ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Disciplinas: preferências ou dificuldades?

AUTORES: OLIVEIRA, D.R. (UFU) ; LIMA, A.P. (UFU) ; MOREIRA, M.V.B. (UFU) ; AMORIM, E. (UFU) ; GUEDES, P.R.S. (UFU)

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi investigar quais disciplinas os alunos preferem estudar no Ensino Médio, além de verificar a existência ou não de dificuldades no aprendizado de Química. Foi aplicado um questionário on-line aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Uberlândia e quatro perguntas foram direcionadas aos entrevistados. Os resultados mostraram que a Matemática (29%) e a Biologia (28%) são as disciplinas preferidas pelos alunos enquanto apenas 8% destes preferem estudar Química. Provavelmente esses resultados estão ligados às dificuldades no aprendizado da disciplina em questão, pois 64% dos alunos afirmaram ter alguma dificuldade no aprendizado de Química. A partir dos resultados foi elaborado uma ação de intervenção, com objetivo de minimizar as dificuldades.

PALAVRAS CHAVES: química, pibid, disciplina

INTRODUÇÃO: Os resultados pouco animadores quanto à questão da aprendizagem em ciências tem preocupado bastante a todos (BARROS, 1997). Não só pelo fato dos desempenhos escolares em muitos casos serem baixos, mas também pela dificuldade que os alunos têm de perceberem a importância dos conteúdos científicos em suas vidas. Para Chassot (1995), “a ciência é uma linguagem para facilitar a leitura do mundo”. É notória a existência de uma grande dificuldade no ensino de ciências exatas, pois geralmente os alunos têm aversão às disciplinas relacionadas com a área, por considerarem os conteúdos complexos ou pouco inteligíveis. Esta constatação, causada por vários fatores, é uma das fontes da dificuldade de ensinar as disciplinas da área e influencia o aprendizado dos alunos, causando mais aversão. Várias pesquisas em ensino de ciências têm demonstrado que a dificuldade de aprender conceitos científicos em sala de aula está muito relacionada à maneira pela qual o professor trata a disciplina, objeto do seu ensino(MORTMER, SCHNETZLER). Além disso, na vida cotidiana escolar, observam-se as dificuldades dos alunos compreenderem de maneira positiva a disciplina de Química. Talvez seja por isso que ela muitas vezes não se encontra entre as preferidas pelos alunos. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo investigar quais as disciplinas os alunos preferem estudar, verificando se a Química se encontra entre essas disciplinas, além de detectar a existência de dificuldade para a aprendizagem de Química na escola. Este estudo faz parte de uma das ações previstas no plano de atividades do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência”, da Universidade Federal de Uberlândia – PIBID/UFU, e foi realizado dentro de uma escola pública da cidade de Uberlândia conveniada ao programa.

MATERIAL E MÉTODOS: Um questionário on-line foi adotado para receber as respostas de forma rápida e sem a utilização de papéis. O público questionado foi constituído de cinqüenta alunos do ensino médio (EM) pertencentes a cinco salas de aula do período matutino. Foram escolhidos dez alunos de cada sala de forma aleatória.
O processo se deu em duas etapas. Na primeira etapa foram direcionadas duas perguntas aos entrevistados. A primeira pergunta estava relacionada à disciplina que os alunos tinham preferência em aprender, e a segunda à existência ou não de dificuldade no aprendizado de Química.
Após obtermos os resultados da primeira e da segunda pergunta, planejamos ações de intervenção a serem realizadas futuramente. Para tal foram feitas mais duas perguntas aos alunos, e essa se constituiu a segunda etapa do processo. Uma dessas perguntas procurava saber se o entrevistado possuía acesso à internet, e a outra pergunta estava relacionada à opinião do aluno quanto ao uso de atividade diferenciada no ensino e na aprendizagem de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A primeira pergunta oferecia sete opções de resposta aos alunos. As disciplinas “Matemática e Biologia” obtiveram a maior porcentagem de respostas, como mostra a figura 1. Esse resultado foi surpreendente, uma vez que geralmente os alunos possuem dificuldades em disciplinas da área de exatas.
A segunda pergunta oferecia três opções de resposta. Verificou-se que 36% dos alunos não apresentam dificuldade no aprendizado da disciplina. E do restante, 28% apresenta apenas um pouco de dificuldade e 36% apresenta muita dificuldade.Os resultados obtidos na primeira pergunta podem estar ligados às dificuldades no aprendizado da disciplina em questão.
Após analisarmos os resultados obtidos na primeira e segunda pergunta foi possível elaborarmos a próxima ação do projeto, de modo a oferecermos suporte ao ensino de Química na escola, minimizando as dificuldades existentes na disciplina em questão.
A partir dos resultados das duas últimas perguntas foi possível constatar que 95% dos entrevistados possuem acesso à internet e que 88% dos entrevistados vêem a utilização de atividades diferenciadas, no ensino e na aprendizagem de química, de forma positiva.
A próxima ação apresentada então pelo projeto se trata da construção de um site de química, onde os alunos da escola poderão se cadastrar e ter acesso a conteúdos, jogos on-line de perguntas e respostas, softwares para download e muito mais. O site terá como foco principal o espaço que será reservado para os alunos deixarem suas dúvidas e serem respondidos. Essa será uma forma alternativa de apresentar soluções as dúvidas dos alunos que na maioria das vezes não possuem tempo disponível para freqüentarem a monitoria oferecida pelo projeto, uma vez que essa é realizada à tarde, horário em que muitos alunos trabalham.



CONCLUSÕES: Os resultados obtidos mostraram que as disciplinas preferidas pelos alunos foram a Matemática (29%) e Biologia (28%) e que apenas 8% dos alunos preferem estudar Química. Esses resultados foram importantes para elaborarmos a próxima ação do projeto, que se trata da construção de um site de química. Assim, será possível avaliar se a proposta foi eficaz no seu objetivo, além de confirmarmos se os reais motivos da aversão em estudar Química estão nas dificuldades do aprendizado da disciplina.

AGRADECIMENTOS: CAPES, FAPEMIG, IQUFU.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARROS, S.S., Educação Formal versus Informal (15-18 de julho, 1997): Desafios da Alfabetização Científica, Mesa Redonda, 11o COLE, Unicamp.

CHASSOT, A.I. Para que(m) é útil o ensino? São Paulo. Ulbra 1995.

MORTMER, E.F.; Química Nova na Escola, 20, 3, 2004.

SCHNETZLER, R. P. ; Química Nova na Escola, 20, 49, 2004

Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Regimento Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/UFU. Brasília: CAPES, 2008. 12p.