ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O Ensino de Química via Internet: a experiência de uma professora e seus estudantes com a metodologia WebQuest.

AUTORES: SILVA, A. C. DA (UFMT) ; MELLO, I. C. DE (UFMT)

RESUMO: O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de Química. Nesta investigação verificamos a contribuição da estratégia WebQuest Biocombustível para o ensino de Química na perspectiva de uma professora e seus estudantes. A atividade WebQuest Biocombustível foi aplicada e desenvolvida em uma escola estadual do município de Várzea Grande/MT, utilizando o laboratório de informática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso participante. Os resultados revelaram que essa metodologia pode contribuir com o ensino de Química, uma vez que a atividade colabora mediante pesquisa orientada na Web, para a relação teoria e prática e na intensificação do trabalho coletivo.

PALAVRAS CHAVES: webquest, ensino de química, internet

INTRODUÇÃO: O grande avanço da tecnologia da informação e comunicação (TIC) tem gerado muitas dúvidas e discussões no meio educacional, principalmente no que se refere aos possíveis caminhos e postura que os educadores devem tomar em relação a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, diante dessa diversidade de maneiras de ensinar com a utilização das TIC no ensino. Os professores se encontram diante de algumas dúvidas pertinentes, com por exemplo: Como, quando e qual a melhor forma de utilizar os diferentes meios tecnológicos em sala de aula?
Com a preocupação de refazer espaços educativos utilizando as TICs, Bernie Dodge propôs, em 1995, uma metodologia que reformulou a maneira como os professores e os estudantes lidam com a informação. Tal metodologia, denominada como, WebQuest (WQ) é uma estratégia de ensino que visa organizar informações para a facilitação do aprendizado a partir de um processo investigativo. Dodge (1995) define a WebQuest como “uma investigação orientada na qual algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet, opcionalmente suplementados por videoconferências”.Porém, esta definição de Dodge (1995) parece ser simplória, na medida em que o surgimento e as características de uma atividade WQ não se restringem apenas a essa definição, haja visto o grande desenvolvimento alcançado mundialmente por essa metodologia (SILVA, 2006).
A intenção no uso das WQ é orientar os estudantes a buscar e utilizar informações adequadas da Internet, tornando os recursos da Web mais satisfatórios, uma vez que não resultará em buscas improdutivas por parte dos estudantes. Nessa metodologia cabe ao professor (mediador) auxiliar os estudantes a pesquisar as informações pertinentes na rede.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho se propõe a investigar a contribuição de uma WebQuest aplicada ao estudo do Biocombustível no Ensino de Química para estudantes do 3º ano do ensino médio, bem como verificar as expectativas dos estudantes e de uma professora de química, enquanto leitores dessa estratégia. Nesse sentido, a investigação insere-se no contexto educacional procedendo a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso participante (BOGDAN e BIKLEN, 1994).
A WebQuest com a temática Biocombustível foi elaborada mediante a execução de um projeto de pesquisa com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, seu objetivo é verificar a contribuição da atividade para o ensino de química. A temática Biocombustível foi escolhida devido a dois grandes potenciais revelados pelo estado de Mato Grosso, o Biodiesel e o Álcool. Segundo a metodologia apresentado por Bernie Dodge (1995) uma WebQuest adequada ao ensino deve conter seis atributos fundamentais, quais sejam: introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão que bem, distribuídas no conferem uma sequência coerente ao trabalho proposto. Desta maneira, a proposição do presente estudo, a WebQuest Biocombustível foi elaborada seguindo tais orientações.A estratégia tem como endereço: http://www.virtualwebquest.hd1.com.br vinculada ao site do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ) www.ufmt.br/labpeq. A atividade WebQuest foi visitada pelos estudantes para a realização da tarefa e, também, para o desenvolvimento da pesquisa, utilizando os recursos disponíveis na Internet. Após a sua elaboração a WebQuest Biocombustível passou por uma avaliação inicial do grupo de estudo do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LabPEQ). Tal encaminhamento deveu-se à preocupação de que a estratégia estivesse adequada e executável.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade WebQuest Biocombustível foi aplicada especificamente em uma turma do 3º ano do ensino médio, com vinte e três estudantes no período vespertino, no município de Várzea Grande/MT. Foram utilizadas seis aulas de Química para a aplicação da estratégia, divididas entre o período de 10/08/2009 a 27/08/2009 com duração de uma hora/aula. Todas as seis aulas foram desenvolvidas no laboratório de informática como mostra a Figura 01.
Após a conclusão das atividades WebQuest Biocombustível, foi realizada com os estudantes e a professora uma entrevista semi-estruturada que visava analisar quais as contribuições da atividade WebQuest Biocombustível.
Em entrevista os estudantes revelaram que a WebQuest foi “algo diferente”, pois proporcionou espaços para questionamentos, reflexões, discussões em grupo. Tais práticas, próprias das atividades WebQuests, em muito diferem das atividades tradicionais realizadas, hoje, no cotidiano escolar.
A professora, sujeito da pesquisa, elucidou que as possíveis contribuições que a atividade WebQuest poderá trazer para o ensino de Química são: interação professor-aluno, relações da teoria com a prática e por meio de trabalhos em grupo.
Portanto, a WebQuest Biocombustível pode sim, contribuir para o Ensino de Química uma vez que requer pesquisa, interação professor-estudante, relações da teoria com a prática e trabalhos em grupos. E, como vimos a experimentação desperta um forte interesse nos estudantes e isso deve ser explorado e implementado para o avanço efetivo do Ensino de Química.




CONCLUSÕES: A partir desta investigação esperamos contribuir para a compreensão da atividade WebQuest enquanto parte de um processo promotor de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, porém na presente investigação intensificamos sua importância para o Ensino de Química uma vez que essa disciplina tem sido alvo de poucos estudos e pesquisas no que diz respeito à utilização da estratégia WebQuest, enquanto recurso didático, devendo, portanto, fomentar a inclusão destas novas estratégias de ensino, buscando, sempre, que sua execução ocorra de modo responsável e eficaz.

AGRADECIMENTOS: A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC), a Superintendência de Formação Continuada (SUFP) e CEFAPRO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: Uma introdução a teoria e aos métodos. – Portugal: Porto Editora, 1991.

DODGE, Bernie. WebQuests: A Techinique For Internet – Based Learning, publicado em The Distance Educator, V. 1, nº2, 1995. Tradução Jarbas Novelino Barato. Disponível em: < http://webquest.futuro.usp.br > Acesso em 23/05/2009.

SILVA, Marcio Barbosa. A Geometria Espacial no Ensino Médio a Partir da Atividade WebQuest: Análise de uma Experiência. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.