ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROFESSORES FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA QUÍMICA

AUTORES: GUIMARÃES, S.M.A. (UEG) ; PEREIRA, G.S. (UEG) ; SOUSA, I.A.G. (UEG) ; PAZ, S.L. (UEG)

RESUMO: Este trabalho busca compreender como os professores de Química percebem os recursos midiáticos (microcomputador, aparelhos de: dvd, tv, data show e etc.) no âmbito escolar. Busca-se ainda, levantar opiniões sobre a utilização e as dificuldades enfrentadas na inclusão desse instrumento metodológico na sala de aula. Por meio da aplicação de questionários a professores de Química na cidade de Anápolis-Go, observamos que os sujeitos da pesquisa utilizam os recursos midiáticos em suas aulas, e acreditam que esses recursos contribuem para um melhor aprendizado dos alunos. Ressaltamos a importância da relação ciência, tecnologia e sociedade, para que a escola utilize a tecnologia como um instrumento de ensino e de aprendizagem eficaz para a formação de cidadãos.

PALAVRAS CHAVES: tecnologia educacional, ensino de química.

INTRODUÇÃO: Os recursos midiáticos (microcomputador, aparelhos de: dvd, tv, data show e etc.) já fazem parte da realidade de muitas escolas públicas em todo o país. O computador como ícone da tecnologia, também chegou a escola, sobretudo, após a criação do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), seguido de outras ações governamentais como a implantação dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE), este tem como foco a formação de professores para a utilização do computador na sala de aula.
Cada vez mais a tecnologia faz parte dos vários espaços sociais, pressionando a escola como espaço de formação humana a incorporar as novas tecnologias ao trabalho docente.
A incorporação da tecnologia por meio do que chamamos de recursos midiáticos nas atividades escolares, revela-se portanto, como uma necessidade real que a escola está enfrentando, sobretudo, quando trata-se do público atendido pelo 9º ano e Ensino Médio que é o campo de atuação dos professores e Química.
O professor de Química atua na formação efetiva de jovens, que em sua maioria, tem acesso às novas tecnologias na vida diária, seja pelo celulares de última geração, a computadores interligados a internet.
Compreender como os professores de Química percebem os recursos midiáticos no interior da escola, bem como se esses recursos são apontados como facilitadores da aprendizagem, mostra-se como um primeiro passo para compreender como os recursos midiáticos aparecem na escola.
Nesse sentido, o estudo sobre a incorporação desses recursos no cotidiano escolar, revela-se como um primeiro passo dessa pesquisa que deve ampliar suas considerações com a aplicação de outros instrumentos de coleta de dados como entrevistas para caracterizar o perfil dos professores que utilizam as tecnologias nas suas aulas.

MATERIAL E MÉTODOS: Partindo da afirmação de que a pesquisa em ciências humanas tem como foco a compreensão, ao buscar ‘compreender os significados do fenômeno estudado’, este estudo enquadra-se na perspectiva qualitativa.
Para André (1995) a pesquisa é:
qualitativa porque se contrapõe ao esquema quantitativista de pesquisa (que divide a realidade em unidades passíveis de mensuração, estudando-as isoladamente), defendendo uma visão holística dos fenômenos, isto é, que leve em conta todos os componentes de uma situação em suas interações e influências recíprocas (p. 17).
A pesquisa qualitativa também é conhecida como naturalista, por não envolver manipulação de variáveis da pesquisa experimental, estudando o fenômeno no seu acontecimento natural.
A presente pesquisa se caracteriza como qualitativa, uma vez que, busca analisar o significado das respostas dos professores a um questionário com seis (6) questões fechadas e abertas. As questões abordam os seguintes assuntos: a)utilização dos recursos midiáticos;b)opinião sobre o recursos midiáticos e dificuldades de uso;c) relação dos recursos midiáticos com a aprendizagem.
Foram entrevistados dez (10) professores de oito (8) escolas públicas da cidade de Anápolis. Os professores mostraram-se disponíveis a responder os questionários, bem como abertos a futuras entrevistas.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observamos que 70% dos professores entrevistados, utilizam os recursos midiáticos em suas aulas, o que nos revela que existe uma abertura dos professores a esses novos instrumentos no cotidiano das salas de aula.
Entre os motivos que levam à utilização desses recursos, estão a contribuição para um maior aprendizado dos alunos, um maior dinamismo das aulas, a facilitação do trabalho do professor e também o acompanhamento do professor a essas tecnologias, que estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, até mesmo os que não desfrutam dessa metodologia, acreditam na sua eficácia.
Este trabalho não tem como objetivo se contrapor com o uso dos livros didáticos, e sim apoiar e fortalecer mais uma estratégia de ensino, baseada na relação tecnologia e educação.
Os professores pesquisados, indicam que estão adotando estratégias mais interativas com os alunos, em relação as suas aulas anteriores, as quais geralmente eram centradas em exposição didática e resolução de exercícios (MATSUNAGA; SANTOS et al, 2004; MOL; SANTOS; SILVA et al, 1998).
Percebemos que, mesmo com pesquisas realizadas com o intuito de melhorar a educação em Química, nos deparamos com algumas dificuldades que impedem o fortalecimento e aceitação dessas pesquisas, como a falta de apoio e recursos das instituições de ensino, a falta de interesse dos professores em se capacitarem para o manuseamento das tecnologias e a falta de domínio da informática.

CONCLUSÕES: Em todos os questionários, obtivemos uma resposta positiva quanto à necessidade da utilização dos recursos midiáticos nas aulas, e quanto à contribuição desses recursos para um melhor aprendizado dos alunos.
A tecnologia é uma realidade na vida de cada um que compõe a sociedade, isso nos mostra que, para um melhor ensino de Química, os professores dessa disciplina, terão que ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e se capacitarem nessa área.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MATSUNAGA, R.T.; SANTOS, W.L.P.,dos. A formação do professor no processo de produção de livro didático. Apresentaçao em sessão de painéis no ENEQ- ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 12.; ECODEQ- ENCONTRO CENTRO-OESTE DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 13., 2004, Goiânia. Anais... Goiânia, GO: UFG, jul., 2004. CD-ROM.

MÓL, G.S.;SANTOS, W.L.P. dos; SILVA,R.R.Projeto de ensino de química em um contexto social: produção de material didático como formação continuada de professores do ensino médio. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 21., 1998, Poços de Caldas, 1998. Livro de Resumos. Poços de Caldas, MG, ED- 023, maio 1998.