ÁREA: Ambiental

TÍTULO: AS CONSEQÜÊNCIAS DAS QUEIMADAS PARA O MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE-MT

AUTORES: CABRAL,D.M. (IFMT) ; MACEDO,J.R.B. (IFMT) ; SANTOS,L.R. (IFMT)

RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo apresentar as conseqüências das queimadas para o município de Guarantã do Norte-MT, destacando sua atuação sobre a biodiversidade local, enfatizando sua ação destrutiva ao meio ambiente, sobre os recursos hídricos, vegetação, os problemas que causam ao solo e o modo de como afeta a saúde das pessoas. Foi utilizado como metodologia a realização de questionários direcionados aos responsáveis pelos órgãos ambientais, além de pesquisas bibliográficas. Os resultados encontrados remetem na ação destrutiva das queimadas sobre o solo, afetando a vida microbiana do mesmo, sobre a vegetação, com a destruição de bancos de sementes e as modificações climáticas, causando o atraso do período chuvoso.

PALAVRAS CHAVES: queimadas, biodiversidade, clima.

INTRODUÇÃO: Muitos são os problemas enfrentados na atualidade pela ação das queimadas. Suas conseqüências são alarmantes, podendo repercutir de forma irreversível na biodiversidade local e na saúde da população. As substâncias tóxicas são liberadas na atmosfera, acumulando-se em grande quantidade, vindo a causar prejuízo ambiental e contribuindo para o aquecimento global, sendo as queimadas a segunda causa deste processo, ficando atrás apenas da emissão de gases provenientes de veículos automotores. Assim, o objetivo da pesquisa é o estudo das causas e efeitos das queimadas sobre a diversidade biológica no município, já que as devidas inferências são assustadoras, refletindo na qualidade do ar podendo assim vir a causar transtornos à saúde da população, agindo como um dos principais determinantes no desaparecimento de espécies, afetando diretamente a fauna e a flora, contribuindo para a degradação e atuando negativamente no equilíbrio ecológico. Por esse motivo, torna-se relevante o estudo dos efeitos das queimadas no município de Guarantã do Norte, que já passou por graves problemas devido a essa prática.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa apresentada tem como fundamento descobrir e observar fenômenos, procurando conhecer e interpretar a realidade sem interferir na sua modificação. Executada através de diferentes abordagens metodológicas, a primeira fase foi realizada por meio de levantamento bibliográfico através de livros, periódicos, dissertações, artigos e teses, visando a complementação de sua fundamentação teórica, buscando com isso a opinião de diferentes estudiosos sobre o tema. A segunda com a elaboração de questionários mediante o discernimento das questões mais importantes, relacionando os itens com a proposta da pesquisa. Foram definidos de maneira a motivar e incentivar o entrevistado, ofertando campo para o discorrimento e complemento da pesquisa, efetuando aplicação dos mesmos aos responsáveis pelos seguimentos relacionados ao meio ambiente do município de Guarantã do Norte. Os dados coletados foram tabulados, analisados e inclusos no trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo os resultados obtidos, as áreas no município de Guarantã do Norte que mais são afetadas pelas queimadas são as rurais em processo de formação de pastagens, ocorrendo a destruição da biodiversidade local, aumentando o desequilíbrio das espécies, tornando o solo mais pobre, prejudicando os recursos hídricos, contribuindo para as modificações climáticas e afetando a saúde dos moradores locais devido a liberação do carbono estocado para a atmosfera, contribuindo assim para o aquecimento global e efeito estufa.
Com o estudo mais aprofundado, foi possível constatar as conseqüências das queimadas sobre a vegetação, destruindo o patrimônio genético e biológico, a fauna e a flora, a vida microbiana (CPI 1982), as sementes, eliminando vegetais, reduzindo a cobertura vegetal dos recursos hídricos propiciando a contaminação das águas, contribuindo para a perca dos nutrientes do solo já que, com a queima, as substâncias contidas são liberadas apresentando ação alcalina. A prática das queimadas objetivando a renovação de pastagens é um argumento sem amparo científico, já que não há pesquisas que comprovem sua veracidade. A área afetada pode se regenerar sem a interferência do homem, dependendo da intensidade do calor e a periodicidade em que a técnica é realizada. A população local enfrenta grandes problemas ligados às alergias respiratórias na época das queimas, sendo ainda mais agravantes no período da seca. Quanto às modificações climáticas pode-se afirmar a que as frentes frias vindas do sul são impedidas pela fumaça de chegarem até a região, havendo grande parcela de contribuição para efeito estufa devido à emissão dos gases, já que os raios solares são barrados por eles de se expandirem para a atmosfera.




CONCLUSÕES: O uso do fogo afeta a vida da população local, pois, unida com a poeira da época da seca contribui para o aumento de alergias respiratórias principalmente em crianças, causa danos materiais com o aumento e alastramento de suas chamas, provocando a destruição da vida microbiana, fauna e flora. O solo também sofre com essa prática, pois, tem seus nutrientes destruídos e a diminuição de sua acidez (WELLS et al 1979), propiciando o aparecimento de espécies oportunistas, ficando pouco produtivo demorando a recupera-se dependendo do aquecimento a que é submetido.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a José Ferreira de França, Cristiane Zeri de Oliveira Paulo e Jurandir Dias de Moura pela colaboração.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CPI (Comissão Parlamentar de Inquéritos). As queimadas no Brasil. Rio de Janeiro; 1982.
BATISTA, A. C; REISSMANN, C.B.; SOARES, R. V. Efeitos da queima controlada sobre algumas propriedades químicas do solo em um povoamento Pinus taeda no município de Sengés – PR; 63p. Disponível em : http://www.floresta.ufpr.br/firelab/artigos/artigo02.pdf