ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: ENTRE A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E PESQUISAS ACADÊMICAS

AUTORES: COSTA, FABIULA TORRES (UFMT) ; BERALDO, TÂNIA MARIA DE LIMA (UFMT)

RESUMO: O presente trabalho põe em pauta a disciplina Prática de Ensino nos cursos de Licenciatura em Química no Brasil. O objetivo central é estabelecer um diálogo entre a legislação educacional brasileira relativa à formação de professores e questões abordadas nas dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação do país, no período entre 2004 a 2009. Os dados nos mostram que os estudos sobre essa disciplina têm a finalidade de analisar o processo de reformulação/criação dos cursos; o referencial teórico adotado nos estudos dá destaque para a formação de professores reflexivos. Os problemas relatados realçam a necessidade da revisão do currículo dos cursos, e para a adoção de procedimentos pedagógicos que valorizem a abordagem prático-reflexiva, considerada um princípio curricular.

PALAVRAS CHAVES: licenciatura em química; prática de ensino; identidade profissional.

INTRODUÇÃO: Hoje há praticamente um consenso quanto à idéia de que os cursos de formação de professores não estão sintonizados com a realidade educacional brasileira.Fala-se que os cursos de licenciaturas são pouco eficientes em proporcionar uma visão mais ampla da atividade docente. Um dos problemas apontados é o despreparo pedagógico dos professores universitários, fator que afeta a formação dos licenciados (Maldaner 2000).Reitera-se a importância de se estabelecer relações mais efetivas entre teoria e prática como uma forma de interação entre o conhecer e o fazer. Nesse sentido, a disciplina Prática de Ensino torna-se foco de grande interesse para pesquisa, já que essa participa da construção da identidade profissional do educador.
Segundo Marandino (2003) a Prática de Ensino vem sendo objeto de reflexão há pelo menos duas décadas. Sua relevância justifica a realização do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), evento que desde 1982 integra milhares de pesquisadores interessados nessas temáticas. Ao longo desse período, a Prática de Ensino se consolidou como disciplina das Licenciaturas.
Este estudo põe em pauta essa disciplina nos cursos de Licenciatura em Química no Brasil. O propósito é apresentar uma análise sobre como esta temática tem sido abordada das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação do país, no período entre 2004 a 2009. O levantamento permitiu identificar apenas nove trabalhos sendo 2 teses de doutorado e 7 dissertações de mestrado. Desenvolvemos a analise considerando os seguintes aspectos: finalidades das pesquisas; concepções de Prática de Ensino; referencial teórico adotado e problemas relativos à Prática de Ensino, relatados nos estudos. As reflexões derivadas das análises são apresentadas nas considerações final

MATERIAL E MÉTODOS: A análise foi desenvolvida a partir do exame das orientações oficiais para a Prática de Ensino e do estabelecimento de relações entre a legislação e os dados das pesquisas. Para isso foi realizada uma pesquisa no banco de teses da CAPES. Foram encontradas 2 teses e 7 dissertações sendo 6 de mestrado acadêmico e 1 de mestrado profissionalizante.
Este estudo foi desenvolvido em duas partes. Na primeira buscamos algumas considerações sobra a Prática de Ensino em textos que tecem a legislação educacional brasileira. Na segunda parte analisamos 7 dissertações e 2 teses que tratam da Prática de Ensino no curso de Química (CARNEIRO 2008; CORRADI, 2005; GASPARI, 2009; KASSEBOEHMER, 2006; MELO, 2007; PREDEBON, 2009; SILVA, 2005; SILVA, 2008; e ZULIANI, 2006). O propósito é apresentar um quadro que permita compreender as relações entre a legislação educacional e as produções acadêmicas. Essas produções acadêmicas, extraídas do Banco de Teses da Capes, foram publicas no período compreendido entre 2004 a 2009. Na análise foram considerados os seguintes aspectos: finalidades das pesquisas; concepções de Prática de Ensino; referencial teórico adotado e problemas relativos à Prática de Ensino, relatados nos estudos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: De um modo geral as pesquisas foram pautadas por objetivos relacionados com: processo de reformulação/elaboração do currículo dos cursos de Licenciatura em Química; adequação do currículo às novas orientações da legislação educacional; formação de professores de Química. Nas pesquisas analisadas a prática de ensino é concebida como uma disciplina fundamental para a formação de professores, dado a possibilidade que ela oferece de articulação entre o conhecimento específico das ciências em geral e os conhecimentos pedagógicos para o exercício docente. Nota-se nos trabalhos a preocupação em buscar amparo na legislação educacional brasileira para expressar a concepção de Prática de Ensino. As concepções apresentadas consideram a Prática de Ensino como componente curricular, presente em toda estrutura curricular dos cursos de formação. Outro aspecto bastante realçado é o entendimento de que Prática de Ensino deve estar estreitamente vinculada tanto ao estágio curricular quanto às demais atividades acadêmicas, contribuindo para a formação de uma identidade de professor.
Os autores mais utilizados como referencial teórico nas pesquisas defendem a idéia de que as Instituições de Ensino Superior devem contribuir mais efetivamente para a formação de professores. Ao adotar esse referencial teórico os pesquisadores defendem a idéia de que a Prática de Ensino nos programas de formação de professores deve apontar para um modelo de resolução de situações problemas, comungando o princípio da ação-reflexão-ação proposto por Schön.
Os problemas relatados realçam a necessidade da revisão do currículo dos cursos de licenciatura em Química e para a adoção de procedimentos pedagógicos que valorizem a abordagem prático-reflexiva, considerada um princípio curricular.


CONCLUSÕES: A análise mostrou que tanto a legislação como as produções acadêmicas realçam o valor da disciplina Prática de Ensino no processo de formação de professores de química. Nos diversos trabalhos o professor é concebido como um profissional autônomo que reflete sobre a própria prática, toma decisões e redimensiona a ação pedagógica. Esta é entendida como um fenômeno complexo, singular, instável, marcado por incertezas e conflitos. Dessa forma, a prática não é apenas lócus da aplicação de conhecimentos científicos e pedagógicos, mas espaço reflexão, de criação e de produção de conhecimentos docente

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARNEIRO, Suely Oliveira. Opiniões sobre estágio curricular e Prática de Ensino na licenciatura em Química: o caso do CEFET-PB. 2008. 93 p. Dissertação (Profissionalizante) – Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2008.

CORRADI, Dulcelena Peralis. Estágio Supervisionado: Cultura(s) e processos de identificação permeando um currículo de formação de professores de química. 2005. 104 p. Dissertação (Mestrado) – Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
GASPARI, Alexandre Rodrigues. A Formação de professores de Química em curso de licenciatura. 2008. 85p. Dissertação (Mestrado) – Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

KASSEBOEHMER, Ana Cláudia. Formação Inicial de Professores: Uma análise dos cursos de licenciatura em Química das Universidades Públicas do estado de São Paulo. 2006. 174 p. Dissertação (Mestrado) – Química, Universidade de São Carlos, São Carlos, 2006.
MALDANER, Otávio Aloisio. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: Professores/Pesquisadores. 1 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.

MARANDINO, Martha. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências. Cad. Bras. Ens. Fís. V. 20, n. 2, p. 168 -193, ago. 2003.

MELO, Geovana Ferreira. Tornar-se Professor: a formação desenvolvida nos cursos de Física, Matemática, e Química da Universidade Federal de Uberlândia. 2007. 233 p. Tese (Doutorado) – educação, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2007.

PREDEBON, Flaviane. Evolução das concepções didáticas de futuros professores de química sob uma perspectiva investigativa construtivista. 2009. 271p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências)- Educação em Ciências da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2009.

SILVA, Andréia Pires. O Projeto integrado de Prática Educativa (PIPE) nas licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química: desafios e possibilidades para formação docente. 2008. 125 p. Dissertação (Mestrado) – Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.

SILVA, Lucicléia Pereira da. Prática Docente em Química: Saberes construídos na ação. 2005. 99 p. Dissertação (Mestrado) – Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Pará, 2005.

ZULIANI, S. R. Q. A. Prática de Ensino de Química e Metodologia Investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da Semiótica Social. 2006. 288 p. Tese (Doutorado) – Educação, Universidade de São Carlos, São Carlos, 2006.