO: A motivação é peça chave no ato de ensinar, pois o aprendizado só acontece quando o aluno se sente apto a aprender. É importante que o professor inove as aulas, dinamize, envolva o aluno nesse processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho consistiu na montagem de um material para a disciplina de Materiais Alternativos II do curso de Licenciatura em Química do IFPB-JP. Montou-se, uma lamparina a álcool, que pode ajudar o professor a trabalhar em sala de aula, mostrando experimentos simples de aquecimento. Os discentes se interessam bastante por aulas diferentes do tradicional, e os materiais alternativos ajudam nessa área, pois muitas escolas não dispõem de um laboratório. Com a apresentação de experimentos o interesse dos alunos é perceptível, eles dizem que a aula fica mais interessante.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem; experimentos; material alternativo.

INTRODUÇÃO: O modelo de ensino de Ciências da década de 60 prestigiou as feiras de ciências e os laboratórios com o intuito de colocar o aluno diante de procedimentos realizados nos trabalhos de cientistas. Contudo, essa tentativa de inovação curricular falhou ao ensinar ciência como o pesquisador faz ciência, fazendo o aluno seguir as instruções contidas nos manuais. (SÂO PAULO, 1988). Sabe-se que a educação passa por dificuldades e existe a necessidade de mudança no método de ensino que não fique evidenciando unicamente a sala de aula tradicional, mas que os alunos possam interagir melhor com o professor e com os seus colegas, que possam sair dessa sala de aula tradicional; o professor pode incentivar os alunos com a invenção de materiais de laboratório alternativos, e com isso pode estimular o aluno a se interessar pela disciplina, a fazer descobertas. Cientes de que as aulas experimentais chamam a atenção dos alunos, mesmo quando se trabalha em escolas que não possuem laboratórios é possível que se faça alguns experimentos. E a montagem da lamparina a álcool foi um primeiro passo para que se possa criar e montar muitos outros materiais alternativos e assim poder-se equipar um laboratório somente com materiais alternativos e baixo custo para auxiliar os professores em suas aulas. E se tratando de construção de conhecimento como um processo contínuo e permanente, realmente há de se levar em conta que é necessário o conhecimento de várias definições para se construir um conceito mais abrangente. E para que os alunos entendam melhor a química é preciso que se façam demonstrações para que os conceitos sejam bem compreendidos.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais a serem utilizados poderão ser adquiridos em supermercados, farmácias ou até mesmo em casa.
• Materiais: Uma lâmpada incandescente, uma tampa de pode de geléia, uma tampa de garrafa de refrigerante; massa epóxi, álcool, vela ou algodão.
• Montagem: Retirar o miolo da lâmpada incandescente. A tampa do pote de geléia vai servir de base para a lamparina, cola-se a lâmpada incandescente nessa tampa coada com massa epóxi. Em seguida cola a parte em alumínio da lâmpada, também com massa epóxi. Faz-se um furo com um prego na tampa de garrafa de refrigerante para colocar o pavio. Esse pavio pode ser feito de algodão ou ser retirado de uma vela. Enche a lamparina de álcool e está pronta para ser utilizada.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A lamparina a álcool foi apresentada e testada em sala de aula, onde se pôde perceber o encantamento dos alunos, pois eles puderam ver que as aulas de Química podem se tornar muito interessantes com a apresentação de experimentos. E os próprios discentes podem criar e montar equipamentos de laboratório com materiais alternativos. Cada escola pode montar seu próprio laboratório de química. Para os alunos a parte experimental da química ajudará bastante, pois eles poderão entender melhor os assuntos ministrados visualizando na prática.





CONCLUSÕES: A química é considerada uma disciplina difícil, no entanto, pode-se mudar essa concepção, as ações têm oferecido aos professores, alunos e estagiários condições singulares que permitem a interação do ensino na sala de aula às atividades no Laboratório de Química, e isso ajudará a facilitar a aprendizagem dos alunos, pois eles irão ter a oportunidade de visualizar a parte experimental da Química. E por isso a montagem de materiais alternativos, para que cada escola possa ter o seu Laboratório de Química, principalmente as escolas públicas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SÃO PAULO. 1988. Proposta Curricular para o ensino de ciências e programas de saúde: 1° grau. 3.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa a Prática. Ed. Thomson Learning, São Paulo, 2004, p.1 e p.21.