ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Labirinto Elementar, um software educativo para o ensino da tabela periódica.

AUTORES: SILVA, L.O.P. (IFG) ; SANTOS, V.F. (IFG) ; ALVES, B.H.P. (IFG) ; MENDONÇA, A.F. (IFG)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo a criação de um software para auxiliar professores do Ensino Médio no ensino da tabela periódica. Para executar o projeto foi realizada uma pesquisa com professores e alunos para verificar o conteúdo de química que os alunos apresentavam maior dificuldade. A tabela periódica foi o conteúdo mais citado. O software consiste em um jogo no formato de labirinto e que a cada fase o nível de dificuldade aumenta tanto no labirinto quanto nas perguntas. As perguntas são de múltipla escolha e são no formato de charadas.
Este software foi criado através do programa RPG Maker®, este que é um programa de linguagem simples, que permite construir jogos de plataforma e possui tutorial livre.


PALAVRAS CHAVES: ensino de química, software educativo

INTRODUÇÃO: Atividades lúdicas no ensino de química têm sido muito bem recebidas nos últimos anos, mais do que isso, têm sido encaradas como um instrumento motivador, atraente e estimulante no processo de construção do conhecimento1.
Em 1999, o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) do Ministério da Educação (MEC) realizou a instalação de 100 mil computadores espalhados pelo Brasil em instituições públicas de ensino médio. A disseminação do uso da ferramenta computacional nas escolas motivou vários pesquisadores a utilizar programas educacionais como uma forma de aprimoramento do processo ensino - aprendizagem. Entretanto é importante considerar o computador como um auxílio no aperfeiçoamento das capacidades cognitivas dos discentes e não como uma forma de segregar aqueles que não têm acesso à ferramenta computacional2.
O software consiste em um jogo no formato de labirinto com charadas sobre a tabela periódica. Este software foi criado através do programa RPG Maker®, este que é um programa de linguagem simples, que permite construir jogos de plataforma e possui tutorial livre.


MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi iniciado através da aplicação de um questionário a professores e alunos do 1º ano do ensino médio de algumas escolas estaduais de Itumbiara - Goiás, para selecionar um conteúdo em que os alunos apresentassem maior dificuldade de aprendizado, para que fosse realizado o desenvolvimento desse software.
Logo após a análise dos resultados desse questionário foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito da construção de softwares no ensino, o que levou à escolha do programa RPG Maker®, por que ele possui uma linguagem simples para a construção de jogos e tutorial livre. O jogo base escolhido foi o labirinto, pela facilidade de jogá-lo e por já ser bem conhecido. As questões foram propostas em forma de charada, para tornar o jogo mais interessante, visto que as charadas prendem mais a atenção dos alunos do que questões diretas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Labirinto Elementar (figura 1) foi construído com oito fases, sendo que a cada fase aumenta-se a dificuldade tanto do labirinto quanto das charadas. Cada fase apresenta uma charada sobre os grupos da tabela periódica. Nelas há um personagem diferente representando cada grupo, e cada dos personagens contém perguntas diferentes a respeito dos elementos dos grupos da tabela periódica. Para vencer o jogo é necessário responder as charadas para passar de fase. O jogador que conseguir terminar as oito fases no menor tempo vence o jogo.
O jogo pode ser aplicado em grupo (jogador pode pedir ajuda nas charadas para respondê-las o mais rápido possível) ou individualmente.




CONCLUSÕES: O uso de recursos computacionais é uma estratégia didática que pode trazer inúmeras contribuições ao ensino de uma forma geral, e em especial ao ensino de Química. O Labirinto Elementar foi desenvolvido com o intuito de auxiliar a aprendizagem de química no ensino médio, em especial ao conteúdo referente à tabela periódica.

AGRADECIMENTOS: A professora, ao colégio e a direção do mesmo que apoiaram e participaram do projeto.
Ao IFG – Campus Itumbiara.
Ao IFG pela bolsa concedida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 SANTANA, E.M; O Ensino de Química Através de Jogos e Atividades Lúdicas Baseados na Teoria Motivacional de Maslow, Monografia de Conclusão de Curso, 2006, 62p. Ilhéus, Ba.
2 NEPOMUCENO, K. M.; Castro, M. R. O computador como proposta para superar dificuldades de aprendizagem: estratégia ou mito?, Educ. rev. no.31 Curitiba 2008.