ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA A REVISÃO DE HIDROCARBONETOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AUTORES: BRANDÃO, E. M. (IFPB) ; FIGUEIRÊDO, A. M. T. A. (IFPB) ; FERREIRA, J. M. G. O. (IFPB) ; FIGUEIRÊDO, G. J. A. (IFPB/UFCG)

RESUMO: Este estudo realizou-se no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB campus João Pessoa em cinco turmas da 3ª série do Ensino Médio Integrado. O trabalho foi idealizado a partir de um recurso lúdico no intuito de embasar os estudantes no que tange a temática Hidrocarbonetos. Esta foi contextualizada no âmbito da Educação Ambiental, através do lixo, reuso e reciclagem de materiais. Para tal, foi criada uma História em Quadrinhos (HQ) do tipo gibi, a partir de papel reciclado. Buscando avaliar o impacto desta técnica, aplicaram-se instrumentos avaliativos antes e depois da atividade, onde o aspecto quantitativo foi analisado. Os resultados obtidos corroboraram substancialmente para a melhoria da aprendizagem dos discentes do mencionado estabelecimento educacional.

PALAVRAS CHAVES: educação lúdica; ensino de química; abordagem ambiental.

INTRODUÇÃO: É visto que o lúdico, muitas vezes funciona como um recurso facilitador do aprendizado, pois transmite o conteúdo ensinado de uma forma diferente, prazerosa e alternativa e, ainda, colabora diretamente para a construção do conhecimento de alunos em todos os níveis de ensino.
Para Santos (2001, p. 15), tal recurso deve ter como princípio uma função educativa. É necessário que este seja pensado e planejado dentro de uma proposta pedagógica. Kishimoto (2006, p. 36) afirma que quando o lúdico é intencionalmente usado pelo educador com base a estimular o alunado, começa a surgir à dimensão educativa.
No tocante à motivação dos educandos, esta aparece como um fator considerável, pois aulas bem preparadas, além de outros subsídios pedagógicos, como jogos e práticas, fortalecem a aprendizagem e desperta a curiosidade para o tema abordado (FARIAS, 2005, p. 49). Segundo Almeida (1998, p. 119) os jogos não são fins, mas meios que completam e devem servir de suporte ao trabalho do docente.
Deste modo, este trabalho visa uma maneira alternativa para a abordagem da disciplina Química, através da ludicidade como um vetor rumo ao aprendizado. Destarte, buscou-se também desenvolver e enriquecer a motivação intrínseca do alunado jovem, no tocante ao prazer de estudar e aprender Química através de uma história simples e divertida.
Como ponte entre conhecimento e descontração, foi criada uma ‘História em Quadrinhos’ (HQ), com a temática Hidrocarbonetos, focalizando o subtema Alcanos e entrelaçando-o com a Biologia, na esfera da Educação Ambiental (lixo, reciclagem e reutilização de materiais).


MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa foi desenvolvida no 1° bimestre do ano letivo de 2010, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa. Trabalhou-se com cinco turmas da 3ª série do Ensino Médio dos Cursos Técnicos Integrados. Estes foram: Controle Ambiental; Eletrônica; Eletrotécnica; Edificações e Mecânica.
De uma maneira generalizada, a amostra de alunos participantes totalizou 148. Esse número constitui-se em, respectivamente: 20; 31; 27; 36 e 34 educandos dos supracitados cursos. Em todas as classes, as aulas expositivas já tinham sido por outrora lecionadas pelos professores.
O material didático alternativo foi elaborado através da redação de um roteiro para a história, para em seguida ser desenhado e impresso. Este recurso foi feito em papel reciclado, no intuito de incitar o reuso e despertar o interesse e a consciência ambiental tanto no gibi, quanto na história em si.
A partir daí, cada aprendiz recebeu um exemplar do gibi intitulado: Como Aprender Hidrocarbonetos com Aproveitamiga e Formiclagem, estas últimas caracterizadas por duas formigas, ambas protagonistas do enredo.
Em relação a avaliação da proposta alternativa, foi entregue primeiramente um instrumento avaliativo contendo sete questões objetivas sobre os conceitos de substâncias biodegradáveis, reciclagem e reutilização de materiais, assim como, sobre os alcanos (conceito, estrutura e aplicações no cotidiano).
Em seguida, foi realizada a leitura do gibi, para enfim, ser empregado outro instrumento similar ao primeiro, porém adicionado de três interrogativas subjetivas relacionadas à opinião dos estudantes quanto à viabilidade desta técnica e sua influência no ensino.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Conforme exposto, foi possível construir um gráfico (Figura 1), através da diferença dos dados obtidos pelos instrumentos avaliativos pré e pós a atividade proposta. Os resultados estão quantizados a seguir:
Figura 1 Gráfico da diferença de acertos pré e pós a aplicação da HQ.
De acordo com os dados acima, está claro que a utilização do método lúdico alternativo se mostrou muito eficiente em todas as turmas trabalhadas. Principalmente nas classes de Edificações e de Eletrotécnica. Nestas, os resultados na questão 1, foram muito próximos, em torno de 78% e 70%, respectivamente.
Esse mesmo fato acontece na questão 3, onde obteve-se 72% e 70% de aproveitamento. Por outro lado, nas questões 5 e 6, o curso de Edificações se mostrou bastante expressivo com 75% e 67%, respectivamente, quando comparado aos outros.
Entretanto, quando se considera a pergunta 4, nas salas de Eletrônica e Eletrotécnica, não observou-se nenhuma dessemelhança entre os questionários pré e pós. Todavia, de forma atípica aos outros cursos nesta questão, o de Mecânica não está disposto graficamente, pois foi o único dado no qual o resultado do pré foi maior que o pós, em torno de 11%.
Diante destes números, é plausível frisar que a aprendizagem se torna muito mais estimulante quando o lúdico está presente no contexto educacional, mesmo não sendo uma prática constante da escola (HARRES, PAIM & EINLOFT, 2001, p. 81).
Por conseguinte, a valorização de materiais como o reuso ou a reciclagem, aparecem como uma solução viável, que pode desencadear uma maior sensibilização da consciência ambiental dos educandos (FIALHO, 2007, p. 18).
No intento de exemplificar o momento da aplicação do gibi nas turmas, a Figura 2 ilustra bem tal situação.
Figura 2 Momento de entusiasmo durante a aplicação da HQ.





CONCLUSÕES: Em concernência ao ensino de Química, foi visto que a ludicidade se propõe como um subsídio ao trabalho do educador. Consequentemente, é preciso investir em técnicas diferentes da pedagogia tradicional, que rege de forma absolutista e ainda dominante, em todas as ciências, principalmente na Química. O que continua trazendo mais desinteresse e gerando indisciplina nas aulas.
Destarte, a criatividade e a valorização de materiais foi um fator determinante nesta pesquisa, na qual obteve-se uma sensibilização da consciência ambiental, à luz da temática lixo, reuso e reciclagem.


AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFPB, Capes, PIBID e ao Grupo PET Química.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 1998.

FARIAS, Robson Fernandes. Química, ensino e cidadania. São Paulo: Edições Inteligentes, 2005.

FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: Ibpex, 2007.

HARRES, Jaqueline da Silva; PAIM, Greice Mara; EINLOFT, Norma Lai Von Mühlen. O lúdico e a prática pedagógica. In: SANTOS, Santa M.P. (Org). A Ludicidade como ciência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação infantil. In: Kishimoto, Tizuko Morchida, (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2006. p.13-43.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org). A Ludicidade como ciência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.