ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PLANTAS MEDICINAIS: esclarecimentos, benefícios e a inclusão como disciplina no Curso de Licenciatura em Química da UECE

AUTORES: SILVA, AIRTON MARQUES (UECE) ; CASTRO, MANUELLA CARLOS DE MORAES (UECE)

RESUMO: Este trabalho mostra de forma clara os benefícios das plantas medicinais e, que pode ser aproveitada como disciplina optativa no curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual do Ceará. Ele ressalta a fitoterapia no cotidiano e a inclusão na grade curricular do Curso de Química. O trabalho, baseado em referências teóricas, trás um compacto dos fatores que podem influenciar a planta desde seu plantio até a colheita, seus principais princípios ativos, aborda as principais plantas medicinais e suas aplicações. Analisando a fundamentação teórica, elaborou-se um questionário de pesquisa de opinião que foi aplicado aos alunos do Curso em questão para saber qual a opinião deles a cerca da idéia de inclusão desta disciplina. Os resultados foram postos em gráficos e analisados.

PALAVRAS CHAVES: plantas medicinais, química

INTRODUÇÃO: As plantas medicinais são um tema muito explorado na atualidade devido às suas diversas aplicações, principalmente quando se trata da utilização das ervas para produção de remédios a base de vegetais. Grande parte da população faz uso dessas plantas devido ao baixo custo e ao resultado que elas promovem no organismo da pessoa. Muitos resultados positivos da real eficácia das plantas medicinais no tratamento de doenças ou mesmo sua profilaxia, já foram comprovados cientificamente por diversos tipos de métodos que existem atualmente. (Nipron, 1997). Diante de toda esta movimentação, o químico, mesmo aquele licenciado, pode se inteirar do assunto e, consequentemente, transmitir tudo aquilo que sabe aos seus alunos. Para isso acontecer, algumas Universidades incentivam a divulgação desse tema. (Nipron, 1997). A Universidade Federal de Campina Grande possui na grade curricular do Curso de Licenciatura em Química a disciplina Química e Plantas Medicinais. Essa disciplina é optativa e possui 60 horas/aula abordando desde a coleta das plantas, seus princípios ativos até o seu consumo. Outro exemplo é a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ela possui em sua grade curricular do Curso de Licenciatura em Química as seguintes disciplinas: Plantas Medicinais; Química dos Produtos Naturais; Química Farmacológica e Farmacognosia. Estas três disciplinas são ofertadas como optativas e possuem carga horária variando de 45 a 75 horas/aula. Por ultimo exemplo temos a Universidade de Caratinga, em Minas Gerais, ela também possui na grade curricular do Curso de Licenciatura em Química a disciplina Química das Plantas Medicinais e é oferecida como optativa e possui 60 horas/aula. O que se propõe neste trabalho é a implantação desta diciplina no Curso de Licenciatura em Química da UECE.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido em duas estaps: a primeira tratou de mostrar nos dias atuais a importância das plantas medicinais, focalizando a influência do solo e do clima nas plantas; a cultura, colheita, secagem e conservação das plantas; preparação e uso das plantas; os princípios ativos das plantas; descrição de 20 plantas medicinais de conhecimento popular e científico; fitoterapia e farmácia viva. Na segunda parte elaborou-se um questionário, que foi aplicado a trinta e cinco alunos pertencentes ao Curso de Licenciatura em Química da UECE. Este questionário foi composto de oito perguntas, cinco objetivas e três subjetivas e, o principal intuito foi saber se eles teriam algum interesse em participar da disciplina proposta. Os alunos que responderam a este questionário foram escolhidos aleatoriamente, não obedecendo qualquer critério.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Perguntado aos alunos sobre o seu grau de conhecimento sobre os benefícios e malefícios que as plantas medicinais podem oferecer ao ser humano, a maioria dos alunos (29)não são leigos completamente no assunto, mas, só possuem um conhecimento superficial. Somente um aluno não tem conhecimento algum a respeito das plantas medicinais. Sobre a pergunta: você tem algum interesse sobre as plantas medicinais e seus efeitos? Uma grande parte dos alunos entrevistados tem interesse em aprender alguma coisa sobre as plantas, no entanto, uma parcela significativa (9 alunos) dos alunos têm pouco ou nenhum interesse no tema. 30 alunos acham que é importante ou muito importante o curso ter uma disciplina que aborde este tema, ou seja, as plantas medicinais e seus afins. Isso demonstra o interesse dos mesmos. Se a disciplina estivesse na grade de disciplinas optativas 28 alunos se matriculariam nela e, isso vem reforçando a tese de que esse tema chama a atenção de muitos alunos. Por unanimidade, todos os alunos concordam que a disciplina poderia ter quatro créditos. Depois de analisado as respostas dos alunos, o que mais se falou foi sobre os malefícios e os benefícios que as ervas medicinais podem trazer ao homem, esse é um dos assuntos mais pedidos e que os alunos gostariam de estudar nesta disciplina.







CONCLUSÕES: A pesquisa feita sobre as plantas medicinais procurou reunir um pouco sobre tudo que pode ser abordar sobre este tema, desde o nascimento da planta e os fatores que influenciam esse processo, até a colheita, armazenamento e utilização das plantas medicinais. A analise do questionário foi satisfatória, uma vez que, foi notado o real interesse dos alunos em ter uma disciplina que aborde todo esse mundo natural e a química que podemos extrair dela, seja para a produção de fitoterápicos, o principal foco desde trabalho, ou para outros fins.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ACCORSI, Walter R.; SIGRIST, Sergio R.; SANTOS, Marilda M.F.B.; Plantas Medicinais, Disponível em: <http://ci-67.ciagri.usp.br/pm/>. Acesso em: 3 de ago. de 2008.
AS PLANTAS MEDICINAIS E SEUS PRINCÍPIOS ATIVOS, Grupo Interdisciplinar e Pluridisciplinar da Equipe Fitoterapia e Terapias Complementares, Disponível em: <http://www.fitoterapia.com.br/portal/index.php?option=com_content &task=view&id=71>. Acesso em: 16 set. 2008.
ARTIMANTE, Ana Paula; JORGE, Marçal Henrique Amici; Série Plantas Medicinais, Condimentos e Aromáticos, Disponível em: <http://www.campinas.snt. embrapa.br/plantasMedicinais/calendula.pdf>. Acesso em: 18 out. 2008.
MATOS, F.J.Abreu; Plantas Medicinais – Guia de Seleção e Emprego de Plantas Usadas em Fitoterapia no Nordeste do Brasil. 2 ed. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2000.
NIPRON-Nucleo Interdisciplinar de Estudos de Produtos Naturais, Plantas Medicinais – Caderno I, Passo Fundo: EDIUPF, 1997.
PEGATI, Moacir; Plantas Medicinais – Saúde Alternativa, Disponível em: <http://saudealternativa.org/2007/07/plantas_medicinais/>. Acesso em 3 ago. 2008.