ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Estudo das concepções dos professores de química do Ensino Médio do município de Dom Pedrito-RS, sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade

AUTORES: CASTRO, H.M.C. (UNIPAMPA) ; VIEIRA, H.J. (UFGD)

RESUMO: Neste trabalho buscou-se identificar compreensões iniciais de professores de Ciências
sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a finalidade de orientar
ações de formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza,
da cidade de Dom Pedrito-RS. Para isso, utilizou-se um formulário contendo 7 questões
retiradas do questionário conhecido como VOSTS (Views on Science, Technology and
Society). Como resultado geral, do total de frases disponíveis no questionário,
verificou que foram selecionadas 20% das frases categorizadas como Realistas, 63% das
frases foram Plausíveis e, por fim, 17% das frases selecionadas foram consideradas
Ingênuas quanto ao tema CTS.

PALAVRAS CHAVES: cts, professores de química, vosts

INTRODUÇÃO: Diversas pesquisas sobre a concepção de alunos e professores de diversos níveis sobre
as interações CTS tem sido realizados. Tais estudos mostraram o pouco conhecimento
dos professores em relação à abordagem CTS, evidenciando a necessidade do
desenvolvimento de programas para formação específica neste campo. As compreensões de
professores sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm sido
apontadas como um dos pontos de estrangulamento, emperrando, muitas vezes, a
contemplação do enfoque CTS no processo educacional (Auler e Delizoicov, 2006). Como
o conhecimento das relações CTS pode ser o ponto motivador para proporcionar uma
visão mais adequada da ciência e da tecnologia situando-as em seu contexto social,
bem como melhorar a aprendizagem das Ciências Naturais e de Tecnologia, faz-se
necessário conhecer conhecer as concepções dos professores, que ensinam Ciências nas
escolas do Ensino médio, ou dos alunos que poderão a vir ser os alunos de
licenciaturas (Acevedo Díaz, 2001)
O objetivo deste trabalho foi analisar as concepções dos professores de química da
rede pública do ensino médio da cidade de Dom Pedrito – RS, sobre as relações entre
Ciência, Tecnologia e Sociedade.


MATERIAL E MÉTODOS: O instrumento de coleta de dados das concepções dos professores sobre as interações
CTS foi baseado no questionário VOSTS, elaborado por Aikenhead, Fleming e Ryan em
1982. Esta pesquisa contou com a participação de 5 professores colaboradores (PC) do
Ensino Médio, da Rede Pública de ensino da cidade de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul.
Dos professores colaboradores todos ministram aulas de Química, 2 lecionam ainda,
disciplinas da área de Física, 2 de Matemática e 2 lecionam Biologia. Para a
avaliação das concepções desses professores sobre conceitos CTS, aplicou-se um
questionário contendo 7 questões retiradas do questionário Views on Science-
Technology-Society (VOSTS) (AIKENHEAD, RYAN, FLEMING, 1989).
Cada questão do formulário VOSTS inicia-se com uma afirmação sobre as interações CTS.
Cada questão apresenta um determinado número de frases referentes à afirmação
apresentada, das quais se pede para que seja selecionada apenas uma frase pelo
avaliado.
Neste trabalho, cada frase do questionário foi categorizada como: Realista, Plausível
e Simplista. Optou-se por empregar a categorização obtida por Miranda (2008) e
Canavarro (2000, apud ALMEIDA, 2005). O questionário empregado apresentava 7
questões, contendo 70 frases categorizadas da seguinte maneira: 6 frases realistas,
19 frases plausíveis e 45 frases simplistas.
As categorias nomeadas correspondem às seguintes concepções, de acordo com Miranda
(2008):
•Realista(R): representa uma escolha que manifesta uma concepção apropriada sobre o
enfoque CTS;
•Plausível (P): representa uma escolha parcialmente legítima, com alguns méritos, mas
não totalmente realista sobre o enfoque CTS;
•Simplista (S): representa uma escolha ingênua quanto ao tema abordado.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificamos nos resultados obtidos, conforme verificado na Figura 1, uma
predominância de frases categorizadas como Plausíveis, mostrando assim uma
homogeneidade na seleção das frases categorizadas entre os professores colaboradores.
Destacamos que três professores selecionaram duas frases Realistas (PC2, PC4 e PC5),
de 6 frases realistas possíveis.
O PC2 apresentou um indicativo de percepção das inter-relações CTS, pois não
selecionou nenhuma frase Simplista. O PC4 e PC5 selecionaram o mesmo número de frases
categorizadas.
O PC3 selecionou um número considerável de frases Simplistas. Podemos considerar
neste caso, que o PC3 apresentou uma ausência na reflexão prévia sobre as relações
entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Verificamos neste estudo uma heterogeneidade das concepções de um grupo de
professores do Ensino Médio, da cidade de Dom Pedrito, sobre as interações entre CTS.
Cerca de 20% das frases categorizadas como Realistas terem sido selecionadas pelos
professores, 83% das frases selecionadas mostraram-se serem legítimas dentro dos
aspectos das relações CTS. Por fim, 17% das frases selecionadas foram consideradas
ingênuas quanto ao tema CTS.


CONCLUSÕES: Verificamos convergências em algumas das concepções apresentadas, como a definição de
Ciência, na contribuição da Ciência para o bem-estar econômico e controle político e
governamental da Ciência. Também identificamos aspectos diferenciados em posições
tomadas pelos professores, como na influência da C&T na qualidade de vida. Este estudo
pode ser uma ferramenta para respaldar ações no processo de formação inicial e
continuada de professores de Ciências, pois nos parece óbvio a necessidade de uma
formação específica no campo CTS, que capacite o professor a poder educar o aluno nas
atitudes CTS.

AGRADECIMENTOS: Ao Programa de Especialização em Ensino de Ciências e Tecnologia – UNIPAMPA e à
Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Acevedo Díaz, La Formación del Profesorado de Enseñanza Secundaria para la Educación CTS, Una cuestión problemática, 2001. Disponível em: <http://www.oei.es/salactsi/acevedo9.htm>. Acesso em: 20-set-2009.
AULER, D., DELIZOICOV, D. Educação Cts: Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. Las Relaciones CTS em La Educación Científica. 2006. Disponível em: <http://www.ige.unicamp.br/gapi/Auler%20Delizoicov%201.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2010.
AIKENHEAD, Glen. S., RYAN, Alan. G.; FLEMING, R. W. Views On Science-Technology Society, Form CDN.mc.5, 1989. Disponível em: < http://www.usask.ca/education/people/aikenhead/vosts.pdf>. Acesso em: 20 de Nov. de 2009.
ALMEIDA, Jorge F. M. Concepções e Práticas de Professores do 1° e 2° Ciclos do EB sobre CTS. 2005. 392 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Didática e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2005.

MIRANDA, Elisângela M. Estudos das concepções de professores da área de Ciências Naturais sobre as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2008. 137 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.