ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O Uso da Informática como Recurso Pedagógico no Ensino da Química

AUTORES: NASCIMENTO, E.D. (IFMT) ; MEDEIROS, N.E. (IFMT)

RESUMO: O ensino da Química é uma grande preocupação dos professores dessa área, que devem constantemente procurar formas que dinamizem o aprendizado do aluno. O trabalho objetivou adaptar a Informática no currículo escolar, utilizando o computador e softwares educativos como instrumento de apoio as aulas de Química,visando melhorar a compreensão do aluno e prepara-lo para uma sociedade informatizada. Para isso foi aplicado questionário direcionados a professores da área de Ciências Naturais, matemática e suas tecnologias de uma escola pública do municipio de Peixoto de Azevedo. Observou-se que os professores sentem-se despreparados para a utilização da informática como recurso didático do ensino da Química e pouco utilizam essa ferramenta que está presente na vida dos estudantes.


PALAVRAS CHAVES: informática, educação, aprendizado

INTRODUÇÃO: Sabemos que a evolução tecnológica, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real.
Atualmente vê-se no dia a dia, que a maioria dos jovens mesmo utilizando-se das novas tecnologias ainda não a utilizam como fonte de pesquisa para a construção de um conhecimento sistematizado, pois as disciplinas escolares não envolvem a informática como recurso pedagógico. É de suma importância a introdução da informática na educação de uma forma correta e direcionada como auxílio do aprendizado, pois, sem uma orientação adequada não será utilizada como forma de construção do conhecimento. O ensino da Química em nossa região é bastante deficiente devido a falta de profissionais capacitados na área e principalmente a não utilização dos recursos tecnológicos como ferramenta da aprendizagem.
É clara a necessidade de se desenvolver métodos de ensino que facilitem o aprendizado da Química e desperte o interesse dos alunos por essa ciência que está presente no seu dia a dia, a informática está entrando na educação para se transpor as fronteiras do educar convencional evoluindo assim o método de ensino, propiciando ao educando mais eficiência na construção do conhecimento acelerando seu aprendizado e conseqüentemente tornando a educação mais sólida.


MATERIAL E MÉTODOS: Para realização do trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico para aprofundamento temático. Realizou-se também visita a Escola Municipal Dom Helder Camara no município de Peixoto de Azevedo com o objetivo de verificação in locu da existência de laboratório de informática. Foi aplicado questionário direcionado aos professores da área de Ciências Naturais, Matemática e suas tecnologias, e para a técnica responsável pelo laboratório de informática da escola.Os dados coletados foram analizados e expostos no resultado da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi constatado que a técnica responsável pelo laboratório de informática não é habilitada na área, possui apenas capacitação. A mesma afirmou que os equipamentos não são adequados e que o número de máquinas são insuficientes para atender a demanda de alunos, e que o laboratório não possui nenhum software específico para utilizar nas aulas de Química.
Os professores raramente utilizam o laboratório de informática, segundo os professores entrevistados são poucas as máquinas que funcionam por não possuir profissional qualificado para manutenção do mesmo, todos afirmaram possuir capacitação na área de informática, ambos concordam que introduzir a informática na escola como recurso pedagógico certamente contribui para o aprendizado do aluno.
Em relação a existência de um software específico para aulas de Química os mesmos admitem não utilizar, somente o professor de matemática utiliza, enquanto os demais não utilizam ou desconhecem a existência desses softwares. Observa-se que os professores não estão preparados para utilização de software no ensino da Química não aproveitando esse recurso tão atual e presente na vida dos educandos. Sugere-se diante do exposto que seja oferecido cursos de capacitação para utilização do laboratório de informática da escola pesquisada direcionando para o ensino da Química bem como as áreas afins, com o intuito de promover a construção do conhecimento do aluno de forma mais dinâmica e prazerosa.


CONCLUSÕES: Pode-se constatar que a introdução da informática na Escola Dom Helder Câmara é uma
realidade, porém não a utilizam de uma forma direcionada à educação como auxílio do
professor no ensino da química, mas sim de uma forma genérica, ou seja a maioria
dos professores e técnicos responsáveis não conseguem filtrar os diversos mecanismos e ferramentas que a informática possui e transformá-los em um recurso e apoio para o
aprendizado dos alunos no processo educacional. Essa deficiência se caracteriza
geralmente pela falta de capacitação direcionada à esses profissionais.

AGRADECIMENTOS: Ao Jurandir Dias Moura e Cristiane Zeri de Oliveira Paulo.
Aos professores que responderam o questionário.
A Coordenadora Margarete Souza Gomes In

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GONÇALVES, José Ernesto Lima, Os impactos das novas tecnologias nas empresas prestadoras de serviços. São Paulo, RAE, v. 34, n. 1, p. 663-681, jan/fev. 1994.

VALENTE, José Armando. Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Por que o computador na educação. Gráfica central da Unicamp, Campinas-SP, 1993.

FLORES, Angelita Marçal - A Informática na Educação: Uma Perspectiva pedagógica – monografia- Universidade do Sul de Santa Catarina 1996 - http://www.hipernet.ufsc.br/foruns/aprender/docs/monogr.htm; Capturado em 17 de Fevereiro de 2010. ONLINE, Disponível na INTERNET.

MORAN, José Manoel. Novas Tecnologias e o Reencantamento do Mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n.126, set.-out., 1995.
http://infoescola.blogspot.com/2006/11/computador-na-escola-benefcios.html
http://www.ig.com.br/paginas/servicos/meuamigo_computador/index.html; Capturado em 17 de Fevereiro de 2010. ONLINE, Disponível na INTERNET.

RIBEIRO, João, Revista de Educação e Informática n. 14. São Paulo, p. 35-38. dez. 2000.

SANTOS VIEIRA , Fábia Magali - Gerência da Informática Educativa: segundo um pensamento sistêmico - http://www.connect.com.br/~ntemg7/gerinfo.htm; Capturado em 17 de Fevereiro de 2010. ONLINE, Disponível na INTERNET.

http://informaticanaeducacao.arteblog.com.br/; Capturado em 07 de Março de 2010, Disponível na INTERNET.

http://arrobainfoeduc.blogspot.com/; Capturado em 07 de Março de 2010, Disponível na INTERNET.

BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática - Autêntica, Belo Horizonte – 2001; Capturado em 07 de Março de 2010, Disponível na INTERNET.

http://64.233.163.132/search?q=cache:vFnNX8vSsJ:www.dsc.ufcg.edu.br/~joseana/SBPC01.ppt+benef%C3%ADcios+da+inform%C3%A1tica+na+educa%C3%A7%C3%A3o&cd=2&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=br; Capturado em 07 Março de 2010. ONLINE, Disponível na INTERNET.