ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA POTABILIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E SUPERFICIAIS DO MUNICIPIO DE CAPANEMA NO ESTADO DO PARÁ

AUTORES: CARVALHO, J.H.S. (UFPA) ; BORGES, A.S. (UFPA) ; BARROS, H.C (UFPA) ; LOPES, A.S.C. (UFPA) ; MEDEIROS, N.V (UFPA)

RESUMO: O Brasil tem posição privilegiada no mundo, em relação à disponibilidade de recursos hídricos. Este valor corresponde a aproximadamente 12% da disponibilidade mundial de recursos hídricos, que é de 1,5 milhões de m3 /s (SHIKLOMANOV, 1998). Entretanto, sua distribuição, geralmente não é compatível com a população. A cidade de Belém sofre com o mesmo problema, com relação ao seu abastecimento público pouco eficiente. Fazendo com que as pessoas recorram à poços artesianos para tentar amenizar a deficiência qualitativa e quantitativa das águas. No município de Capanema, a situação não é diferente de Belém e do resto do Brasil, por isso, o objetivo deste trabalho é analisar a situação dessas águas

PALAVRAS CHAVES: água subterrânea, àgua superficial,potabilidade, avaliação, capanema pará.

INTRODUÇÃO: A importância da água para a vida terrestre é inegável. Não há ser vivo sobre a face da Terra que possa prescindir de sua existência e sobreviver. Mesmo assim, outros aspectos desta preciosidade também podem representar sérios riscos à vida.
As águas utilizadas para consumo humano e para as atividades sócio-econômicas são retiradas de rios, lagos, represas e aqüíferos, também conhecidos como águas interiores e/ou subterrâneas.
O desenvolvimento das cidades sem um correto planejamento ambiental resulta em prejuízos significativos para a sociedade. Uma das conseqüências do crescimento urbano foi o aumento da poluição doméstica e industrial, criando condições ambientais inadequadas e propiciando o desenvolvimento de doenças, poluição do ar, aumento da temperatura, contaminação da água subterrânea e superficial entre outros problemas.
No entanto, atualmente, muitos fatores interferem nesse ciclo da água, comprometendo a qualidade das águas. O desenvolvimento e o crescimento das cidades geram o acréscimo da poluição doméstica e industrial, propiciando o aumento de sedimentos e material dissolvido, bem como a contaminação de mananciais e das águas subterrâneas.
A alteração na qualidade da água é algo nocivo à saúde das pessoas que a utilizam para seu consumo, fazendo-se necessários estudos para identificar e minimizar as alterações nos corpos d’água.
A qualidade de determinada água é avaliada por um conjunto de parâmetros analisados física, química e biologicamente. Atender as necessidades de abastecimento exige cada vez mais água de qualidade em quantidade suficiente para atender as necessidades dos centros urbanos.


MATERIAL E MÉTODOS: 2 - MATERIAL E MÉTODOS:
2.1 Material: Para a execução deste trabalho foram utilizados: equipamentos, reagentes, vidrarias e utensílios diversos.
2.2 Métodos e procedimentos analíticos:
2.2.1-Todas foram coletadas obedecendo às normas estabelecidas da CETESB 1978,
2.2.2 -Análises Físico-Química e microbilológicas:
2.2.2.1- Determinação de Ferro (Fe): Método colorimétrico do tiocianato
Calculou-se os valores de cada solução padrão de ferro adicionados a cada balão volumétrico de 50 mL para valores de uma curva de calibração de 0, 1,2,3.4 e 5 ppm. Adicionou-se 10 mL da solução de KSCN 20%, e 6mL de HNO3 Transferiu-se 25 mL da amostra de água para um balão volumétrico de 100 mL, adicionou-se 10 mL da solução de KSCN 20%, e a 6 mL de HNO3 4 mol/ L e aferiu-se o volume com água destilada. Calibração: 510 nm
2.2.2.2- Determinação do Oxigênio dissolvido: Método de winkler modificado- método da azida sódica.No laboratório, adicionou-se H3PO4 nas amostras para dissolução do precipitado formado. Transferiu-se volumes conhecidos das amostras para Erlenmeyer, adicionou-se a suspensão colidal de amido e titulou-se com Na2S2O3, até a coloração mudar de azul intenso para incolor.
2.2.2.3- Determinação microbiologica: método presuntivo e confirmativo
A pesquisa de coliformes na água é feita, em geral, pelo método da fermentação em tubos múltiplos. Consistindo em três testes: o presuntivo, o confirmativo e o completo.
2.2.2.4 - Determinação da Dureza Total: Método do EDTA.
Transferiu-se volumes conhecidos das amostras para erlenmeyers. Adicionou-se o coquetel para a determinação de cálcio e magnésio e o indicador EBT. Titulou-se as amostras com solução padrão de Na2EDTA 0,025N; até mudança de coloração rósea para azul nítido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As pesquisas de coliformes realizadas nas amostras, com exceção da amostra 06, apresentaram um alto valor de coliformes totais e fecais; indicando, portanto presença de dejetos humanos e animais ou contaminação do lençol freático, devido fossas existentes próximas aos locais de coletas, como, por exemplo, no caso do ponto 01 (cacimba) que é adjacente a uma fossa aberta em um local onde a declividade favorece o escoamento dos dejetos em direção do manancial. Quanto ao teor de ferro, as amostras 02, 03 e 04 (COSANPA), apresentaram valores significantes deste elemento; no entanto, estes valores já eram esperados em função desta água ser fornecida a comunidade através de tubulações antigas de ferro.
Em função dos altos valores de coliformes presentes nas amostras (pois, nas águas de abastecimento, os coliformes deverão estar ausentes), todas as amostras, com exceção da amostra 06, estão fora dos padrões de potabilidade, o qual anula qualquer parâmetro que indique potabilidade. Com relação a dureza, as amostra 05 e 06 podem ser classificadas como águas muito duras; a quantidade de sulfatos, a amostra 05 apresentou um valor superior de sulfatos em relação a quantidade aceitável; e, a quantidade de fósforo, todas as amostras apresentaram valores superiores de fósforo, valores confirmados com a pesquisa de coliforme, pois, altos valores de fósforos denunciam descargas de esgotos sanitários ou contaminação do lençol freático.
As amostras 02, 03 e 04 apresentaram valores insatisfatórios no parâmetro ferro. Concentrações superiores deste elemento causam problemas estéticos e sabor desagradável, relacionados à sua presença nestas águas.
Os 28 poços da COSANPA em estudo, do referido município estão situados em um terreno alagado (várzea) e com agravante deste estar em uma área de





CONCLUSÕES: Todas as amostras analisadas estão fora dos padrões de potabilidade, ou seja, não podem ser classificadas como água potável; pois, todas as amostras apresentaram um ou mais parâmetros fora dos padrões recomendados. Portanto, o consumo destas águas é nocivo ao consumo humano.
Quanto aos parâmetros físicos, todas as amostras estão de acordo com os valores dos órgãos utilizados como referências.


AGRADECIMENTOS: Ao Prof.Msc. Afonso Silva Mendes, pela participação nesse trabalho. E pelos docentes e discente que também fizeram parte desse projeto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGUDO, E. G. Guia de coleta e preservação de amostras de água. São Paulo: CETESB, Vol. 1. 1987.
BABBIT, H. E. Abastecimento de Água. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 1988.

BATALHA, B.; PARLATORE, A.C. Controle de Qualidade da Água para Consumo Humano- Bases Conceituais e Operacionais. São Paulo: CETESB, 1977.

BRANCO, S. M. Água: uso e conservação. Moderna ( coleção premiada) 2ª ed. São Paulo, 2003.

BROW, E. Methods for Collection and Analysis of water Samples for Dissolved Minerals and Gases, Book 5. Laboratory Analysis U. S. Department of the interior – Geological Survey 1970. Unites States Government Printing Office, Washington.

CETESB, São Paulo. Normalização técnica de saneamento ambiental – determinações biológicas. São Paulo, 1978. (Norma Técnica 06).

CONAMA. Manual de Laboratório para Controle de Qualidade de Água. Resolução N° 20, de Junho de 1986.