ÁREA: Ambiental

TÍTULO: AGRICULTURA FAMILIAR: UMA FONTE DE RENDA PARA OS MORADORES DA QUADRA FÉ EM DEUS FAIXA 2 EM ZÉ DOCA-MA

AUTORES: OLIVEIRA, L. V. (IFMA) ; SILVA, K. S. L. (IFMA) ; COSTA, D. D. (IFMA) ; SOUSA, J. O. (IFMA) ; CHAVES, D. C. (IFMA)

RESUMO: A agricultura familiar no Brasil é representada por aproximadamente 4,5 milhões de estabelecimentos, em geral, são administradas pela própria família com ou sem auxílio financeiro e nas cidades maranhense há um grande número de assentamentos. O objetivo é obter informações a respeito da qualidade, controle de pragas e forma de cultivo das espécies comercializadas pelos agricultores. A metodologia envolve um levantamento estatístico sobre informações social, econômica e ambiental. Segundo os dados obtidos observaram-se que a maioria dos entrevistados faz uso da agricultura familiar e sua renda é oriunda a partir da compra antecipada com o apoio da CONAB. Conclui-se que a agricultura ainda continua sendo a principal fonte de renda, além de favorecer a economia local.

PALAVRAS CHAVES: agricultura, cultivo, renda

INTRODUÇÃO: A agricultura familiar é constituída por pequenos e médios produtores representando a grande maioria desse setor rural no Brasil. São cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos, dos quais 50% no Nordeste (PORTUGAL, 2004). No geral, os empreendimentos da agricultura familiar têm duas características principais: são administrados pela própria família; e neles a família trabalha diretamente, com ou sem o auxílio de terceiros (ABRAMOVAY, 1992 apud DENARDI, 2001). Na zona rural de Zé Doca-MA são inúmeras as famílias que tem sua renda dependente da agricultura, e o mercado local da cidade é abastecido constantemente com as diversas espécies cultivadas tais como: feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca, abóbora, banana, laranja, limão, cupuaçu, entre outros. O objetivo do trabalho é obter informações a respeito da qualidade, controle de pragas e forma de cultivo das espécies, e se as mesmas são comercializadas pelos agricultores da Quadra Fé em Deus Faixa 2.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido na Quadra Fé em Deus Faixa 2 no Município de Zé Doca-MA, com a colaboração de 17 agricultores locais. Elaborou-se um questionário que foi aplicado, in loco, com os moradores desta Quadra, visando obter informações sobre a agricultura familiar desenvolvida na região, tais como controle de pragas, e forma de comercialização das espécies cultivadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a análise dos dados obtidos pelo questionário, verificou-se que dos 17 moradores entrevistados apenas 1 não exerce nenhuma forma de plantio. Dos agricultores que cultivam 94% têm como destino de sua produção a comercialização e 6% apenas para o consumo familiar, como mostra a imagem 1.
A maioria dos agricultores cultivam diversas espécies (imagem 2), pois a comercialização é realizada em grande escala.
Segundo o levantamento de dados verificou-se que 50% dos agricultores têm sua renda familiar baseada somente na lavoura, onde os mesmos consideram esse trabalho rentável.
A produção da Quadra Fé em Deus abastece diversos setores do município tais como: escolas e entidades religiosas, com o apoio da CONAB (Companhia de abastecimento) através da compra antecipada, como também uma parcela do mercado central. Devido à grande escala de produção os agricultores demonstraram preocupação com a chegada do período de estiagem, pois correm riscos de perder toda a sua produção por falta de água para irrigação da mesma.
De acordo com 44% dos entrevistados os mesmos não utilizam produto químico no combate às pragas, fazendo uso de produtos naturais por eles mesmos desenvolvidos, tornando assim sua produção de boa qualidade e sem danos ao organismo humano.





CONCLUSÕES: Segundo o levantamento de dados realizado com os agricultores da Quadra Fé em Deus Faixa 2, constatou-se que a comunidade faz uso da cultura voltada para a agricultura familiar. Sendo essa produção de fundamental importância, pois a mesma abastece diversos setores do município e em muitos casos, constitui-se como a principal ou até mesmo a única fonte de renda destes agricultores. Constituindo-se também como uma forma de desenvolvimento da economia local.

AGRADECIMENTOS: Pelas informações que generosamente nos foi dada e pela forma como fomos recebidas, somos imensamente gratas aos agricultores entrevistados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DENARDI, Reni Antonio. Agricultura familiar e políticas públicas: alguns dilemas e desafios para o desenvolvimento rural sustentável. Disponível em:< http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano2_n3/revista_agroecologia_ano2_num3_parte12_artigo.pdf > Acesso em: 27 de junho de 2010.

PORTUGAL, Alberto D. O desafio da agricultura familiar. Disponível em:<http:www.embrapa.com.br/agriculturafamiliar> acesso em: 06 de julho de 2010.