ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: MÉTODOS DE ENSINO EM QUÍMICA APLICADOS POR PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO

AUTORES: GUIMARÃES, R. (UEPB) ; VERAS, G. (UEPB)

RESUMO: RESUMO: O trabalho aborda algumas das metodologias de ensino em Química usadas por professores do ensino médio da rede pública da cidade de Campina Grande, PB. Através de questionários aplicados a docentes e discentes pôde-se constatar algumas deficiências existentes no ensino de Química as quais dificultam o aprendizado dos discentes em relacionar os assuntos abordados em sala de aula com o cotidiano. Os resultados mostraram que é possível haver mudanças em relação aos procedimentos metodológicos utilizados pelos professores com o objetivo de melhorar o ensino de Química. As aulas práticas, incluindo experimentos de baixo custo, foram abordadas como sendo essenciais para fazer ligação da teoria com a prática.


PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: qualidade de ensino, metodologias, aulas práticas.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A maioria das instituições educacionais que possuem a disciplina de Química no seu currículo escolar tem passado por grandes desafios no decorrer dos anos, pois os alunos não têm tido uma visão adequada dessa disciplina. A maior parte dos alunos não consegue fazer a ligação entre o que aprendem na sala de aula e o seu cotidiano, não conseguem perceber o significado ou a importância do que estudam. Em vista das dificuldades apresentadas nas instituições educacionais em relação ao ensino de Química e as metodologias tradicionais utilizadas pelos docentes que dificultam ainda mais o ensino aprendizagem de Química, buscou-se abordar neste trabalho a importância de novas metodologias em sala de aula para ajudar os alunos a fazerem relação dos conteúdos químicos com o seu cotidiano e também estimular o trabalho do docente. Para isso, observou-se que a inserção de experimentos de baixo custo são essenciais para estimular a motivação dos discentes (VALADARES, 2001) que até o momento encaram a Química como sendo uma disciplina “chata”, sem utilidade para a vida. Precisa haver modificações nas metodologias empregadas pelos professores para ensinar Química para que esta disciplina seja vista pela classe discente como uma ciência prática que os ajuda a solucionar e/ou entender o mundo que os cerca.



MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização do presente estudo empreendeu-se uma pesquisa a fim de se investigar os principais fatores que influenciam na motivação do aluno em aprender Química, a fim de traçar um panorama atual sobre a realidade local. A pesquisa foi realizada no início do ano letivo de 2009, sendo que em relação aos questionários aplicados foram consideradas também respostas e atividades interligadas aos dois últimos anos em sala de aula, fazendo uma visão geral do ensino e aprendizagem, respectivamente, dos professores e alunos de Química do ensino médio. Para coleta de dados foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois questionários, um direcionado aos professores e outro aos alunos. Os questionários foram aplicados a 190 alunos e 15 professores de Química pertencentes a escolas públicas de ensino médio da cidade de Campina Grande, PB.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que a grande deficiência no ensino de Química estar relacionado com a forma metodológica que os docentes apresentam suas aulas, as quais estão rigorosamente apegadas ao modelo tradicional de ensino. Novas metodologias de ensino são fundamentais para haver qualidade no ensino aprendizagem de Química e a inserção de experimentos de baixo custo foi visto como fundamentais para melhoria deste ensino. Muitos docentes alegam que não utilizam atividades práticas por diversos motivos. Esses motivos (Figura 1) são realidades encontradas na maior parte das instituições de ensino da rede pública de educação, no entanto, o docente não deve utilizar as mesmas como mera desculpa para a não realização de atividades práticas e/ou experimentos de baixo custo, pois as atividades práticas são ferramentas pedagógicas importantes quando se quer atingir um nível elevado de qualidade no ensino de Química. Tais aulas contribuem para facilitar o ensino de Química (Figura 2).





CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Há grandes vantagens em introduzir novas metodologias no ensino de Química, pois as mesmas facilitam a aprendizagem dos conteúdos químicos e ajudam os alunos a fazerem relação da teoria com a prática e com o seu cotidiano. Os experimentos de baixo custo são acessíveis para escolas públicas e os docentes devem reservar um pouco do seu tempo para apresentá-las em sala de aula, ajudando assim a absorção dos conhecimentos químicos dos discentes.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: VALADARES, E. C. Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n. 13, p. 38-40, 2001.