ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA PRÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFC

AUTORES: POMPEU, D. G. (UFC) ; SOUZA, G. S. (UFC) ; GRAMOSA, N.V. (UFC)

RESUMO: A aplicação de jogos didáticos se utiliza do lúdico para desenvolver capacidades facilitando o aprendizado e a construção do saber. Neste trabalho foram desenvolvidos jogos didáticos com o objetivo de propor alternativas de recursos de ensino-aprendizagem para a disciplina Química Orgânica Prática do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram utilizados jogos de dominó, palavras-cruzadas e de tabuleiro, adaptados com assuntos relativos à identificação de vidrarias, caracterização de grupos funcionais e reações orgânicas, bem como, um questionário sobre a aplicabilidade destes recursos didáticos.Dos resultados obtidos foi possível concluir que a estratégia do lúdico na sala de aula propiciou maior interesse dos alunos pelo conteúdo da disciplina.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, jogos didáticos, química orgânica

INTRODUÇÃO: A utilização dos jogos didáticos na sala de aula favorece a interação entre os alunos num grupo, bem como, a interação aluno-professor. Na atividade lúdica o aluno é motivado a inserir-se como integrante num processo de doação física e mental, cuja vivência única de cada indivíduo pode resultar na aprendizagem de novos conceitos (VYGOTSKY, 1989; GODOI, OLIVEIRA E CODOGNOTO, 2010; DOMINGOS & RECENA, 2010). Vários autores têm relatado a utilização de jogos didáticos nas disciplinas de Química, destacando a eficiência desta ferramenta como agente motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem (SOARES et al., 2003). Em geral os alunos de diferentes níveis de conhecimentos consideram as disciplinas de Química um pouco complexas, assim, justificando a grande dificuldade no processo de aprendizagem. Algumas habilidades se tornam essenciais para que a aprendizagem dos conteúdos de química seja efetiva, como a capacidade de abstração, noções de espaço tridimensional e pensamento lógico, que podem ser desenvolvidas a partir da utilização de recursos didáticos direcionados. Neste contexto, alguns jogos didáticos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de estimular a aprendizagem dos conteúdos da disciplina Química Orgânica Prática do Curso de Licenciatura em Química da UFC. Tanto que o jogo didático de detetive, englobando conhecimentos sobre propriedades físicas e testes de caracterização de grupos funcionais foram relatados anteriormente (CAVALCANTE, 2009). Neste trabalho são relatados os resultados obtidos das discussões e dos questionários utilizados para avaliar a eficiência da utilização de jogos didáticos na sala de aula da disciplina de Química Orgânica Prática ministrada no semestre 2010.1.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada uma aula expositiva sobre o conteúdo a ser abordado em cada aula prática. Em seguida, os experimentos foram executados seguindo o roteiro disponível da disciplina. Após um conjunto de experimentos, os jogos didáticos foram utilizados. Tais jogos foram confeccionados com materiais de baixo custo e recicláveis, sendo, portanto, uma opção ecologicamente correta e totalmente acessível. Foram usados os seguintes materiais na confecção dos jogos de dominó, palavras cruzadas e de tabuleiro: madeira, cartolina, papel comum, cola, fita adesiva, tesoura e régua. Dois jogos de dominó foram elaborados, um contendo peças adaptadas que relacionam as vidrarias e sistemas utilizados nas aulas práticas e o outro contendo informações das funções orgânicas e seus respectivos testes de caracterização. O jogo de palavras cruzadas foi elaborado levando-se em consideração os diferentes experimentos, sistemas reacionais, vidrarias e equipamentos discutidos e praticados no laboratório. O jogo de tabuleiro consiste de perguntas relacionadas aos assuntos da disciplina, cujas opções a, b, c ou d são respondidas pelos participantes. Cada pergunta apresenta o número correspondente ao número de casas que os participantes representados por cones coloridos, devem movimentar-se no tabuleiro. O vencedor é o jogador que chegar primeiro ao ponto final do tabuleiro. A eficiência da utilização dos jogos didáticos na sala de aula foi acompanhada da observação direta da receptividade, cooperação entre os integrantes dos grupos, assimilação do conteúdo e envolvimento dos alunos durante o desenvolvimento da metodologia. Depoimentos, discussões e aplicação de um questionário foram utilizados para finalizar o processo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verificou-se, na prática, que a utilização de jogos didáticos é uma ferramenta atrativa e motivadora da aprendizagem dos conteúdos da disciplina. Durante o desenvolvimento da atividade, os alunos podiam atuar como agentes da construção do conhecimento influenciando os colegas e tirando dúvidas sobre os assuntos. A maioria das questões propostas em cada jogo foi considerada de fácil compreensão, e mesmo as mais difíceis foram assimiladas após discussões entre os grupos. Além disso, os jogos utilizados podem ser adaptados para diferentes conteúdos e níveis educacionais como instrumento adicional pelos mesmos alunos nas suas atividades didáticas de licenciados. A participação ativa dos alunos nas atividades lúdicas permitiu suprir algumas deficiências dos conteúdos identificadas nos alunos participantes. Os assuntos mais abordados foram: identificação e uso das vidrarias e equipamentos de laboratório, identificação dos grupos funcionais dos compostos orgânicos, testes de caracterização dos grupos funcionais, propriedades físicas e técnicas de purificação e reações orgânicas. Também foram observadas algumas mudanças no comportamento dos alunos, já que estes mostraram maior interesse nas aulas práticas resultando numa maior participação e menor número de ausências às aulas. De acordo com o questionário utilizado para avaliar a metodologia, 100% dos alunos que responderam, declararam que os jogos propostos são importantes como recursos didáticos alternativos para a disciplina Química Orgânica Prática do curso, e ainda, que utilizariam esse método em sala de aula quando atuassem como professores.

CONCLUSÕES: A inclusão de jogos interativos no ambiente didático contribui para o favorecimento do aprendizado motivando os estudantes através da participação dos mesmos. O objetivo do jogo não é apenas ensinar de maneira lúdica, mas disponibilizar ao professor uma ferramenta capaz de aumentar o interesse do aluno pela disciplina através do prazer de aprender.

AGRADECIMENTOS: À PROGRAD - UFC pela bolsa concedida e aos alunos matriculados na disciplina de Química Orgânica Prática no semestre 2010.1.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAVALCANTE, D. A.; LIMA, M. A. A.; MAGALHÃES, J.S.; SILVA, M. S. P.; GRAMOSA, N.V.; SANTIAGO, G. M. P. 2009. A utilização de jogos didáticos como ferramenta no ensino de funções orgânicas. 48º Congresso Brasileiro de Química, Porto Alegre - RS.
DOMINGOS, D. C. A.; RECENA, M. C. P. 2010. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. Ciências & Cognição, 15: 272-281.
SOARES, M.H.F.B.; OKUMURA, F; CAVALHEIRO, E.T.G. Proposta de um jogo
didático para ensinar o conceito de equilíbrio químico. 2003. Química Nova na Escola,
18:13-17.
VYGOTSKY, L.S. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; CODOGNOTO, L. 2010. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, 32: 22-25.