ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE PESTICIDAS EM ÁGUA DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL: VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO

AUTORES: MÁGIO, N. S. (UFMT) ; POSSAVATZ, J. (UFMT) ; LOURENCETTI, C. (UFMT) ; DORES, E. F. G. C. (UFMT) ; PINTO, A. A. (UFMT)

RESUMO: RESUMO: Este trabalho apresenta a validação de um método analítico para a determinação da clomazona em água juntamente com metomil, tiametoxam, acetamipride, tiaclopride, carbendazim, carbofuram, diurom, triflumurom e teflubenzurom por SPE e CLAE-DAD. O método foi considerado exato (61–127%) e preciso (CV< 17%) para os níveis de fortificação avaliados (1,21-22,0 µg L-1), com limites de quantificação entre 1,21 e 2,14 µg L-1. Carbendazim (18%), metomil (7%), clomazona (3%) e diurom (1%) foram encontrados em amostras de água de escoamento superficial (n=71), coletadas mensalmente (nov. 2009-jun. 2010) em uma área de nascente do rio São Lourenço, Campo Verde-MT, no intervalo de 0,898 a 20,6 &#956;g L-1. Maiores valores foram observados no período de maior precipitação.

PALAVRAS CHAVES: pesticidas, validação, extração em fase sólida.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Estima-se que aproximadamente 700.000 toneladas de pesticidas sejam aplicadas anualmente, sendo a maior parte utilizada na agricultura e aplicada diretamente nas plantas ou no solo (BARBOSA, 2004). Vale ressaltar que apenas 0,1% dos pesticidas aplicados podem atingir o alvo, sendo que o restante, 99,9%, tem potencial para se mover para outros compartimentos ambientais como as águas subterrâneas e superficiais. (YOUNOS; WEIGMANN; POLL, 1988) Devido ao grande número de pesticidas utilizados, as análises destas substâncias requerem técnicas para a detecção do maior número de compostos possível, com o menor número de etapas de extração. Diversas técnicas têm sido desenvolvidas para a extração de pesticidas em água, dentre elas extração líquido-líquido (LLE), extração com fluído supercrítico (SFE), extração em fase sólida (SPE) e microextração em fase sólida (SPME). SPE é uma técnica que vem sendo largamente utilizada para análise de resíduos de pesticidas em água. Este trabalho teve como objetivo validar um método analítico descrito na literatura (CARBO et al., 2008) para determinação da clomazona e outros pesticidas para os quais o método já havia sido validado, metomil, tiametoxam, acetamipride, tiaclopride, carbendazim, carbofuram, diurom, triflumurom e teflubenzurom, em água utilizando SPE e CLAE-DAD e aplicar o mesmo para analisar resíduos de pesticidas em água de escoamento superficial de uma área agrícola de Campo Verde – MT.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: A eficiência do método analítico foi avaliada a partir de estudos de recuperação com amostras de água fortificadas (~ 20; 5,0; 2,0 e 1,0 µg L-1) em triplicata. Os parâmetros de validação determinados foram: linearidade, limite de detecção e de quantificação do método, seletividade, precisão e exatidão. Para a determinação dos analitos, 500 mL de água filtrada (filtro de fibra de vidro 0,47 µm) com pH previamente ajustado (7,0-7,5), foi passada por cartucho de SPE (SDVB, 200 mg), previamente condicionado com 5 mL de metanol e 5 mL de água. Os analitos foram eluídos com 5 mL de metanol:acetonitrila (7:3, v/v) (3x) e após concentração até quase secura, o extrato foi retomado em metanol e transferido para frasco do tipo autosampler contendo 50 &#61549;L de padrão interno de terbutilazina (100 mg L-1). A identificação e quantificação dos analitos nos extratos foram feitas por CLAE/DAD. As condições cromatográficas utilizadas foram coluna C18 (150 x 4.6 mm D.I., 5 &#61549;m; Hichrom), fase móvel água-metanol (modo de eluição gradiente), vazão de 1 mL min-1, volume de injeção igual a 20 &#61549;L e detecção simultânea em 230 nm. O método foi aplicado para determinar os pesticidas estudados em amostras de água de escoamento superficial de uma área de nascente do rio São Lourenço, próxima a área urbana do município de Campo Verde – MT. As coletas das amostras de água de seis coletores próximos à área de nascente ocorreram entre novembro de 2009 a junho de 2010. As amostras foram armazenadas em frasco de vidro âmbar de 1L e transportadas ao Laboratório de Resíduos de Biocidas da UFMT sob refrigeração, permanecendo a 4 ºC até o momento das análises.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: A identificação dos analitos foi feita com base nos tempos de retenção e nos espectros de absorbância no UV. A eficiência do método foi avaliada considerando a exatidão (porcentagem de recuperação) e precisão (coeficiente de variação) dos resultados obtidos no estudo de recuperação. As porcentagens de recuperação variaram entre 61 a 127% e o CV foi menor do que 17 %. A seletividade do método foi verificada pela ausência de picos interferentes nas amostras testemunha. Os limites de detecção e quantificação foram calculados seguindo recomendações de Thier e Zeumer (1987) para análise de resíduos de pesticidas. Os limites de detecção variaram de 0,214 a 1,27 µg L-1 e os limites de quantificação variaram entre 1,21 a 2,14 µg L-1. O procedimento utilizado é simples, rápido e a fase móvel utilizada na CLAE consistiu somente de água e solvente orgânico (metanol), sem a necessidade de ajuste do pH, como utilizado em outros estudos para a determinação da clomazona (ZANELLA et al., 2003). Dentre os pesticidas estudados, apenas os princípios ativos carbendazim, clomazona, diurom e metomil foram encontrados em amostras de água de escoamento superficial. O mês de dezembro apresentou o maior número de detecções e maiores valores de concentração. Esses resultados podem ser justificados pelas chuvas intensas nesse período e também pela coincidência com a aplicação dos pesticidas nas lavouras, intensificando o que pode favorecer o transporte de pesticidas pelo escoamento superficial. A maior concentração obtida (20,6 &#956;g L-1 para carbendazim) foi no ponto de coleta localizado em uma área sem vegetação e próximo à área de plantação. O princípio ativo carbendazim foi o que obteve maior frequência de detecção (18%), seguido do metomil (7 %) da clomazona (3 %) e diurom (1 %).

CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: A validação do método descrito na literatura para determinação de clomazona em água apresentou bons resultados de linearidade, seletividade, precisão e exatidão. Os LQ’s do método também foram adequados para a quantificação dos pesticidas em água de escoamento superficial. Os resultados obtidos com a determinação de pesticidas em água de escoamento superficial indicam que cursos d’água sem proteção da mata ciliar localizados em área agrícola estão suscetíveis à contaminação por esses compostos. As maiores concentrações foram encontradas no período de maior precipitação e época de aplicação.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: CAPES-PRODOC, CNPQ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BARBOSA, L. C. A. Os pesticidas, o homem e o meio ambiente. Editora UFV, Viçosa, 2004. CARBO, L.; SOUZA, V.; DORES, E. F. G. C.; RIBEIRO, M. L. Determination of pesticides multiresidues in shallow groundwater in a cotton-growing region of Mato Grosso, Brazil. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 19, n. 6, p. 1111-1117, 2008. THIER, H.P.; ZEUMER,H. Manual of pesticide residue analysis. New York: Verlag Chemie, 1987. 433 p. YOUNOS, T. M.; WEIGMANN, D. L.; POLL, J. W. Pesticides: a continuing dilemma. Journal (Water Pollutin Control Federation), 1988. Disponível em: <http://www.jstor.org/pss/25043624>. Acesso em: 01 jun. 2010. ZANELLA, R.; PRIMEL, E. G.; GONÇALVES, F. F.; KURZ, M. H. S.; MISTURA, C. M. Development and validation of a high-performance liquid chromatographic procedure for the determination of herbicide residues in surface and agriculture waters. Journal of Separation Science, v. 26, p. 935-938, 2003.