ÁREA: Ambiental

TÍTULO: Lixo: sensibilização da populaçao de Matupa - MT

AUTORES: COSTA, A.F.S (IFMT) ; SANTOS,A.P. (IFMT) ; LIMA,M.C (IFMT)

RESUMO: A relação entre o homem e o meio ambiente sempre foi movida pela necessidade de organizar o espaço de acordo com as características sociais, culturais, afetivas próprias do pensar da época.
O objetivo deste projeto foi compreender o processo da coleta seletiva e buscar formas de melhorar a vida da população bem como preservar o meio ambiente.
Na realização do mesmo foram realizados os seguintes processos metodológicos: entrevistas, pesquisa de campo, oficinas de artesanato entre outros.
Concluiu-se que o aterro sanitário do município de Matupá encontra-se nas normas da vigilância sanitária, no entanto à ha necessidade do processo de coleta seletiva, para melhoria da saúde da população e meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: lixo, toxico, chorumi

INTRODUÇÃO: Sabemos que a poluição, decorrente da grande quantidade de lixo produzido pelo homem, ameaça a vida de todos os seres vivos do planeta.
Com base em estudos realizados, este trabalho teve como objetivo geral compreender o processo de coleta seletiva e buscar formas de melhorar a vida da população bem como preservar o meio ambiente e indentificar e classificar os diferentes destinos que podem ser dado ao lixo e os problemas ambientais causados pelo mesmo e desenvolver a formação de uma consciência ecológica, difundindo conhecimento e informações para que as pessoas possam conviver e integra-se melhor com o meio ambiente, reavaliando nossas idéias e soluções,.
Tendo em vista, que os residuos (lixo) trasem para o solo e o meio ambiente danos irreversiveis essa pesquisa torna-se impresindivel.

MATERIAL E MÉTODOS: Para desenvolvermos nosso projeto realizamos pesquisa bibliográfica em varias fontes como, livros, fotos atuais e antigas, entrevista (trabalho no campo) com o prefeito Fernando Zafonato, secretario do meio ambiente Denir Maziero e a engenheira florestal Karina Fabiana de Oliveira, levantamento de dados sobre a separação do lixo recolhido na sociedade matupáense e confecção de questionários, através do qual buscaremos subsídios para o nosso projeto, aonde verificaremos, qual é a quantidade de lixo coletado diariamente.
Também realizamos oficinas de reciclagem trabalhando o artesanato com matérias inorgânicas, o qual desenvolverá nos alunos da escola Luiza Miotto Ferreira, a habilidade de reaproveitamento, confeccionamos panfletos e cartazes, aonde o mesmos divulgou os resíduos (lixo) sólidos, orgânicos, seus nomes e período para decomposição, classificações dos resíduos (lixo), os ricos a saúde e ao meio ambiente de cada resíduo (lixo), a classificação dos elementos químicos, os agentes biológicos e para apresentação do nosso trabalho utilizamos fotos, vídeos, panfletos e cartazes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Sabemos que a poluição, decorrente da grande quantidade de lixo produzido pelo homem, ameaça a vida de todos os seres vivos do planeta.
Sobre este contexto o trabalho, nos levou a reflexão sobre o processo de coleta de resíduos (lixo), no qual ocorreu levantamento de dados sobre a separação do mesmo também quanto a verificação dos resíduos coletados diariamente.
Sobre essa analise pode destacar que residuos tanto como organico, inorganico, toxicos e dejetos de animais possuem o mesmo destino tal qual é o aterro sanitario.
Quanto aos resíduos tóxicos (pilhas, baterias, TV, lâmpadas fluorescentes)não possui um local apropriado para seu destino final nisso acarreta a contaminaçao do solo pois em sua composiçao e encontrado elementos quimicos como: mercurio, chumbo, niquel, cadmio entre outros alem de que, o liquido liberado pela decomposiçao dos residuos no ar exala mal cheiro e gáses poluentes.
Aos entrevistados apos possuirem noçao dos danos causados pelo lixo utilizado em suas residencias se mostraram preocupados e absmados pelas consequencias da falta de coleta seletiva e aos mesmos foi ministrado uma oficina de artesanato com materiais inorganicos aonde demostraram grande interese e partipação e concretizam que apos realizado esse trabalho mudaram seus habitos de vida para garantir um meio ambiente e uma vida melhor para geraçoes futuras.





CONCLUSÕES: Para nos acadêmicos a realização deste projeto foi uma experiência fabulosa e de grande importância haja feito, que remete-nos no tempo e na história da ciência elevando nossos conhecimentos culturais, modificando nosso modo do pensar comum através do conhecimento acadêmico.
Concluiu-se que o aterro sanitário do município de Matupá encontra-se nas normas da vigilância sanitária, no entanto a necessidade do processo de coleta seletiva, para melhoria da saúde da população e meio ambiente.


AGRADECIMENTOS: Agradeçemos a Deus em primeiro lugar,ao nossos orientadores,a nossa tutora, nossa familia,e senhores e senhoras que nos cederam as entrevistas. Muito obrigado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, Paulo Mauricio. Química/Física: seus fundamentos, suas aplicações. 9 ed. São Paulo. Editora Nacional, 1986.