ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: AÇÃO CORROSIVA DE PRODUTOS DE LIMPEZA SOBRE SUPERFÍCIES METÁLICAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: PEREIRA, J. F. (IFMA) ; Péricles Mendes Nunes ()

RESUMO: O presente trabalho objetiva proporcionar aos estudantes a aplicação prática das teorias ensinadas em sala, tornando as aulas e o Ensino de Química, mais dinâmico. Para tanto, foram desenvolvidos experimentos envolvendo a corrosão metálica pelo uso de produtos de limpeza. A medida dos valores do pH das soluções e o fenômeno corrosivo foram observados através de inspeções semanais feitas pelos alunos. Observou-se durante as inspeções que houve corrosão em algumas superfícies metálicas (arruelas metálicas) imersos em soluções de concentrações de 100% (puro) e 50% (diluída). Em contrapartida, o Pinho Sol (Bom Bril) não apresentou corrosão tanto com concentração a 50% quanto a 100%.

PALAVRAS CHAVES: ação corrosiva, produtos de limpeza, ensino de química

INTRODUÇÃO: O ensino de química nas escolas públicas está limitado a aulas tradicionais, reduzindo-se apenas a transmissões de informações, definições de leis e conceitos sem nenhuma interação do assunto abordado em sala com o cotidiano dos alunos. Considerando o papel que os mesmos podem desempenhar na aprendizagem das aulas de Química, foram realizadas as aulas experimentais a partir do assunto ministrado em sala, este foi corrosão. A corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração, como exemplo, temos a corrosão química decorrente do ataque de um agente químico diretamente sobre o material, sem transferência de elétrons de uma área para outra. Com base nisso, o objetivo deste trabalho é proporcionar aos alunos a aplicação do conteúdo ministrado em sala de aula no âmbito prático, bem como demonstrar que os produtos de limpeza do nosso cotidiano podem atacar irreversivelmente algumas superfícies metálicas como a pia de inox da cozinha, o fogão, a geladeira, etc.

MATERIAL E MÉTODOS: - Produtos de limpeza de baixo custo (apresentados na Tabela 1)
- Arruelas de aço lisas zincada (cupons de prova);
- Papel Indicador Universal de pH;
- Formas de Gelo;
- Acetona a 10 volumes
- Soluções: Produto puro e uma solução a 50% v/v (diluída em água destilada)
- As aulas experimentais foram elaboradas a partir do assunto abordado previamente na sala de aula (corrosão) e o experimento foi realizado no laboratório com produtos de limpeza de baixo custo e as arruelas de aço, que funcionaram como cupons de prova corrosiva.
Limpeza das arruelas de ferro: Para não ocorrer nenhuma interferência no resultado final da experiência, lavaram–se as arruelas com água e sabão e em seguida, passou-se acetona nas mesmas. Após estarem secas foram depositas nas formas de gelo.
- Inspeções semanais para a observação do processo corrosivo: para acompanhar as reações ocorridas foram executadas as inspeções em dois momentos 7 e 14 dias após as arruelas serem imersas nos produtos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O experimento pôde relacionar na práica o assunto ministrado em sala com o cotidiano dos alunos, que mostraram um melhor entendimento deste. A corrosão pôde ser observada na arruela através da mudança de coloração da solução, onde estavam submersas, pela formação de resíduos e pela diminuição da espessura da amostra, que pôde ser observada pelos alunos a olho nu.
I-Influência do pH das aoluções
Os produtos utilizados foram submetidos à análise de pH (Tabela 1). Verificou-se que as amostras submetidas aos produtos com menor pH apresentaram corrosão mais acentuada.
Tabela 1:Produto utilizado e seu pH
II-Influência da concentração
Limpa Alumínio (Nutrilar)
-Sem diluição: a arruela logo que imersa neste produto apresentou efervescência e na primeira observação já podia ser constatado uma acentuada corrosão por Pite, fato que pode ser evidenciado pela presença de ácido clorídrico na composição.
-Com diluição de 50%: foram constadas as mesmas características que a amostra sem diluição.
Desinfetante Pinho Sol (Bom Bril)
No desinfetante Pinho Sol,observou-se que este não apresentou efeito corrosivo no período estudado nem com o produto puro nem com o diluído, funcionando como inibidor de corrosão, o que pode ser justificado pela neutralidade do pH da mistura.
Limpa Cerâmica e Azulejos (Azulim)
-Sem diluição: produção de resíduos sólidos marrom-escuros e perda de espessura com formação de pequenas escavações na superfície da arruela.
-Com diluição de 50%: foram constadas as mesmas características que a amostra sem diluição.
Limpa Alumínio (Econômico)
-Sem diluição: provocou a perda do brilho e de espessura da arruela, com formação de resíduos sólidos de cor cinza.
Diluição de 50%: também provocou a perda do brilho, com menor formação de resíduos e menor perda de espessura.



CONCLUSÕES: O trabalho pôde mostrar como a corrosão por produtos químicos é rápida e de fácil visualização. Levando o aluno a refletir e perceber que o uso destes pode danificar superfícies metálicas de materiais da casa (pia de aço inox, utensílios de conzinha, etc.). Demostrou que a corrosão está presente no dia a dia e não apenas em indístrias. Portanto, o experimento é uma oportunidade no Ensino de Química para falar sobre os fenômenos corrosivos de maneira simples e com o uso de materiais alternativos.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MERÇON, Fábio; GUIMARÃES, Pedro Ivo Canesso; MAINIER, Fernando Benedito. Corrosão: um exemplo usual de fenômeno químico. Química Nova na Escola, n. 19, p. 11 - 14, maio 2004.

SOUZA, Elizabeth Teixeira de et al. Corrosão de metais por produtos de limpeza. Química Nova na Escola, n. 26, p. 44 - 46, nov. 2007.

GENTIL, V. Corrosão. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos,2003.

SILVA, A. M; BANDEIRA, J. A. A Importância em relacionar a parte teórica das aulas de química com as atividades praticas que ocorrem no cotidiano. 5º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2006.