ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: BIODIESEL – UMA PROPOSTA PARA A CIDADE DE CUIABÁ - MT

AUTORES: PORTELLA, T. L. (CSSG) ; MATANA, A. E. (CSSG) ; COUTO, A. L. P. (CSSG) ; MELO, H. L. G. (CSSG)

RESUMO: No intuito de fazer frente aos crescentes níveis de poluentes atmosféricos emitidos pelos transportes públicos na cidade de Cuiabá, este trabalho apresenta como alternativa o biodiesel. O uso de misturas biodiesel/diesel tem como efeitos a redução em potencial das emissões de gases estufa , da poluição e das taxas de biodegradação. Esta mistura, além de não requerer a adaptação do motor, apresenta, em relação ao diesel, acréscimo significativo na potência, menor taxa do consumo especifico e os valores de torque praticamente se igualam . Do ponto de vista social e econômico esta alternativa também apresenta-se viável, pois o processo produtivo do biodiesel possibilita aumentar a demanda de empregos e incentivar a produção estimulando, consequentemente, a economia de Mato Grosso.

PALAVRAS CHAVES: sustentabilidade; biodiesel; transporte coletivo.

INTRODUÇÃO: Ao longo da história, a industrialização e a urbanização colaboraram com o aumento da demanda de recursos energéticos e o petróleo assumiu papel de destaque, principalmente no setor de transportes. Existem, no entanto, crescentes preocupações em relação ao uso deste combustível relacionadas à perspectiva de esgotamento de suas reservas naturais e, principalmente, às graves conseqüências ambientais decorrentes do seu uso. Este contexto, potencializado pelo conceito de sustentabilidade, direciona as pesquisas para a busca de novas fontes de energia, priorizando as alternativas renováveis. O biodiesel surge como opção, apresentando vantagens estratégicas na questão ambiental, social e econômica. O Brasil possui grande potencial na produção de biodiesel devido à extensão de áreas agricultáveis e sua favorável localização geográfica, com condições de solo e clima que permitem a produção de um grande número de espécies de plantas ricas em óleo, e que podem ser utilizadas como fonte de matéria prima para o biodiesel. Além disso, o estado de Mato Grosso é destaque na produção de soja no país e possui 11 usinas de biodiesel em funcionamento (Cooperbio Verde, CLV Agrodiesel, Beira Rio Biodiesel, Fiagril, Biocamp, Coomisa, Cooperbio, Araguassu, Caibiense, ADM e Barralcool).Assim, o objetivo deste trabalho é propor a utilização do biodiesel no transporte coletivo da cidade de Cuiabá, sendo não só uma oportunidade significativa para a redução da dependência aos combustíveis fósseis, mas também para a redução das emissões de gases poluentes e colaboradores do efeito estufa.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa foi a realização de uma grande busca e análise dos dados coletados com a leitura de artigos e trabalhos relacionados ao tema. Deve-se mencionar que, devido a curiosidade de compreender mais detalhadamente o nosso objeto de estudo, o biodisel, realizamos uma visita à usina de biodisel - COOPERBIO em Cuiabá-MT - para conhecer o processo de produção. E, no laboratório do centro de análises de combustíveis (CEANC) na UFMT, tivemos a oportunidade de produzir o biodiesel utilizando 467,6 g de óleo de milho com densidade de 0,925 mg/cm³ na temperatura de 20ºC, 105 ml de álcool metílico isento de umidade e 2,4235g de hidróxido de potássio como catalisador.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: As pesquisas e os trabalhos desenvolvidos pelo grupo confirmam que, sob o aspecto ambiental, o uso de biodiesel reduz significativamente as emissões de poluentes, quando comparado ao óleo diesel, podendo atingir 98% de redução de enxofre, 30% de aromáticos e 50% de material particulado e, no mínimo, 78% de gases do efeito estufa (ROSA et al, 2003) [5]. Porém testes feitos com o diesel, biodiesel puro e misturas diferentes de biodiesel e diesel, apontam que, apesar do incentivo inicial para a utilização do B5 ser importante, esta proporção não é a mais viável em termos de desempenho do motor. “Levando-se em conta somente o desempenho, sem quaisquer modificações, a mistura ideal seria o B20” . Além disso, estudos desenvolvidos pela EPA (Environmental Protection Agency) revelam que a aplicação da mistura B20, quando comparada à aplicação do diesel comum, reduz a emissão de material particulado com uma variação de -15.6%, hidrocarbonetos com -14.1% e monóxido de carbono com -15.6% apesar de, no entanto, apresentar aumento de 2.2% de NOx. A opção do biodiesel como combustível de uma frota significativa como a de Cuiabá traria como conseqüência uma maior valorização da soja matogrossense no mercado, pois incitaria a disputa pelo produto entre as tradings que visam a exportação e as fábricas de biodiesel, vide a lei da oferta e da procura. Segundo a Fiemt (Federação das Industrias de MT), o principal motivo da queda nas exportações é o aumento da demanda interna para a produção de biodiesel o que comprova o dito acima.“Esse é um sinal da mudança da matriz econômica de Mato Grosso, ou seja, estamos agregando mais valor à soja produzida aqui”.

CONCLUSÕES: Visto que o biodiesel se mostra uma alternativa viável para a dependência dos combustíveis por reduzir potencialmente as emissões de gases poluentes, ser um capaz de atender grande parte da frota de veículos a diesel já existentes no mercado, ser um incentivo às potencialidades do estado de Mato Grosso na produção de soja e a pela possibilidade de aumento na demanda de empregos, acreditamos que a utilização do B20 como combustível usado no transporte coletivo de Cuiabá poderia melhorar a qualidade de vida na cidade, sendo um dos diferenciais do estado como sede para a Copa de 2014.

AGRADECIMENTOS: Os autores expressam seus agradecimentos ao Guilherme e à Layla da Cooperbio, ao Júlio César do CEANC- UFMT e a todo o apoio recebido pelo CSSG.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CASTELLANELLI, M. Desempenho de Motor Ciclo Diesel em Bancada Dinamométrica utilizando biodisel etílico de Soja. Disponível em: <www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-69162008000100015&script=sci_arttext> Acessado em 1 de mar.2008
EPA. Renewable Fuel Standards Program Regulatory Impact Analysis. Disponível em: < http://www.epa.gov/otaq/renewablefuels/420r10006.pdf > Acessado em: 1 de fev.2010
UNITED STATES DEPARTMENT OF ENERGY. Biodisel – Just the Basics. Disponível em: < http://www1.eere.energy.gov/vehiclesandfuels/pdfs/basics/jtb_biodiesel.pdf > Acessado em: 24 de ago.2007
ROSA, L.P. Geração de Energia a partir de Resíduos Sólidos Urbanos e Óleos Vegetais. Disponível em: TOLMASQUIM, MT (Coord.) Fontes Alternativas de Energia no Brasil - CENERGIA. 1ª. Ed. Editora Interciência. 515 p.