ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA MONTAGEM DE ESTRUTURAS CRISTALINAS E MOLECULARES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

AUTORES: SILVA, JOSÉ ALBERTO (IFPA) ; NETO, ANTÔNIO DA LUZ COSTA (IFPA) ; FREITAS, CAMILA AUAD BELTRÃO DE (IFPA) ; AMARAL, ANA PAULA MAGNO DO (IFPA) ; OLIVEIRA, DALGLISH GOMES DE (UFPA) ; CAVALCANTE, FRANCISCO OTÁVIO ROCHA (UFPA) ; VILAR, DANILO AUGUSTO NEVES DE (UFPA)

RESUMO: A utilização de materiais de fácil manuseio levar a um fácil entendimento na prática pedagógica no ensino de química. Usando materiais simples e baratos, o aluno poderá ser capaz de entender melhor como as ligações entre as moléculas e íons se formam. A interação entre a prática e a teoria dá melhores condições para que o aluno perceba como ocorrem as ligações químicas. Essa prática tem o objetivo de demonstrar aos estudantes usando materiais alternativos, que é possível assimilar um assunto de Química abstrato, como no caso da estruturas cristalinas. Na medida em que essas práticas vão ocorrendo os alunos vão se interessando cada vez mais com os assuntos estudados, fazendo com que seu aprendizado seja mais produtivo. Assim, o ensino liga teoria à prática usando cotidiano do aluno.

PALAVRAS CHAVES: estruturas cristalinas, prática pedagógica e cotidiano

INTRODUÇÃO: O estudo das geometrias das moleculares explica as ligações entre os átomos dentro da molécula, as ligações entre as próprias moléculas e as ligações entre os íons. Dessa forma, o entendimento sobre a teoria das ligações iônicas e covalentes serve para explicar a geometria das moléculas e as estruturas cristalinas. Assim, o aluno tem uma melhor percepção de como a água e determinados cristais se formam.
A teoria das ligações pode ser mais compreendida através da criação de modelos experimentais de algumas estruturas moleculares e iônicas com baixo custo e de fácil manuseio. A montagem de estruturas pelo próprio aluno leva a um melhor aprendizado sobre o assunto. O uso de materiais alternativos para pode tornar-se um fator importante para que o aluno se interesse mais pelo assunto em sala de aula.
O uso da prática associada com a teoria e a disposição de materiais simples, torna a relação professor-aluno mais confiável, e a aula torna mais interessante a medida que professor desenvolve bem essa prática-pedagógica. Esse ensino-aprendizagem enaltece o trabalho do professor e o seu dialogo com os alunos. É necessário relacionar o ensino de química com a vida cotidiana dos alunos e a importância do diálogo em sala de aula (Crispino, 1989).
A melhoria da formação inicial de professores de química, ao assumir que é na interação entre o conhecimento teórico e o conhecimento da prática que se constrói o conhecimento profissional do professor (Alarcão, 1996).

Promover a prática para a criação de modelos moleculares e iônicos é um passo primordial para incentivar aos alunos a desenvolver as suas habilidades e competências, e entenderem as implicações e a produção de substâncias químicas em nossas vidas (Robson, 2005).


MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho propõe utilizar materiais de fácil obtenção e baixo custo para as atividades em sala de aula. Esses materiais serão: Bolas de isopor Varetas de madeiras, cola branca, pincel, tintas guasche e purpurinas. Para aplicação desta metodologia, primeiramente, será ministrado uma aula expositiva sobre as estruturas cristalinas bem como suas aplicações no seu dia-a-dia, a fim de que os alunos obtenham o máximo necessário de informações sobre o assunto. Em outro momento será ministrada a aula prática visando a montagem das estruturas cristalinas. Esta última atividade servindo também como avaliação do aprendizado. Diante de uma aplicação metodológica como essa, demonstrando e construindo experimentalmente estruturas cristalinas e moleculares, professor e aluno compartilham experiência e aprendizado tornando a Química mais compreensível. O objetivo do ensino é promover uma integração entre teoria e prática, usando os experimentos como forma de interrogar a natureza e gerar as discussões sobre os fenômenos de interesse da química (MACHADO, 2007).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Uma metodologia que proporciona um aprendizado significativo sempre é bem recebida por todos em sala de aula. A prática ilustrativa e construtiva das estruturas cristalinas mostra-se como uma boa ferramenta na prática pedagógica, em que o aluno sai do abstrato mundo químico, e passar a entrar campo de micro escala, como a Química necessita para ser aplicada na sociedade. Não se pode querer construir uma visão química de tudo que cerca o aluno só com teoria, sem algo tangível para que o aluno possa aprender. O verdadeiro aprendizado deve passar por princípios teóricos sim, mas com fundamentação na prática e fácil assimilação.

CONCLUSÕES: O presentre trabalho demonstrou que construir experimentalmente estruturas cristalinas e moleculares utilizando materiais alternativos em sala de aula torna-se o aprendizado do aluno significativo. Assim, o ensino de Química por meio deste método valoriza tanto a interação do educando com assunto em questão quanto o seu cotidiano, no que tange o conhecimento e o uso de materiais acessíveis.

AGRADECIMENTOS: A todos que estiveram envolvidos de forma direta ou idiretamente para realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALARCÃO, I. Formação Reflexiva de Professores, ed. Porto: Portugal, 1996.
BIANCHI, José Carlos de Azambuja; ALBRECHT, Carlos Henrique; MAIA, Daltamir Justino. Universo da química. 1. ed. São Paulo: FTD, 2005.
CHRISPINO, Alvaro . Ensinando Química Experimental com Metodologia Alternativa. Química Nova , São Paulo, v. 12, n. 2, p. 187-191, 1989.
FARIAS, ROBSON FERNANDES DE. Química, Ensino e Cidadania: pequeno manual para professores e estudantes da prática de ensino. 2ª ed. São Paulo, 2005.
MACHADO e MORTIMER, Andréa Horta, Eduardo Fleury. Química, volume único: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Scipione. 2007.