ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: EXPLORANDO O USO DE ANALOGIA NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E SUAS RELAÇÕES QUANTITATIVAS.

AUTORES: BARRETO, SRG (UEL) ; SITA, LCC (PDE)

RESUMO: RESUMO: Muitos pesquisadores estão direcionando os seus olhares para processos formativos que contribuam com o trabalho docente. Entre eles, se destaca a uso de modelos na construção do conhecimento científico e sua influência no processo de ensino e de aprendizagem de Química no ensino médio. Este trabalho propõe o uso de uma analogia que utiliza cartolinas para simular os ingredientes para o preparo de sanduíches, com a intenção de materializar os conceitos de fórmula química, equação química, balanceamento de equação química entre outros. Foram envolvidos os alunos do 2° ano do nível médio do Colégio Estadual “11 de Outubro”, Cambe/PR. O desenvolvimento da analogia pelos alunos facilitou a aprendizagem de conceitos relevantes para a unidade estequiometria de reação.

PALAVRAS CHAVES: analogia, sanduiche, estequiometria

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: É muito clara a dificuldade que, em geral, os professores têm em elaborar atividades para o Ensino de Química na Educação Básica que buscam uma adaptação do conhecimento químico do professor para nível médio. A grande maioria destes professores teve uma formação, em seus cursos de licenciatura, de supremacia do conteúdo disciplinar, distanciando-os muito do objeto de sua profissão, que é a maneira como esse conteúdo será ensinado no ensino médio. Neste sentido, no Brasil, vários pesquisadores estão direcionando os seus olhares para processos formativos que contribuam com o trabalho docente. Entre eles, se destaca a uso de modelos na construção do conhecimento científico e sua influência no processo de ensino e de aprendizagem de Química no ensino médio. Giordan e De Vecchi (1996) definem modelo como uma construção, uma estrutura que pode ser usada como referência, uma imagem analógica que permite materializar uma idéia ou um conceito, tornados, assim, diretamente assimiláveis. Um modelo além de aclarar um conjunto de elementos, deve permitir previsões. O conteúdo de estequiometria envolve habilidades como balancear equações químicas e usar estas equações para calcular as massas envolvidas nas reações químicas. Para resolver problemas de estequiometria os alunos necessitam realizar operações matemáticas simples, entretanto muitas vezes o vocabulário químico associado a estas operações parece impedir que os alunos utilizem sua habilidade em cálculos matemáticos em fenômenos químicos. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma analogia que propicie o entendimento de conceitos como fórmula química, equação química, balanceamento de equação química entre outros e também a associação dos conceitos a cálculos matemáticos.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: O Programa de Desenvolvimento Educacional, administrado pela SEED/PR é uma política pública que estabelece o diálogo entre os professores da Educação Superior e os da Educação Básica. Este estudo envolveu o orientador da UEL, professor PDE e alunos do 2° ano do nível médio do Colégio Estadual “11 de Outubro” – Cambé. Foram confeccionadas fatias de pão de forma, queijo e presunto utilizando cartolinas branca, amarela e rosa. Na primeira parte da aula, cada grupo de alunos recebeu uma caixa com as cartolinas e tirinhas com a frase “Vamos preparar sanduíches usando algumas fatias de pão de forma, queijo e presunto, obedecendo a receita: cada lanche deverá conter 2 fatias de pão, 2 fatias de queijo e uma fatia de presunto. Materiais: branco = pão de forma; amarelo = queijo; rosa = presunto. Após a preparação dos sanduíches os alunos responderam as questões: Quantas fatias de pão, queijo e presunto foram usadas para preparar 8 sanduíches? Ocorreu sobra de ingredientes? Qual foi a proporção de ingredientes para montar um sanduíche? Vamos representar o pão, o queijo e o presunto pelo símbolos P, Q e Pr. Escreva a equação de produção dos sanduíches e as quantidades dos ingrediente. Como você representaria a fórmula do sanduíche? Escreva a equação de produção dos sanduíches. Na segunda parte, os alunos receberam uma tirinha com o problema “Para uma festa de aniversário foram encomendados, 20 sanduíches do tipo P3Q2Pr. Mas ocorreu um erro e foram entregues 20 sanduíches do tipo P2Q2 e 10 sanduíches do tipo P2Pr2. Como transformar estes sanduíches em 20 sanduíches do tipo P3Q2Pr?”.Os grupos receberam 30 sanduíches de cartolina. Na terceira parte, foram fornecidas as massas de uma fatia de pão, queijo e presunto para verificação da conservação da massa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este estudo consistiu em avaliar a eficácia da analogia. As informações recolhidas do questionário da primeira parte mostraram que 100% dos grupos responderam corretamente as quantidades dos ingredientes necessárias para a produção do sanduíche e a proporção, e a ausência de sobra de ingredientes Quanto à montagem da equação de produção dos sanduíches, 60% dos grupos escreveram corretamente. Quando foi solicitado que os alunos representassem a fórmula dos sanduíches, 60% dos alunos representaram por P+Q+Pr+Q+P e 40% escreveram P2Q2Pr. A maioria dos alunos não representou, usando símbolos, a equação de obtenção do sanduíche partindo dos ingredientes. Finalizadas estas tarefas foi necessária uma maior intervenção do professor para que qualquer dúvida do nível representacional fosse sanada e então, 100% dos alunos escreveram as fórmulas e a equação corretamente. Na segunda parte, os alunos desmontaram os sanduíches e prepararam a nova receita. Em seguida, a equação que representava a tarefa foi escrita corretamente, 20 P2Q2 + 10 P2Pr2 = 20 P3Q2Pr, por 100% dos alunos, sem a intervenção do professor. Neste momento, ficou claro para os alunos que os pães, queijos e presuntos dos sanduíches iniciais foram reagrupados e transformados nos sanduíches encomendados. O professor mostrou uma equação química, com o objetivo de compará-la com a analogia. De fato foi evidenciada a correspondência, os alunos associaram os reagentes com os sanduíches iniciais e o produto com o sanduíche encomendado, diferenciaram quantidade de moléculas das atomicidades, reconheceram o rearranjo dos átomos e que as quantidades dos átomos e as massas se mantiveram iguais entre reagentes e produtos. Os alunos participaram com interesse e demonstraram curiosidade nas atividades.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O caminho pelo qual a analogia foi desenvolvida permitiu aos alunos entender conceitos como quantidade de sanduíches produzidos, quantidade de cada ingrediente no sanduíche, a receita com conservação dos ingredientes e a representação por símbolos, fórmulas e equações. Foi possível usar esses conceitos para resolver problemas dentro da própria analogia independente do conhecimento científico. Os alunos estavam melhores preparados para compreender os conceitos científicos envolvidos em estequiometria e perceber que os cálculos matemáticos na resolução de problemas são simples.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BIBLIOGRAFIA :
GIORDAN, A.; DE VECCHI, G. 1996. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2 ed. Artes Médicas, Porto Alegre.