ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: ESTUDO DA RAIZ DA MACAXEIRA (Manihot Mill) COMO FONTE ENZIMÁTICA PEROXIDASES

AUTORES: CARNEIRO, J.S. (UEPA) ; FREITAS, V. S. (UEPA) ; MOURA, P. H. B. (UEPA)

RESUMO: RESUMO:
A macaxeira Manihot Mill. (Euphorbiaceae) planta amplamente cultivada no Brasil, tem sido intensivamente estudada sob diferentes aspectos como composição química, tratos culturais e produtividade. Na região amazônica é facilmente encontrada em supermercados e feiras livres, como a do Ver-o-peso na cidade de Belém/PA. Para a deste estudo, a mandioca foi adquirida na feira do Ver-O-Peso e seu extrato bruto enzimático foi retirado, centrifugado e posteriormente realizado a dosagem de atividade enzimática pelo método do guaiacol em pH 6,0. Os resultados mostraram que a mandioca alcançou uma maior média de valores de atividade da enzima peroxidase dos tecidos vegetais de 1,80 unidades.mL-1.

PALAVRAS CHAVES: manihot mill, enzima, peroxidase

INTRODUÇÃO: As reações catalisadas por enzimas vêm sendo usadas com diferentes propósitos como a determinação de fármacos, inibidores e outros. Há um grande interesse no desenvolvimento de métodos enzimáticos empregando-se extratos brutos de vegetais no lugar de enzimas purificadas devido a disponibilidade de material, baixo custo, alta concentração enzimática e boa estabilidade dos extratos. A peroxidase é uma enzima que tem papel importante no metabolismo fisiológico das plantas e pode ser usada em procedimentos analíticos para a determinação de espécies químicas de interesse. Existe um grande interesse comercial por esta enzima devido as suas múltiplas aplicações (indústria de papel e celulose, de alimentos, análises bioquímicas). Vegetais como abobrinha, mandioca, pepino dentre outros têm sido fonte de peroxidase, entretanto, estudos anteriores revelaram que a atividade enzimática da peroxidase pode variar de vegetal para vegetal dependendo das condições de cultura, clima e vegetação. O Brasil possui grande variedade de vegetais, e desta grande riqueza pode-se encontrar na Amazônia. Dentre elas está a macaxeira, aipim ou mandioca-doce (Manihot mill) que é um arbusto de fácil adapatação pelas circunstâncias do clima quente e úmido amazônico. Este produto é muito tradicional na região sendo facilmente encontrado nas feiras como a do Ver-o-Peso na cidade de Belém do Pará, e comercializado na forma in natura ou derivada e são bem apreciadas pela população local, utilizando-a principalmente na culinária regional. Assim, este trabalho consiste em avaliar a atividade da peroxidase na mandioca (Manihot mill) e comparar os dados obtidos com aqueles fornecidos pela literatura.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização da pesquisa, adquiriu a macaxeira no mercado Ver-o-Peso, situado na cidade na de Belém no Estado do Pará. O produto foi mantido acondicionado em temperatura ambiente, por volta de 25 °C. Após a lavagem e secagem, 250 g do tecido vegetal descascado são picados e homogeneizados em liquidificador com 100mL de tampão fosfato 0,1 mol. L-1 (pH 6,5), contendo 2,5g do agente protetor (PVP’s: polivinilpirrolidonas). Em seguida, o homogenato é filtrado em quatro camadas de gazes e centrifugado a 10.000 durante 10 min a temperatura do ambiente 25 °C. A solução sobrenadante é dividida em diversas alíquotas, armazenadas em refrigerador a 4º, usadas como fonte de peroxidase e empregadas nas determinações da atividade enzimática. A atividade da enzima peroxidase presente no extrato bruto foi determinada medindo-se a variação de absorbância (em 470 nm) do tetraguaiacol formado na reação enzimática. Nessa determinação foram usados 0,2 mL da solução sobrenadante (homogenato), 2,7 ml da solução de guaiacol 0,05 mol.L-1 e 0,1 mL da solução de peróxido de hidrogênio 10,3 mol.L-1 em tampão fosfato 0,1 mol.L-1 (pH 6,0), a 25º C. O teste da atividade por tal absorbância foi realizado três vezes, e retirada a média aritmética correspondo a cada tempo da reação (leitura realizada a cada 1 min no intervalo de 10 min).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A maior média dos valores de atividade da enzima peroxidase dos tecidos vegetais da macaxeira é 1,80 unidades.mL-1. Segundo os estudos já realizados, os vegetais que apresentaram as maiores atividades foram o nabo, a batata doce e a abobrinha, sendo de atividade maior de 2,34, 4,83 e 3,74 respectivamente (dado comparado com os da literatura). Quando analisada a atividade enzimática, pode-se constatar que no tempo de 6 minutos de reação a peroxidase alcança seu ápice. A medida de atividade pode ser alterada pelo meio em que se processa a reação, como a influência de acidez, quantidade de solução extratora e em alguns casos a influência de aditivos como a adição de PVP’s (polivinilpirrolidonas).

CONCLUSÕES: Na literatura encontramos vários estudos da atividade enzimática de diversos vegetais tais como inhame, alcachofra, nabo, rabanete e abobrinha. Tais vegetais não são, em sua maioria, de fácil obtenção em nossa região, logo, os extratos brutos estudados neste trabalho obtidos da mandioca cultivada na região norte, apresenta atividade enzimática da peroxidase significativa, podendo ser utilizado em diversas metodologias analíticas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FATIBELLO-FILHO, Orlando. VIEIRA, Iolanda da Cruz. Uso analítico de tecidos e de extratos brutos vegetais como fonte enzimática. Química Nova, Vol. 25, No. 3, 455-464, 2002.
LAURENTI, Camila. CLEMENTE, Edmar. Avaliação da atividade da peroxidase da carambola (Oxalidacia averrhoa) em diferentes estágios de maturação. Acta Scientiarum. Maringá, v. 27, no. 1, p. 159-163, 2005.
ZERAIK, Ana Eliza et al. Desenvolvimento de um spot test para o monitoramento da atividade da peroxidase em um procedimento de purificação. Química Nova, Vol. 31, No. 4, 731-734, 2008.