ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: A TEMÁTICA ÁGUA: UMA PROPOSTA BIOQUÍMICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: MARQUES, S. D. G. (IFPB) ; SOUZA, N. S. (IFPB) ; FIGUEIRÊDO, A. M. T. A. (IFPB)

RESUMO: Este ensaio visa sugestionar uma ação docente baseada na interdisciplinaridade de
conceitos Químicos e Biológicos, valendo-se do tema Água. O presente trabalho se
realizou no Instituto de Educação da Paraíba, escola da esfera estadual na cidade de
João Pessoa-PB. Como na maioria das escolas públicas, a citada instituição
apresentava escassez de materiais específicos para uma práxis pedagógica
diferenciada, o que conduziu a elaboração de um destilador alternativo para a
atividade prática. Apesar das dificuldades encontradas, foram obtidos resultados
positivos quanto à metodologia ‘Bio-Química’ de ensino. Este trabalho foi realizado
por uma graduanda do curso de Licenciatura em Química do IFPB, participante do
Projeto PIBICT da citada instituição.

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade; contextualização; ensino de química

INTRODUÇÃO: No ensino de Química, a contextualização eficaz quase sempre é interdisciplinar.
Desta forma, os conteúdos apresentados devem ser esclarecidos pela ação conjunta de
duas ou mais áreas do conhecimento, a fim de que se desenvolva no alunado um pensar
interdisciplinar partindo do senso comum (FAZENDA, 1997, p. 16).
Sendo o conteúdo das disciplinas de ensino, resultado de um processo de atomização,
instaura-se, por esse procedimento, a ênfase sobre informações isoladas que passam a
valer por elas mesmas e não por sua capacidade de ajudar o homem a compreender o
mundo, sua realidade e a posicionar-se diante de seus problemas vitais e sociais
(LUCK, 1999, p. 21).
Numa tentativa de entender esta totalidade, a interdisciplinaridade perpassa todos os
elementos dos conhecimentos, pressupondo a integração entre eles. Para tanto, é
preciso selecionar assuntos e escolher uma didática coerente com as intenções
educativas. Estas incluem compreender a natureza como uma intricada rede de relações,
um todo dinâmico, do qual o ser humano é parte integrante e interativa, dela depende
e nela interfere, reduzindo seu grau de independência, mas jamais sendo independente
(BRASIL, 1999, p. 43).
Destarte, tem-se por objetivo apresentar uma proposta ‘Bio-Química’, uma forma
desafiadora de docência baseada na relação intrínseca da Química e da Biologia para
uma melhor compreensão da natureza, por meio de temas transdisciplinares, como a
Água.





MATERIAL E MÉTODOS: A priori realizou-se um planejamento para o desenvolvimento do projeto, tendo como
base uma revisão bibliográfica relacionada a temas como interdisciplinaridade,
contextualização e práticas educativas.
Nesta perspectiva, a técnica metodológica utilizada foi baseada na pesquisa
ação, onde é descrita como aquela na qual além de compreender, propõe intervir na
situação, com vistas a modificá-la (SEVERINO, 2007, p. 120). O tema trabalhado foi “A
água na natureza”, abarcando os seguintes conceitos unificadores: (i) propriedades da
matéria; estados físicos; (ii) introdução ao conceito de átomos e moléculas; (iii)
separação de misturas.
Para tanto, foram necessárias quatro aulas com tempo hábil de quarenta e
cinco minutos cada, seguindo a seguinte marcha sistemática:
* Aplicação de um instrumento avaliativo pré-aula, contendo sete questões objetivas
sobre os conteúdos a serem estudados;
* Contextualização da temática supradita;
* Desenvolvimento do assunto de maneira interdisciplinar, expressando os conceitos
químicos conjuntamente com os seus processos biológicos;
* Problematização relacionada ao cotidiano dos alunos, a partir da construção de um
destilador alternativo, mostrando um processo de purificação da água, a fim de que os
discentes pudessem perceber a correlação dos conteúdos cogitados com as atividades
diárias;
* Aplicação de um instrumento avaliativo pós-aula, no intento de avaliar a atividade
desenvolvida.
Para a construção do destilador alternativo foi utilizada uma chaleira de
alumínio, duas garrafas plásticas, um pedaço de mangueira látex, um suporte de
madeira, uma caneca e uma lamparina a álcool.
Este trabalho foi realizado com uma turma da 1ª série do Ensino Médio
integrado ao curso de Magistério do Instituto de Educação da Paraíba.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como parte quantitativa dos resultados obtidos, considerou-se os acertos pré e pós
dos instrumentos avaliativos, sendo estes representados pelo gráfico da Figura 1.
Vale frisar que, nas duas primeiras aulas onde foi respondido o questionário pré,
estavam presentes 22 educandos, e nas duas últimas, na aplicação do exercício pós,
participaram 23 estudantes. Destes, apenas 15 de um total de 50 matriculados, estavam
presentes em ambos os momentos, sendo estes 15 alunos utilizados para a avaliação
quantitativa desta pesquisa.
Observando o gráfico, é possível perceber uma diferença positiva quanto à aplicação
do método interdisciplinar (dados pós).
Entretanto, conforme observado no âmbito de discentes matriculados e de presentes nas
aulas, o fator da evasão escolar se manifestou acentuadamente. Uma vez que, muitos
destes estudantes trabalham, servindo assim, como arrimos de família e, em
consequência, apresentando pouco tempo disponível, o que os impedem de estudos fora
da sala de aula, dificultando desta maneira, o processo de aprendizagem e a
permanência na escola.
Para tornar ainda mais proeminente os obstáculos encontrados, a Instituição que foi o
lócus da pesquisa, não possuía laboratório de Química com equipamentos suficientes
para a efetuação dos experimentos. Surgiu, portanto, a necessidade de se criar, a
partir de materiais alternativos, um destilador para a problematização da aula.
Todavia, com planejamento, motivação e criatividade foi possível superar estas
problemáticas. Qualitativamente, percebeu-se a participação e o interesse do alunado
durante as aulas (Figura 2), o que contribuiu para a compreensão dos processos
químicos em consonância com os biológicos em situações de seu cotidiano,
desenvolvendo, desta forma, o pensar ‘Bio-Químico’ da vida.






CONCLUSÕES: Este trabalho propôs um ensino interdisciplinar em que os estudantes puderam
construir conhecimentos, contextualizando com o seu dia-a-dia e engendrando um
significado aos conceitos científicos da Química e da Biologia. Corroborando assim,
para a compreensão dos fenômenos que regem a natureza, de forma integrada a sua
totalidade.
Além disso, esta atividade instigou os discentes a se questionarem sobre a
atualidade, diagnosticando dificuldades reais e expondo soluções. Deste modo,
colocando em prática atitudes e procedimentos desenvolvidos no aprendizado a partir
de elementos ‘Bio-Químicos’.



AGRADECIMENTOS: À coordenação de pesquisa e extenção do IFPB campus João Pessoa e a toda comunidade
escolar do Instituto de Educação da Paraíba.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio:ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Volume III. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas interdisciplinares da escola. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

LUCK, Heloisa. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007.