ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR EM RORAINÓPOLIS-RR

AUTORES: OLIVEIRA, A.C. (UERR) ; OLIVEIRA, J.C.C. (UERR) ; OLIVEIRA, P.R.V. (UERR)

RESUMO: Um dos grandes desafios atuais do ensino de Química hoje nas escolas de ensino médio é construir meios que propiciem uma interrelação entre o ensino literário e o cotidiano dos alunos. A realização deste trabalho fez-se necessário a partir da observação de uma grande lacuna no que diz respeito aos temas transversais: Meio Ambiente, em que o mesmo não vem sendo trabalhado na Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis/RR. Partindo-se daí foi proposto sugestões para que se trabalhe o referido tema (Meio Ambiente) nesta escola. Levando-se em consideração que os temas transversais entre eles, educação ambiental, vêm para despertar uma atitude critica dos alunos como futuros protetores do meio ambiente e cidadãos agentes transformadores de opiniões e atuantes na sociedade.

PALAVRAS CHAVES: educação em química; meio ambiente; educação ambiental

INTRODUÇÃO: A Química desde os primórdios sempre procurou trabalhar com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas, embora em alguns períodos da história a mesma foi incluída nos currículos escolares por razões geopolíticas e estratégicas colocando assim o homem num espaço politizado e nacional. A proposta intitulada "Educação em Química e o Tema Transversal Meio Ambiente na Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis-RR”, tem como grande propósito expor propostas pedagógicas que possam auxiliar de alguma forma os professores a organizar atividades de ensino mais estimulantes e envolventes que visem à aprendizagem significativa. Diante do exposto e da observação em aula de alguns professores que atuam no ensino médio, é que resolveu-se investigar como os professores de Química abordam a transversalidade do temas Meio Ambiente, seu vinculo com o cotidiano e sua relação com a Química, também investigou-se em quais conteúdos de Química o professor está inserindo o tema transversal Meio Ambiente, objetivando contribuições significativas para o processo de ensino-aprendizagem. É fundamental que o professor proporcione situações de aprendizagem significativa que valorizam as referências dos alunos quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e contextualização cotidianas, também faz-se necessário que os professores criem condições de trabalho que favoreçam as diferentes estratégias cognitivas e ritmos de aprendizagem, para que o aluno aprenda de forma ativa, participativa, evoluindo dos conceitos prévios aos racionais, mais complexos e assumindo uma postura ética, de compromisso coletivo. A amplitude dos temas transversais Meio Ambiente evidenciou a necessidade de motivar e trabalhar os alunos, para que tornem-se cada vez mais conscientes.

MATERIAL E MÉTODOS: Para este trabalho ser realizado, utilizou-se fundamentação teórica, assim como aplicação de questionários com perguntas objetivas e subjetivas, para professores e alunos, o que pode-se afirmar que foi a base para se obter dados evidentes, e para isso foi aplicado questionários a 03 professores e 25 alunos. É interessante enfatizar que a aplicação de questionários para docentes e alunos, foram aplicados no universo de 01 (uma) escola da rede estadual de Rorainópolis-RR, Escola Estadual José de Alencar, localizada na Avenida Doutora Yandara, s/n, no centro. Para o bom andamento de qualquer pesquisa torna-se necessário uma análise minuciosa de todos os dados coletados como afirma MORENO,2003: "Esta não é uma etapa que se realiza automaticamente. Exige criatividade, caso contrário o trabalho não ultrapassa o nível da simples compilação dos dados ou opiniões sobre um determinado tema. A análise dos dados é importante, justamente porque através desta atividade há condições de evidenciar a criatividade do pesquisador". Os dados serão apresentados com base nas propostas, precedidos de análise reflexiva, a principio com os docentes e alunos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na tentativa de diagnosticar e analisar como vem sendo trabalhado o tema transversal Meio ambiente, fez-se entrevista com três professores de Química do ensino médio da Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis - RR. Ao perguntar-se aos professores o que é transversalidade, todos responderam que são temas que devem ser abordados por estarem sendo vivenciados pela sociedade. Alguns temas transversais são propostos pelos PCN´s - Parâmetros Curriculares Nacionais, como ética, meio ambiente, saúde, trabalho. De acordo com a pesquisa com os alunos acerca de temas transversais, dos 25 entrevistados 28 % disseram SIM que já ouviram falar sobre os temas transversais na disciplina de Química, e 72% que NÃO que nunca ouviram falar a respeito desses temas transversais. Observou-se que 71 % dos entrevistados responderam SIM, que o professor já comentou sobre a importância do meio ambiente em sala de aula, e 29% responderam NÃO, que nunca ouviram falar sobre essas questões, na disciplina de Química. Sabendo-se que a Educação Ambiental é essencial para a construção da cidadania nacional e planetária segundo cita REIGOTA (2004), fez-se necessário perguntar se o professor aborda as questões ambientais no diz respeito a educação ambiental, 65% dos entrevistados responderam SIM, que já ouviram falar e 35% responderam NÃO, que não ouviram falar do referido assunto na disciplina de Química. Quando perguntou-se se já fizeram algum debate sobre a importância do meio ambiente, se já foi trabalhado em algum conteúdo da disciplina de Química, observou-se que 60% disseram que "SIM" e 40% responderam que "NÃO". Percebe-se pelas respostas dos alunos que existe uma grande lacuna a ser preenchida.

CONCLUSÕES: Nos últimos anos,apesar das transformações por que passou a Química a partir da década de 70,ainda tem-se observado uma prática escolar atrelada em concepções teóricas tradicionais,que não permitem o desenvolvimento cognitivo e autônomo do aluno, não eliminando o ensino baseado na memorização que, por sua vez, está centrado no trabalho de transmissão do professor tornando o aluno um mero receptor de conhecimentos.De acordo com os resultados da presente pesquisa,vê-se a importância do tema transversal Meio Ambiente e de os docentes desenvolverem melhor este tema com os alunos dentro da Química.

AGRADECIMENTOS: A direção da Escola Estadual José de Alencar;

Aos professores Drs. André e Josimara pelo auxílio na orientação deste trabalho;

A UERR-

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MORENO, Montserrat. Temas Transversais: Um ensino voltado para o futuro. In: BUSQUETS, M.D.; CAINZOIS, M., et al. Temas Transversais em educação – Bases para uma formação integral. São Paulo, Ática, p. 19-59, 2003.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2004.