ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O planejamento da aula como elemento articulador da aprendizagem dos conteúdos de química.

AUTORES: SALDANHA, K.A.S. (UERN) ; DUARTE, I. C. N. (UERN) ; MATIAS, M.C.S. (UERN) ; SILVA, J.N.C. (UERN) ; BATALHA, R.R.M. (UERN) ; SOUZA, L. D. (UERN)

RESUMO: Tendo em vista o fato de que a química tem uma grande influencia em nossas vidas, mas sendo contudo um assunto difícil de aprender devido aos conceitos de que necessita e ao seu rápido crescimento de conhecimentos. Este projeto tem como propósito mostrar a real importância de uma metodologia mais dinâmica que favoreça uma dialética professor/aluno exitosa no processo ensino aprendizagem. Alem do que a importância da organização de um bom planejamento de aula considerando os seus componentes: objetivos, conteúdo, metodologia, recursos, avaliação. Este planejamento deve ter como objetivo fazer com que os conteúdos químicos ministrados sejam assimilados de uma forma mais interativa, estimulando a aprendizagem e levando o aluno a participar de uma forma mais ativa nas atividades realizadas.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem,química

INTRODUÇÃO: Ao trabalhar-se com a didática, percebe-se a sua importância para uma melhor aprendizagem, com base em reflexões de como o ensino de química esta transcorrendo nas escolas. No entanto as causas dessas dificuldades ainda que explícitas são confundidas com seus efeitos o que torna problemática mais complexa. E isso ocorre, pois as dificuldades do ensino acabaram por formar um ciclo vicioso onde o professor mal remunerado e desestimulado não motiva seus alunos (ROSA,1997,p.15). A concepção que os educadores tem sobre o ensino influencia diretamente na forma de trabalhar o conteúdo a ser ministrado. A metodologia usada pelo professor é de suma importância para que os alunos consigam assimilar os assuntos abordados. Porem a falta de planejamento das aulas por parte de alguns professores impossibilita muitas vezes a assimilação dos conteúdos de química pelos alunos, podendo-se indicá-lo como um dos problemas para o aprimoramento do trabalho pedagógico.
Levando em consideração a precariedade do ensino brasileiro e por ser um fato inerente a vida das pessoas busca-se mostrar alternativas construtivas que venham aumentar o interesse dos alunos, ressaltando a importância do ensino e buscando abordar o conteúdo de uma forma mais dinâmica que venha a facilitar o entendimento do aluno. Uma ferramenta construtiva e para uma metodologia de ensino alternativo e promover interações entre conhecimentos teóricos e práticos. A química e complexa, mas mesmo assim é uma disciplina que proporciona inúmeras formas de assimilação. Nela podemos trabalhar a emoção do aluno gerando sua motivação na busca de interesses para melhorar sua aprendizagem. E um planejamento de aula bem elaborada, desperta e motiva os alunos, tornando o conteúdo prazeroso de se aprender.

MATERIAL E MÉTODOS: Optou-se pelo seguinte recurso: Foram aplicadas aulas teóricas e aulas de laboratórios como instrumentos auxiliares e complementares ao ensino teórico. A metodologia usada foi baseada em pesquisa bibliográfica. Usando metodologias propostas pelo grupo mais que ao mesmo tempo mantivessem questionamentos tradicionais, não fugindo assim do cotidiano dos alunos, permitindo-nos desenvolver novas oportunidades no processo de ensino-aprendizagem. À metodologia colaborativa e às aulas com maior interação entre professor e alunos, permitiram o autodesenvolvimento de uma avaliação mais eficaz as quais conduzirão de forma a qualificar os objetivos experimentais de um processo de desenvolvimento. Assim buscou-se ensinar, orientar, estimular, relacionar e mais que informar os alunos, interagindo com eles, Com as definições apresentadas, tornando-os imperativos a renovação incessante de conhecimentos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados efetivos da aprendizagem foram obtidos por meio de uma dinâmica em sala de aula com a utilização de questionário realizado em uma escola de rede publica de ensino da cidade de Mossoró. Foram aplicados questionarias onde os alunos tiveram a oportunidade de analisar as metodologias propostas a eles, porém o aluno é estimulado a adquirir conhecimento e habilidades aos quais se tornaram colaborativas, levando á resultados eficazes e de fundamental aquisição responderam que 78% através da troca de conhecimentos entre professor –aluno a uma facilidade na aprendizagem. Que 89% aprovam a união da teoria a pratica valorizando o ensino mais eficaz. 75% mostram que a flexibilidade da metodologia utilizada, favorece estimulo os mesmos. Os alunos também avaliaram os fatores que mais contribuíram para o seu processo de aprendizagem sendo 73% a interação em sala de aula como mais importante.
O resultado da pesquisa demonstrou que os alunos aprovaram com
95% a metodologia de ensino-aprendizagem. Como ferramentas de suporte ao aluno e ao professor contribuindo para o ambiente de colaboração, incentivando discussão, interpretação, reflexão e construção do conhecimento, habilidades e atitudes.



CONCLUSÕES: A motivação inerente ao desenvolvimento de uma aula pratica possibilita aos alunos uma maior interação com o processo de ensino-aprendizagem, já que a dinâmica proposta abordava um tema muito próprio do cotidiano dos alunos, permitindo que os mesmos se identifiquem com o assunto.
Percebe-se também a importância que os alunos atribuem a possibilidade de utilizar a prática como confirmação do conteúdo visto com a implementação de uma metodologia de ensino-aprendizagem apropriadas à
linguagem pedagógica. Objetivando todas as suas etapas norteadas pela identificação das possibilidades viabilizadas e propostas efetivando a proporcionar novas competências


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: -Torricelli, E. Dificuldades De Aprendizagem No Ensino de Química. Artigo de conclusão do curso de Pós-Graduação em processo ensino-aprendizagem, 2007.
-NARDI. R., (organizador). Questões atuais no ensino de ciências: Educação para a ciência, São Paulo: Escrituras, 1998, 104 p.
-Faria. P., O ensino da química em evidencia, Artigo do jornal da UNICAMP, 2006.
-ROSA, S.S. Construtivismo e Mudança, 5ª edição . Cortez, São Paulo, Coleção questão de nossa época, 1999.
-http://e-educador.com/index.php/projetos-de-ensino-mainmenu-124/591 planejamento-de-aula. visitado em 20-06-2009
-http://base.d-p-h.info/fr/fiches/premierdph/fiche-premierdph-3588.html visitado em 20-06-2009
-http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/o-papel-do-professor-no-processo-ensino-aprendizagem-face-das-continuas-e-rapidas-mudancas-advindas-no-decorrer-do-sec-xxi-385590.html visitado em 20-06-2009
-http://www.institutosaojose.org.br/?fncnav=openpag&id=49&titulo=Processo%20de%20Ensino%20Aprendizagem visitado em 20-06-2009