ÁREA: Ambiental

TÍTULO: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E SUPERFICIAIS CONSUMIDAS PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA E NO DISTRITO DE PAU D’ARCO - PA

AUTORES: BARROS, H.C. (UFPA) ; MORAES, H.H.Q. (UFPA) ; BORGES , A.S. (UFPA) ; SILVA, J.P. (UFPA) ; LIMA, M.E.B (UFPA) ; CARVALHO, J.H.S (UFPA)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo avaliar a potabilidade das águas dos poços subterrâneos e de águas e superficiais na sede e no distrito de Pau D´arco do município de Santa e Bárbara, através dos parâmetros microbiológicos, que permitiram uma avaliação concisa baseada nas normas a qualidade das mesmas, bem como compará-la com as normas de potabilidade segundo a Portaria nº. 518/2004 do Ministério da Saúde (MS). Para a avaliação da qualidade da água foram feitas as seguintes determinações: coliformes totais.

PALAVRAS CHAVES: potabilidade, microbiológico, santa bárbara

INTRODUÇÃO: O município de Santa Bárbara integra a região metropolitana de Belém, localizando-se a 62 Km da capital Paraense. Dessa forma, este município assim como a cidade de Belém passam por problemas de abastecimento e saneamento de água, ou seja, seu fornecimento é pouco eficiente, contribuindo para a escavação de poços artesianos com o intuito de suprir as necessidades quantitativas e qualitativas da população local. Portanto uma das grandes preocupações da comunidade científica atualmente é com o meio ambiente mais precisamente com a poluição dos corpos hídricos, causadas de forma antrópica.
Segundo VIANA (2002) a importância das águas subterrâneas é evidenciada pelo baixo custo de implantação da obra de captação, comparativamente com as águas superficiais, com amortização dos investimentos em um médio espaço de tempo, boa qualidade da água, custo mínimo com aduções e além de tudo, por estarem melhores protegidas dos agentes poluidores. Este estudo foi desenvolvido visando avaliar a potabilidade de águas de poços subterrâneos e de águas e superficiais na sede e no distrito de Pau D´arco do município de Santa e Bárbara, através através de parâmetros analíticos que permitiram uma avaliação concisa baseada nas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiental (CONAMA) quanto à qualidade da mesma tanto para consumo humano, como para outros fins.


MATERIAL E MÉTODOS: A quantificação de coliformes totais e fecais na técnica empregada foi realizada através de um método simplificado de aproximação, denominado Número Mais Provável (NMP), também conhecido como tubos múltiplos, sendo o resultado expresso em NMP por 100 mL (ALPHA,1985).A leitura da técnica do NMP consiste em anotar os tubos turvos e com formação de gás, nos casos dos caldos lauril sulfato de sódio e caldo EC. De posse destas anotações são determinados os NMP/100 de coliformes e em seguida comparado com os valores estabelecidos pela OMS



RESULTADOS E DISCUSSÃO: As pesquisas de coliformes realizadas nas amostras, com exceção da amostra 01(município sede), acusaram a presença de coliformes totais e fecais; indicando presença de dejetos humanos e de animais ou contaminação do lençol freático. Esta contaminação pode ter ocorrido por fossas assépticas próximas aos pontos de captação das águas utilizadas no abastecimento das localidades pesquisadas durante o trajeto das mesmas pelas tubulações às residências. Estes valores já eram esperados em virtude das águas das amostras analisadas não apresentarem nenhum tipo de tratamento prévio, como cloração, confirmando-se através das análises ausência de cloro nas amostras. Os gráficos 1 e 2 demonstram os resultados obtidos nas análises microbiológicas em amostras de água do Município de Santa Bárbara e o Distrito de Pau D’Arco.





CONCLUSÕES: As análises confirmaram a presença de Coliformes Totais e Fecais nas amostras (02, 03, 04, 05, 06, 07 e 08). Sugerindo que as águas analisadas estão inadequadas para consumo humano, pois não se enquadram na classificação do CONAMA como águas potáveis, haja vista, que as oito apresentaram um ou mais parâmetros que não obedecem aos padrões estabelecidos pelo órgão responsável. Assim sendo, o consumo das mesmas podem representar um fator de risco para a saúde.
Para a redução de contaminantes, torna-se necessário um tratamento físico-químico dos parâmetros que apresentaram valores que não estão de acordo com os parâmetros oficiais estabelecidos pelo CONAMA e assim tornar a água adequada para o consumo humano.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: APHA, American Public Health Association. Standard Methods for the examination of water and wastewarter. Washington. 16 ed.1985.
BABBITT, H. E.; DOLAND J. J.; CLEASBY, J. L.; - Abastecimento de Água – Ed. Edgard Blücher. São Paulo 1988.
CETESB - COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL Controle da Qualidade da água para Consumo Humano, Bases Conceituais e Operacionais - São Paulo, 1977.
CETESB - COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL
CONAMA. Manual de Laboratório para Controle de Qualidade de Água. Resolução N° 20, de Junho de 1986