ÁREA: Ambiental

TÍTULO: IMPLATANÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

AUTORES: ARAÚJO, J. V. R. (UFC) ; AMARANTE, F. W. O. (UFC) ; GOUVEIA JUNIOR, F. S. (UFC) ; MAIA, P. J. S. (UFC) ; PITOMBEIRA, N. A. O. (UFC) ; RICARDO, N. M. P. S. (UFC)

RESUMO: A elaboração da proposta de gerenciamento dos resíduos químicos foi fundamentada em experiências de sucesso implantadas em outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil, que adotaram ações internas de gestão, definindo o tipo de recipientes para cada resíduo, a rotulagem correta, o armazenamento, o tratamento e a disposição final adequada. Com os resultados obtidos pode-se observar que a implantação desta proposta favorece o desenvolvimento de uma química limpa, o que é a primeira iniciativa para assumir uma postura sócio-ambiental e despertar a consciência ética em relação ao uso e descarte de produtos químicos visando à preservação do meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: gerenciamento de resíduos, laboratório de ensino, química inorgânica.

INTRODUÇÃO: Os laboratórios químicos das Instituições de Ensino Superior do Brasil, nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão geram resíduos químicos com características complexas, de composição diversificada e baixa quantidade. Porem nem sempre estes possuem uma destinação adequada tornando-se um grande problema para a instituição (Jardim, W. F., 1998; Afonso, J. C, 2003). No caso específico do Laboratório de Ensino de Química Inorgânica da UFC são ofertadas diversas disciplinas na qual durante as aulas experimentais são gerados resíduos químicos de composição diversificada. Assim, aqueles que apresentam maior periculosidade são acondicionados e armazenados no próprio laboratório e outros com menor periculosidade são descartados diretamente na pia. Diante desta problemática encontrada no Laboratório de ensino de Química Inorgânica, buscou-se propor um modelo de gerenciamento de resíduos químicos. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal a elaboração de uma proposta de gerenciamento dos resíduos químicos gerados em aulas experimentais das aulas de Química Inorgânica. A implantação dessa proposta de tratamento ou recuperação de resíduos gerados em aulas práticas de laboratório oferece oportunidade de discussões sobre questões ambientais, para promover redução e ou eliminação do impacto ambiental que é causado pelo descarte inadequado dos resíduos gerados. Essa elaboração da proposta de gerenciamento dos resíduos químicos foi fundamentada em experiências de outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil, que adotaram ações internas de gestão, definindo o tipo de recipiente para cada resíduo, a rotulagem correta, o armazenamento, o tratamento e a disposição final adequada (Tavares, G. A., 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizado um diagnóstico preliminar do Laboratório de Ensino de Química Inorgânica com os professores e técnicos do laboratório, com o intuito de obter informações sobre as atividades executadas no laboratório, tais como: quais disciplinas são ministradas e qual o número de alunos e de aulas práticas. Foi também efetuada uma avaliação de forma qualitativa dos roteiros adotados nas aulas experimentais com o objetivo de identificar os tipos de reagentes e amostras utilizadas, além de verificar o que é feito com os resíduos químicos gerados nas aulas experimentais. Diante destas informações foi possível definir quais experimentos da disciplina seria realizado o gerenciamento dos resíduos químicos. De forma secundária, foi realizada busca e leitura de referências que citassem e realizassem tratamento de resíduos químicos em laboratórios de Instituições de Ensino Superior. Com isto pode-se estabelecer a identificação principal do resíduo a ser adotada, além de orientar quais os possíveis tratamentos e destinação final (Tavares, G. A., 2005).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir do diagnóstico dos problemas laboratoriais quanto aos seus resíduos, foi implantada uma comissão composta entre os professores das disciplinas, monitores e técnicos do Laboratório de Ensino de Química Inorgânica, e a partir desta comissão, formou-se um grupo de trabalho e pesquisa, tendo a participação dos alunos das disciplinas. Como resultado inicial da conscientização, os alunos passaram a buscar conhecimentos junto aos professores a fim de obter soluções para minimizar os resíduos gerados. No Laboratório de Ensino de Química Inorgânica, as aulas práticas são geralmente divididas de duas a quatro turmas e são limitadas a um número de catorze a vinte e dois alunos por turma. Essas turmas são divididas em duplas para o procedimento experimental. O número de alunos anuais nas disciplinas são 300 alunos, oriundo dos cursos: Engenharia Química (80 alunos), Química Bacharelado (40 alunos), Química Licenciatura (30 alunos), Farmácia (100 alunos) e Biotecnologia (50 alunos). De forma secundária, no final do semestre os alunos eram convidados para ajudar no tratamento dos resíduos gerados nas práticas, com o intuito de colocar em prática o que aprenderam na disciplina de Química Inorgânica, bem como em outras de seu curso de graduação.

CONCLUSÕES: Os resultados são promissores, indicando a viabilidade do programa de gerenciamento dos resíduos químicos do Laboratório de Ensino de Química Inorgânica. Seu sucesso é dependente da atuação de professores, monitores, técnicos e alunos do laboratório, contribuindo para a solução da disposição, tratamento, recuperação e reaproveitamento dos resíduos químicos gerados no laboratório, contribuindo para a preservação ambiental. A geração de resíduos químicos no laboratório esta sendo adequada, minimizando o volume de resíduos descartados erroneamente, propiciando sua correta destinação final.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao Programa Institucional de Monitorias da Universidade Federal do Ceará pelo apoio financeiro a este projeto de pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Jardim, W. F.; Química Nova, 1998, 21, 671.
Afonso, J. C.; et al.; Química Nova, 2003, 23, 602.
Tavares, G. A.; Bendassolli, J. A.; Química Nova, 2005, 28, 732.