ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ESCOLA X COMUNIDADE: PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO COMO ALTERNATIVA DE RECICLAGEM DO ÓLEO DOMÉSTICO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

AUTORES: BENEVIDES, L.H.C. (UERN) ; MACIEL, O.S. (UERN) ; SILVA, V.G. (UERN) ; ALVES, S.M.A. (UERN) ; QUEIROZ, C.P. (UERN) ; QUEIROZ, F.A. (UERN) ; SILVA, M.B.L.S. (UERN) ; QUEIROZ, E.J. (UERN) ; BEZERRA, N. (UERN) ; NASCIMENTO, T.A. (UFRN)

RESUMO: A atitude do professor é sempre uma referência para os alunos. E principalmente na área científica, é muito importante desenvolver posturas e valores, coerentes entre os seres humanos, o meio ambiente e o conhecimento. A técnica da realização de projetos, seja ele no âmbito escolar ou não, é uma alternativa muito eficiente no tocante ao despertar cientifico. Levar conhecimento pessoas que jamais teriam acesso é uma atitude digna de respeito para os que realmente têm o dom de ensinar. Sendo assim, o presente trabalho objetiva a reutilização do óleo doméstico por estudantes, pequenos comerciantes e donas-de-casa da cidade de Mossoró-RN, com o intuito de minimizar os efeitos danosos do mesmo e, principalmente, fazer um alerta quanto a responsabilidade que cada cidadão possui com seu habitat.

PALAVRAS CHAVES: sabão caseiro, reciclagem, ambiente

INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas tem aumentado a pressão nos países desenvolvidos para reduzir os impactos ambientais ao meio ambiente. É fundamental que a comunidade veja a educação ambiental não só, pela questão econômica, mas também como facilitadora da construção de uma consciência ecológica, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno e a comunidade em geral compreendam os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. De acordo com os conhecimentos teóricos o sabão é obtido a partir da reação de um álcali com uma matéria graxa. A hidrólise alcalina de glicerídeos é denominada, genericamente, de reação de saponificação porque, numa reação desse tipo, quando é utilizado um éster proveniente de um ácido graxo, o sal formado recebe o nome de sabão. O óleo de cozinha, pode ser visto como matéria-prima contra a poluição, e seu descarte de maneira inadequada pode contribuir diretamente para o aquecimento global, uma vez que em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas, resultando em sua decomposição e emissão de metano, através de uma ação anaeróbica [sem ar] de bactérias.

MATERIAL E MÉTODOS: Este projeto foi aplicado em três etapas, no período compreendido entre abril e dezembro de 2008, na cidade de Mossoró-RN, juntamente com a participação de estudantes, pequenos comerciantes e donas de casa, interessados em amenizar os danos provocados ao meio ambiente e, além de tudo gerar economia no tocante a gastos com produtos saneantes. A princípio, foi necessário uma campanha de esclarecimentos e conscientização entre os participantes da pesquisa, sobre os efeitos que o descarte do óleo doméstico acarreta ao equilíbrio ambiental e importância de se tentar amenizar tais impactos ao meio ambiente. Dando continuidade a pesquisa, partiu-se para parte prática: a matéria-prima utilizada, oriundo de frituras domésticas, passa por um processo de tratamento, fazendo uso de filtros de papel e em seguida, é misturado à soda cáustica granulada, NaOH, água e amaciante. Essa mistura foi submetida a aquecimento e posterior resfriamento em embalagens de leite longa vida usadas, E por último, a aplicação de questionário, referente a qualidade e eficácia do produto, como também das dificuldades e importância de realizar tal atividade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O sabão produzido foi levado pra utilização doméstica, para que fossem feitas as devidas observações quanto aos resultados de qualidade e eficácia de sua ação, fazendo-se um comparativo aos produtos encontrados no mercado para comercialização e também para verificar o real efeito do custo/benefício dessa atividade. Em seguida, em mãos dos resultados do questionário aplicado às 15 (quinze) pessoas que fizeram uso do sabão e participaram de sua fabricação, obteve-se os seguintes dados técnicos:



CONCLUSÕES: Esta atividade, que contou com a participação de estudantes, comerciantes e donas de casa da cidade de Mossoró-RN, mostrou grande eficácia quanto aos objetivos traçados, o que acaba por evidenciar a importância da atuação de projetos desse porte na sociedade. Percebeu-se um aumento considerável no interesse dos estudantes ao se construir uma consciência sócio-ambiental na comunidade onde residem e, desta maneira exercer sua cidadania. O positivismo dessa atividade leva-nos a concluir que, para a realização de algo em prol do meio ambiente, basta apenas um pouco de incentivo e iniciativa.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAIRD, Colin. Química Ambiental; trad. Maria Angeles Lobo Recio; Luiz Carlos Marques Carrera. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

MACEDO, Jorge Antônio Barros. Introdução a Química Ambiental: Química & Meio Ambiente & Sociedade. Ed. Jorge Macedo, 2006.