ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O VÍDEO-DOCUMENTÁRIO “UMA VERDADE INCONVENIENTE” COMO RECURSO PARA UM ENFOQUE QUÍMICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTORES: OLIVEIRA SILVA, J.B. (IFRJ) ; SILVA, M.M.G.V. (IFRJ) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ)

RESUMO: Neste trabalho buscou-se levantar as concepções sobre o efeito estufa e aquecimento global de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Nova Iguaçu (RJ), usando como estratégia didática o vídeo-documentário “Uma Verdade Inconveniente”. Os resultados apontaram para a necessidade de produção de materiais que possam auxiliar o professor de Ciências, particularmente o de Química, pois se pode verificar que a dificuldade de relacionar efeito estufa com a Química está diretamente ligada ao modo como o educador interage com seus estudantes dentro de uma sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: efeito estufa, ensino fundamental, vídeo-documentário

INTRODUÇÃO: Atualmente a questão ambiental se apresenta como assunto de essencial discussão na nossa sociedade. A gravidade da crise ambiental, segundo Guimarães (2000), que aponta até para ameaça à vida humana pelas dimensões dos problemas ambientais em escala planetária, resultou em mobilizações internacionais para buscar soluções. A Educação Ambiental apresenta, segundo Reigota (2006), os objetivos: levar os indivíduos e os grupos associados a tomarem consciência do meio ambiente global e de problemas conexos e de se mostrarem sensíveis aos mesmos; adquirir uma compreensão essencial do meio ambiente global e do sentido de valores sociais e entender a responsabilidade, os direitos e os deveres que todos têm com uma melhor qualidade de vida. Muitos trabalhos têm abordado o efeito estufa como tema gerado para o ensino de Ciências Naturais (Matos, 2008). Nessa pesquisa procurou-se relatar a experiência na práxis do professor de Química, ao usar um vídeo-documentário como metodologia. Optou-se por trabalhar em sala de aula com o documentário americano, intitulado: “Uma Verdade Inconveniente”, que aborda o problema do aquecimento global. Com essa proposta foi possível conhecer as concepções de alunos do 8° ano sobre o tema efeito estufa, além de verificar como vídeos podem despertar o raciocínio lógico e o pensamento crítico desses alunos em uma aula de Ciências. Os recursos didáticos devem, paralelamente, oferecer os elementos sensibilizadores capazes de despertar nos alunos o sentimento de conhecer e compreender os fascinantes mecanismos da natureza. É papel do professor de Química sensibilizá-los para envolvê-los, para que valorizem seu patrimônio ambiental e tornem-se aptos a perceber os riscos a que estamos submetidos, e as alternativas de ação em busca de soluções sustentáveis.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização desse projeto foram feitas várias pesquisas e análises de artigos sobre como trabalhar com recursos audiovisuais em sala de aula. O público-alvo foi quarenta e dois estudantes, entre doze e quinze anos de idade, do 8° ano da Escola Estadual Doutor Mário Guimarães em Nova Iguaçu (RJ). O tema escolhido para a aula de Ciências escolhida foi o aquecimento global e o efeito estufa. Foi assistido o DVD de “Uma Verdade Inconveniente” cujo título Original em inglês é An Inconvenient Truth. Direção: Davis Guggenheim. Produção: Lawrence Bender, Scott Burns, Laurie Lennard e Scott Z. Burns. Elenco: Albert Arnold Gore Jr. Música: Michael Brook e Melissa Etheridge. Distribuição: Paramount Classics/UIP. Gênero: Documentário. Tempo de duração: 100 min. Classificação: 12 anos. Lançamento: 2006 (EUA). Lançamento do DVD: 2007. Com a autorização da direção da escola, iniciou-se a coleta de dados por meio de questionários individuais semi-estruturados em questões fechadas, os quais foram entregues para uma devolutiva em uma aula de Ciências. As perguntas feitas foram as seguintes: 1) Você já ouviu falar em efeito estufa? 2) Pra você, o efeito estufa é um fenômeno natural? 3) Se sim, tente explicá-lo com suas palavras. 4) Onde você ouviu falar sobre o assunto? 5) Você acha que o efeito estufa tem alguma ligação com o aquecimento global? 6) Você sabe quais as causas do aquecimento global? 7) Você já ouviu falar de alguma medida para diminuir o efeito estufa? Quais? 8) Você acha que esse filme retrata uma realidade ou ficção científica? Por quê? 9) De que forma você acha que pode contribuir para diminuir os efeitos do aquecimento global? Ao final da aula, houve um dialogo com os alunos acerca dos temas efeito estufa e aquecimento global, sob uma ótica conceitual de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No que se refere ao conhecimento sobre o efeito estufa, verificou-se que 93% dos alunos já haviam ouvido falar. Tal informação foi comprovada pela resposta 4, onde 90% disseram que a TV é meio de informação mais relevante pra a divulgação do assunto. No que se refere ao conhecimento de que efeito estufa tem haver com aquecimento global, 90% dos alunos afirmaram positivamente, porém, 75% disseram não conhecer medidas preventivas para diminuir esse impacto ambiental. Torna-se relevante citar algumas medidas citadas pelos 25% restantes: “Replantar das árvores”, “Evitar a emissão de CO2”, “Andar menos de carro”, “Impedir que haja queimadas” e “Não desmatar as florestas”. Tais respostas mostram que existe uma associação de efeito estufa e aquecimento global, gerando equívocos nas concepções dos alunos, tornando-os sinônimos. Certamente, o assunto da pesquisa foi escolhido como exemplo de investigação. Houve também o discernimento de que assuntos ambientais nas aulas de Ciências (com abordagem da Química) devem ser entendidos como o resultado complexo de interações mediadas por questões econômicas, sociais e culturais. Para um educador de Química, a sua visão sobre a mesma não está baseada nesses “problemas ambientais” e sim de como resolvê-los. Quando o tema “efeito estufa” é trabalhado com estudantes de ensino fundamental, há uma necessidade de desmitificar a Química que é considerada como a causadora de problemas ambientais. Os resultados serviram para dar subsídios para que os futuros professores de Química possam refletir sobre os conhecimentos com os quais trabalham, tentando reconhecer a importância dos diferentes métodos didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no uso de vídeos-documentários.

CONCLUSÕES: Os dados obtidos na pesquisa mostraram que as concepções alternativas sobre aquecimento global e efeito estufa permanecem nesses alunos de oitavo ano e, possivelmente, a mídia colabora para reforçar esses equívocos. Pode-se verificar que a dificuldade de relacionar efeito estufa com a Química está diretamente ligada ao modo como o educador interage com seus estudantes dentro de uma sala de aula. Portanto, o ensino de Ciências precisa, com urgência, traçar estratégias de ensino mais eficientes que permitam desfazer os conceitos errôneos e solidificar o conhecimento científico.

AGRADECIMENTOS: À direção da Escola Estadual Doutor Mário Guimarães em Nova Iguaçu/RJ por permitir a realização da pesquisa junto aos alunos do oitavo ano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GUIMARÃES, M. Abordagem relacional como forma de ação. In: GUIMARÃES. M. (org.) Caminhos da educação ambiental: Da forma à ação. Campinas: Papirus, 2006.
MATOS, Marilyn A. Errobidarte de; Siqueira, Onofre Salgado, O Tema Efeito Estufa no Ensino Fundamental. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ) Universidade Federal do Paraná, 21 a 24 de julho de 2008, Curitiba/PR. http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0418-2.pdf acessado em junho de 2009.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2006.