ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Implantação de Horta Orgânica no "CEJA Luiza Miotto Ferreira"

AUTORES: CARDOSO, E.S. (UAB/IFMT) ; JUNIOR, M.F. (UAB/IFMT) ; DILL, S.C.O. (UAB/IFMT) ; SANTOS, S.R. (UAB/IFMT)

RESUMO: O ensino da química encontra algumas dificuldades com relação a aulas práticas, devido à falta de laboratórios. Com a implantação de uma horta orgânica no CEJA Luiza Miotto Ferreira (Matupá/MT), busca-se suprir um pouco desta dificuldade, tendo em vista que com esta atividade espera-se não somente tornar os conceitos químicos, físicos e biológicos mais familiares ao aluno como também promover a integração da disciplina de química com as demais. Para tanto, foram realizadas leituras a cerca do tema, visitas a propriedades, aulas teóricas dos conceitos que posteriormente são colocados em prática. Através de questionário diagnóstico, percebe-se que os educandos reconhecem a importância do projeto, pois são sabedores da influência positiva que ele exerce com relação ao seu desempenho escolar.

PALAVRAS CHAVES: ensino; importância; prática

INTRODUÇÃO: Uma horta orgânica tem produção de alimentos e produtos vegetais e não faz uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados. É um sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento sintéticos e tem como base o uso de estercos, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças.
Algumas pessoas relacionam a química a venenos e não conseguem perceber a utilização desta ciência para estudos relacionados ao bem estar humano. O ensino da química de modo prático deve proporcionar aos alunos um instrumento para maiores esclarecimentos e compreensão da química, pois utiliza processos químicos naturais que são o princípio da agricultura orgânica. A implantação da horta é uma forma de aprendizado extraclasse com conceitos básicos já estabelecidos, sendo postos em prática.
O trabalho com a horta não é exclusivo da disciplina de química e assim será utilizado como forma de integrá-la com as demais disciplinas. Além de ser utilizada como suporte para prática pedagógica, envolverá a comunidade escolar não só na sua implantação como também na discussão quanto à produção, coleta seletiva de lixo, compostagem, nutrição/hábitos alimentares, o que poderá resultar em mudanças no âmbito familiar quanto à qualidade nutricional da dieta, o que sabidamente, pode influenciar de forma positiva no desempenho escolar.

MATERIAL E MÉTODOS: Para que o projeto pudesse atingir os objetivos esperados, foram necessários estudos teóricos a cerca do tema, onde todos puderam se interar das diferenças entre produção tradicional e orgânica, além de conhecer projetos bem sucedidos. Através de leituras em revistas agrícolas, e sites especializados em agricultura orgânica, foi possível encontrar as metodologias adequadas de produção, além de conhecer a legislação referente ao assunto. Após a parte teórica, foram feitas visitas a agricultores e, após, iniciados os trabalhos práticos na própria escola. Para isso, houve orientação de um técnico do SENAR, que auxiliou tanto na montagem dos canteiros quanto na produção de adubo orgânico. Na fase de implantação da horta, foram usados equipamentos da própria escola, como enxada, pá, carrinho de mão, tambores, entre outros. Os alunos participaram desde a limpeza do terreno, construção de canteiros, produção de adubo e plantio, atende aos objetivos do projeto ao integrar disciplinas como matemática e química, entre outras.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a crescente preocupação quanto a uma alimentação mais equilibrada em valores nutritivos, com vista a obter melhoria na qualidade de vida, tem se tornado cada vez mais frequente o incentivo à implantação de hortas, sejam elas caseiras, comunitárias ou escolares. Sendo assim, a implantação da horta escolar além de orientar quanto à uma alimentação adequada, também pode ser utilizada como instrumento de apoio pedagógico e interdisciplinaridade, visando melhoria na qualidade de ensino e no desempenho escolar. A maioria das escolas de ensino fundamental e médio, assim como os centros de educação de jovens e adultos, não contam com laboratórios de ciências naturais, o que dificulta a compreensão de certo conceitos. A implantação da horta não resolve o problema mas é uma alternativa para a prática de alguns conceitos, de modo que auxilie o aluno a 'visualizar' a química no seu cotidiano.Conforme resultado de questionário diagnóstico previamente aplicado, é possível perceber que os alunos reconhecem a importância da aplicação do projeto como instrumento pedagógico e da sua influencia no rendimento escolar, tendo em vista que alguns já haviam participado de projetos semelhantes em outro ano letivo.
Inicialmente, o projeto enfrentou dificuldades com o período chuvoso, fase em que se dedicou aos estudos teóricos, porém com o inicio da estiagem, estes foram colocados em prática e os alunos, juntamente com a comunidade escolar, seguem com os cuidados para que a horta permaneça e sirva tanto como fonte de alimento para a merenda escolar, como para instrumento pedagógico.

CONCLUSÕES: Os resultados obtidos demonstraram que com a implantação da horta, uma atividade prática, pode ocorrer uma melhor compreensão dos conteúdos, principalmente na disciplina de Química. Os alunos demonstraram grande interesse, pois vão ter acesso a informações quanto à alimentação e produção dos alimentos e concordam que possa acontecer um reaproveitamento do lixo orgânico da própria horta. A maioria dos alunos acredita que com a implantação do projeto ocorrerá uma interação entre as áreas do conhecimento e, consequentemente, melhoria em seu desempenho escolar.

AGRADECIMENTOS: Profº Jurandir Dias de Moura



Profª Cristiane Zeri de O. Paulo



Profª Rosana Apª C. de A. Santigo


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PRODUÇÃO Orgânica no Estado de Mato Grosso. Disponível em:< http://www.prefiraorganicos.com.br/estados/mt.aspx>. Acesso em 27.fev.2010.
KISS, J. O desafio de ser grande. Globo Rural, São Paulo, nº 284, p. 34 - 42, 2009.