ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL NOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.

AUTORES: TAVARES, L. C. (UFPA) ; BARRA, I. M. M. (IFPA - PA) ; SILVA, B. M. P. (UEPA)

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de abordar este tema sobre o aquecimento global na formação da consciência crítica do aluno, contextualizando-o com conteúdos da Química do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de uma escola pública de Belém do Pará. A metodologia foi dividida em três partes, na primeira realizou-se um diálogo dinâmico para verificar a percepção dos alunos sobre a problemática ambiental, seqüencialmente realizou-se exposição oral, com auxílio de recursos de multimídia sobre a temática, e na terceira parte os alunos construíram cartazes que expressaram o seu aprendizado. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois os estudantes demonstraram bastante interesse em participar de todas as atividades desenvolvidas na escola.

PALAVRAS CHAVES: aquecimento global, ensino de química, contextualização

INTRODUÇÃO: O ensino de Química tem um importante papel na construção do conhecimento e está entrelaçado ao cotidiano das pessoas. Boa parte dos alunos acredita que o ensino de Química é desnecessário e a rotulam como difícil e desinteressante. Porém noções básicas sobre Química permitem-nos perceber a sua imensa importância em nossas vidas. Necessidades humanas básicas como saúde, alimentação, vestuário, transporte e moradia trazem consigo implicitamente os conceitos químicos. Além de inúmeros problemas da vida moderna, como o uso de inseticidas, agrotóxicos, adubos, poluição, nos quais a Química também está presente. Nesse contexto desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de mostrar a importância do ensino de Química visto que ela está presente em nosso dia-a-dia e que exerce um papel fundamental no controle das fontes poluidoras, pela melhoria dos processos industriais, tornando mais eficaz o tratamento de efluentes. A metodologia utilizada foi dividida em três etapas, as quais foram aplicadas aos alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola pública em Belém do Pará. Os resultados obtidos foram satisfatórios pois percebeu-se um maior interesse e atenção por parte dos alunos, o que se pode atribuir que a esta metodologia mais dinâmica e participativa do ensino de Química.


MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual de ensino fundamental e médio Vilhena Alves Belém do Pará, com turmas do segundo ano do ensino médio, constituindo um público de 36 alunos. A metodologia deste trabalho consistiu, num primeiro momento em um diálogo com os alunos sobre o aquecimento global, para se verificar o nível de conhecimento e visões sobre o tema, paralelamente realizou-se dinâmicas visando à relação interpessoal. Na segunda parte houve uma exposição oral sobre o Aquecimento Global abordando-se assuntos como causas e conseqüências, globais e locais, causadas pela intensificação do aquecimento global; a importância do ensino de Química como agente esclarecedor das problemáticas ambientais. Na terceira etapa os alunos desenvolveram atividades que permitiram aos autores avaliar a nível de aprendizagem dos alunos após a realização das etapas anteriores. As atividades deste projeto foram precedidas de pesquisa bibliográfica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o momento de diálogo entre os autores e os estudantes percebeu-se que muitos deles tinham ouvido falar sobre o aquecimento global, cerca de 90% do total de alunos. Podendo-se atribuir isso ao fato da mídia como divulgadora de informações a respeito das mudanças climáticas. Muitos sabiam definir o aquecimento global, porém eram poucos os que conheciam suas causas. Embora os alunos tenham a idéia de que as ações antrópicas são causadoras do aquecimento global, a maioria deles apresentava uma visão rotulada da Química como a vilã e grande causadora de catástrofes. Mas ao longo do desenvolvimento das atividades percebeu-se a construção de uma nova visão sobre a Química, não mais com caráter negativo, e sim como um instrumento esclarecedor e amenizador de problemas ambientais como o aquecimento global. A construção desse novo olhar foi motivada pela exibição do documentário An inconvenient truth, pois atuou como um suporte na compreensão do problema colocado em pauta. Além disso, foram levados à sala de aula textos complementares para leitura, o que facilitou a introdução de certos conteúdos estruturantes da Química. Na última etapa do desenvolvimento deste trabalho os alunos foram convidados a montar dois painéis sobre o aquecimento global, sendo que em um eles coloram frases, imagens e reações que representavam aspectos positivos sobre o aquecimento global e em outro, fizeram o mesmo para os aspectos negativos. Os painéis ficaram expostos no corredor da escola, e mostraram que os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios refletindo um processo diferenciado adotado para o ensino da disciplina, levando em consideração as recomendações propostas pelas diretrizes curriculares.

CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos, é perceptível que o método de ensino de Química aplicado em uma escola pública de Belém do Pará foi eficaz, pois o uso de uma nova metodologia alternativa, social e interativa conseguiu deter a atenção da maioria dos alunos espontaneamente, os estimulado a adotar posturas mais conscientes sobre os problemas ambientais, evidenciando ensino de Química como um forte agente na formação da cidadania e, dessa forma, deve permitir o desenvolvimento de conhecimentos e valores que possam servir de instrumentos mediadores da interação do indivíduo com o mundo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004.

Bianchi, J. C. de A. et al. Universo da Química. São Paulo: FTD, 2005.

REVISTA DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS:ULBRA ,vol.7- n 2 . jul/dez 2005. Autores: Luiz Silvio Scartazzini ; Jorge Tadeu Vargas da Silva; Renato de Ávila Cônsul.