ÁREA: Ambiental

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA DO CÓRREGO BARBADO

AUTORES: CASTRO JÚNIOR, E. J. (IFMT) ; MARTINS, E. L. (IFMT)

RESUMO: O presente artigo expõe os resultados das análises físico-quimicas de alguns parâmetros ambientais como pH, turbidez, condutividade, cor e concentração de íons sódio e potássio de amostras da água do córrego do Barbado em Cuiabá, Mato Grosso. Foram coletadas amostras em quatro pontos na cidade as quais foram feitas as análises no laboratório de Química Ambiental do IFMT (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso) – Campus Cuiabá – Bela Vista. Contudo, a execução deste trabalho tem como objetivo apresentar resultados analíticos que expressam o atual nível de degradação ambiental sofrido pelo córrego Barbado.

PALAVRAS CHAVES: água, córrego, parâmetro.

INTRODUÇÃO: Atualmente observa-se elevados índices de poluição da água, principalmente referente aos recursos hídricos urbanos. Nestes, são despejados diariamente elevadas cargas de esgoto que comprometem a qualidade da água. O Córrego Barbado está estritamente inserido no perímetro urbano. Devido à esta característica, se observa que o nível de poluição da água aumenta gradativamente ao longo dos seus 9.400 metros de extensão pela cidade de Cuiabá.
Á água do córrego Barbado se apresenta extensamente contaminada, sendo também suas margens degradadas pela ação antrópica. Apesar da população Cuiabana não utilizar a água deste córrego para o consumo ou atividade recreativa, é importante a caracterização do nível desta contaminação, pois o não uso dá-se exatamente pela contaminação do córrego. Para realizar a caracterização da água de um rio ou córrego, alguns parâmetros de análise de água são de suma importância.
Com este embasamento, teve-se como objetivo deste trabalho a realização de análises físico-químicas da água do córrego do Barbado, em Cuiabá – MT. Os parâmetros avaliados foram: condutividade, turbidez, pH, cor e concentração de sódio e potássio, com intuito de caracterizar o grau de degradação ambiental deste córrego.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a determinação da condutividade, turbidez, pH, cor e concentração de sódio e potássio, usou-se como base a metodologia apresentada no Standard Methods of analisys of water and wastewater (EATON et al., 2005). A coleta das amostras de água do córrego Barbado foram feitas em 4 pontos, sendo dois deles dentro do Parque Massairo Okamura, uma região de divisor de águas, entre os córregos Barbado, Quarta-feira e Moinho. O terceiro ponto de coleta foi no cruzamento do córrego com a Avenida Brasília no Bairro Jardim das Américas e o quarto foi na Avenida Fernando Corrêa, no Bairro Boa Esperança.
As coletas foram realizadas em dois períodos: a primeira foi feita no mês de março, período chuvoso, e a segunda no fim do mês de maio; na entrada do período seco na capital matogrossense.
As análises foram realizadas em triplicada, para os procedimentos estatísticos. As análises foram processadas no laboratório de Química Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá – Bela Vista.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na Figura 1, são apresentados os valores de três propriedades analisadas. Observa-se o crescimento dos indicadores selecionados, exceto para o pH, que apresentou ligeira variação ao longo do curso do córrego. O aumento nos valores de turbidez e cor indicam a crescente contaminação do Córrego Barbado pelo lançamento de efluentes ao longo do curso deste córrego.
Outro parâmetro que apresentou elevada variação ao longo do Córrego Barbado foi a condutividade elétrica (Figura 2). Devido ao fato de efluentes domésticos apresentarem altos teores de íons (Na+, K+, etc) provenientes de sabões, sabonetes, detergentes e outros produtos, o lançamento de efluentes causa a elevação da condutividade elétrica do curso d’água. Assim, observa-se na Figura 2 que a condutividade elétrica aumentou consideravelmente ao longo do curso do Córrego Barbado devido o lançamento de efluentes.
A relação entre condutividade elétrica e teor de íons numa solução é bem conhecida. A título de ilustração, observe a Figura 3. Veja o aumento da concentração de íons sódio (Na+1) nos pontos amostrados. Sendo o sódio, o íon metálico mais consumido pela população, presume-se que a sua concentração será elevada nos efluentes domésticos. Assim, a concentração deste elemento relaciona-se diretamente ao grau de contaminação de um curso d’água pelo lançamento de efluentes.





CONCLUSÕES: O córrego Barbado apresentou elevados índices de contaminação, em ordem crescente ao longo de seu curso. Os resultados obtidos demonstram a necessidade do adequado manejo dos efluentes gerados pelos bairros que margeiam o córrego estudado. A melhoria das condições de saneamento urbano aliado à conscientização da população quanto á necessidade de mudanças de comportamento ambiental são propostas que viabilizará a recuperação da qualidade a água do córrego Barbado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NETTO, J. M.; RICHTER, C. Tratamento de água: tecnologia atualizada. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2001.
TELLES, D. D e COSTA, R. H. P. G. Reuso de Água: Conceitos, Teorias e Práticas. São Paulo: Editora Blucher, 2007.
EATON, A.D. et al. (ed.). Standard methods for examination of water & wastewater: centennial edition (Standard Methods for Examination of Water and Wastewater). Washington, DC: American Public Health Association (APHA), American Water Works Association (AWWA), and Water Environment Federation (WEF) (publ.),2005.