ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA vs ALIMENTOS: VÍDEOS EDUCATIVOS CONTEXTUALIZANDO O AMBIENTE FEIRA LIVRE

AUTORES: MATTOS, T.V. (IFRJ) ; OLIVEIRA JUNIOR, G.I. (UFAC) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ)

RESUMO: Os vídeos produzidos nesse trabalho tiveram o objetivo de despertar o interesse e a atenção de alunos do Ensino Médio ao assunto contaminação alimentar. Os resultados mostraram que os professores entrevistados consideram o DVD produzido um bom material complementar em suas aulas, capaz de potencializar o aprendizado dos alunos, devido à importância do enfoque Alimentos, Saúde e Meio Ambiente, no ensino de Química. O DVD contendo abordagens sobre o comércio de alimentos e suas conseqüências para a saúde e o meio ambiente surge como uma alternativa didática, numa proposta de aprendizagem contextualizada social, voltada para o público-alvo ao qual foi destinado. Espera-se com isso que os futuros professores de Química possam realmente inserir os diversos ambientes do cotidiano em sua práxis.

PALAVRAS CHAVES: alimentos, vídeos educativos, materiais didáticos.

INTRODUÇÃO: Uma das formas mais tradicionais de comercialização de alimentos a varejo são as feiras livres, principalmente entre a população que reside nas regiões mais periféricas, permitindo-lhe adquirir produtos hortifrutigranjeiros, cereais e derivados, produtos cárneos e laticínios a preços mais acessíveis. Porém, tal população não se dá conta dos riscos que estão aliados a um comércio que muitas das vezes é irregular, não seguindo as normas legais para manter a qualidade desses alimentos. Um grande problema é a comercialização de alimentos de origem animal em feiras livres, expostos em barracas sem refrigeração, sem proteção contra poeira e insetos, sem seguir as leis nacionais que regem tal comercialização e suas normas de higiene (BRASIL, 1952; ANVISA, 2004). Os recursos audiovisuais vêm sendo utilizados com fins educativos desde a década de 60. No entanto, o seu potencial educativo tem sido discutido, e no que se refere ao Ensino de Química, mostra-se necessária uma nova configuração na abordagem destes recursos, a fim de proporcionar uma aprendizagem significativa, complementando o livro didático (FRANCO 1997; ARROIO, 2006). Em trabalhos anteriores, verificou-se que a aplicação vídeos experimentais em sala de aula facilita o aprendizado de alguns temas abordados no Ensino Médio, como por exemplo, reações químicas (RODRIGUES, 2009). Com base nessas premissas, a proposta central da pesquisa foi criar um DVD com uma coletânea de vídeos abordando os perigos para a saúde quando alimentos comercializados em feiras livres não seguem as normas de higiene. O material produzido foi destinado a professores de Química da rede pública da cidade de Nilópolis (RJ), para que os mesmos pudessem usá-los em suas aulas como um instrumento facilitador de aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi elaborado um material multimídia com a temática: alimentos, saúde, meio ambiente e ensino de química. Para montagem do DVD seguiram os seguintes protocolos: Vídeo I (Importância do DVD) – relatos sobre o objetivo da pesquisa e uma breve apresentação para o professor. Vídeo II (Alimentos) – contendo três partes: (A) Origens e formas de obtenção dos alimentos – imagens estáticas, vídeos disponíveis na Internet e elaborados pelo grupo de pesquisa; (B) Histórico sobre feiras livres; (C) Vizinhanças das feiras livres de Nilópolis/RJ, com vídeos e imagens de situações que fogem à legislação destinada à comercialização de alimentos em feiras livres (Figura 1) e também um alerta aos riscos de uma contaminação alimentar e os impactos ambientais provocados pelo mau uso dos espaços públicos nas montagens das feiras livres. Vídeo III (Alimentação segura) – vídeos e imagens de especialistas com relatos sobre higiene alimentar. Vídeo IV (Contaminação de alimentos) – informações sobre os tipos de contaminações alimentares, em vídeos, textos falados e imagens estáticas. Vídeo V (Proposições de aula) – destinado ao professor, com planos de aula e aplicações do DVD em sala de aula. Vídeo VI (Créditos) – agradecimentos a todos que contribuíram para realização do trabalho, e bibliografia. O vídeo tem duração de cerca 60 minutos e apresenta um formato de exibição compatível com qualquer aparelho de DVD. Cópias desse material foram distribuídas para professores de Química do Ensino Médio de escolas públicas do município de Nilópolis.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esse material didático foi apresentado para professores de Química do Ensino Médio de escolas públicas do município de Nilópolis (RJ). Foi verificado, a partir do uso de questionários, se os professores participantes da pesquisa tinham conhecimento suficiente para utilizar o DVD como material didático complementar em suas aulas e, deste modo, potencializar o aprendizado dos alunos. Os resultados mostraram que a maioria dos professores considera o DVD produzido um bom recurso em suas aulas, devido à importância dada ao enfoque (Alimentos, Saúde e Meio Ambiente) no ensino de Química, mas relataram que teriam dificuldades em elaborar planos de aulas que se relacionassem com os vídeos apresentados no DVD. O Vídeo V (Proposições de aula) – destinado ao professor, com planos de aula e aplicações do DVD em sala de aula – corroborou a total aceitação dessa parte do DVD pelos participantes da pesquisa. Verificou-se também a necessidade de orientar os professores para o uso de materiais didáticos complementares, bem como, elaborar vídeos educativos para implementar o ensino de Química nas escolas. A utilização de vídeos contendo a temática contaminação alimentar em feiras livres surge também como uma alternativa para a preservação ambiental, visto que as atividades desenvolvidas nesses ambientes geram uma grande quantidade de resíduos todas as vezes que são realizadas, sendo nocivos ao meio ambiente. Tal evidência reforça que o projeto de pesquisa desenvolvido deva ter sua continuidade em etapas posteriores, contribuindo na práxis dos novos professores de Química.

CONCLUSÕES: O vídeo confeccionado neste trabalho vislumbra contribuir para que professores de Química possam refletir sobre os conhecimentos com os quais trabalham, tentando reconhecer a importância do cotidiano no processo de ensino-aprendizagem, principalmente com uso de novos recursos didáticos. O DVD contendo abordagens sobre o comércio de alimentos e suas conseqüências para a saúde e o meio ambiente surge como uma alternativa de material didático para o professor de Química, numa proposta de aprendizagem contextualizada social e culturalmente, voltada para o público-alvo ao qual foi destinado.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ pela concessão de bolsa de PIBIC e à FAPERJ por fomentar a pesquisa desenvolvida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANVISA, RDC n.º 216/ setembro de 2004. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home/alimentos.
ARROIO, A., GIORDAN, M. O vídeo educativo: Aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, n.24, p.8-11, nov. 2006.
BRASIL. Leis, etc. Regulamento de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal (RIISPOA). Decreto nº 30.691 de 29 de março de 1952, alterado pelo Decreto nº 1.255 de 25 de junho de 1962. Diário Oficial da União, 7 jul. 1952.
FRANCO, G.E.L. O Vídeo Educativo: Subsídios para a leitura crítica de documentários. Revista Tecnologia Educacional, n. 136-137, p. 20-23, mai./ago. 1997.
RODRIGUES, B. C., LAVANDIER, R. C., MESSEDER, J. C. Elaboração de vídeos com experimentos químicos: um suporte didático para professores do Ensino Médio, 32a Reunião Anual da SBQ, Fortaleza/CE, 2009.