ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Realização de práticas de laboratório por alunos do 1° ano do Ensino médio.

AUTORES: SANTOS, A.F. (UFLA) ; SANTOS, V.F. (IFG) ; SILVA, L.O.P. (IFG)

RESUMO: A realização de aulas diferentes em escolas públicas, às vezes é muito difícil.
Porém, sabe-se da importância de aulas práticas para que o aluno tenha uma maior
abstração dos conteúdos químicos.
Assim, o trabalho teve como objetivo apresentar aos alunos uma aula diferente das
habituais, na qual os alunos teriam a oportunidade de conduzir os experimentos
propostos pelo professor. Promovendo uma aprendizagem significativa, e também uma maior interação aluno-aluno e aluno-professor.
O sucesso da aula foi evidenciado pelo aprendizado dos alunos, que pode ser comprovado pelo êxito dos mesmos durante a resolução dos exercícios diagnósticos aplicados após a aula prática.


PALAVRAS CHAVES: aulas práticas, ensino de química, ensino-aprendizado

INTRODUÇÃO: A realização de aulas diferentes em escolas públicas, às vezes é muito complicada.
Porém, sabe-se da necessidade de aulas práticas para que o aluno tenha uma maior
abstração do conteúdo trabalhado em sala. A importância do trabalho experimental, segundo Smith (1998), é inquestionável no ensino de química, pois proporciona aos discentes uma maior compreensão acerca das transformações que ocorrem na natureza.
Apesar de todos os conhecimentos acerca da importância de aulas experimentais, o que se observa nas escolas é a insistência no método tradicional, na memorização de formulas, símbolos e nomes que com o passar do tempo são esquecidos pelos alunos, e inúteis à sua vivência.
Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo proporcionar ao aluno um contato com
laboratório de Química, conciliando a matéria estudada em sala de aula com as práticas desenvolvidas, a fim de formar um conhecimento concreto e contextualizado sobre os conteúdos abordados.


MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado em uma escola pública de Itumbiara - GO, com uma turma de 1ª série (Ensino Médio), no qual os alunos foram levados ao laboratório para realizar experimentos relacionados ao conteúdo ácidos e bases. As práticas foram realizadas pelos alunos, sob a orientação dos professores. Inicialmente, os alunos prepararam indicadores de ácidos e bases com repolho roxo e comprimidos laxantes de Lacto-purga. Logo em seguida, dispuseram amostras de substâncias variadas, como soda cáustica, pasta de dente, suco de limão, detergente, vinagre e álcool, sobre a bancada, cada uma em dois copos, e colocaram uma colher de chá de cada indicador nas amostras, verificando a mudança de cor e identificando o caráter da substância pela coloração adquirida, de acordo com a escala de cor para cada indicador.
Logo após, puderam, ainda, realizar experimentos de neutralização de ácidos e bases, com as substâncias utilizadas na prática anterior, misturando as consideradas ácidas com as básicas, e verificando a quantidade exigida em cada procedimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A realização deste trabalho foi importante por possibilitar um maior contato dos alunos com laboratório de Química.
Ao serem levados para realizar os experimentos era possível perceber a grande satisfação de cada aluno, pois não estavam acostumados àquele tipo de atividade, em que, realmente, colocavam a “mão na massa”. No decorrer da atividade os alunos ficaram surpresos e muito atentos a cada detalhe, principalmente nas mudanças de cores que ocorriam quando eram adicionados os indicadores de ácidos e bases às substâncias.
Segundo relatos dos professores, os alunos sempre apresentaram muitas dificuldades em abstrair os conteúdos estudados, por isso foram elaborados dois questionários, um deles antes das atividades e outro depois. O inicial tinha o objetivo de saber do interesse dos estudantes pela disciplina de química e a freqüência com que usavam o laboratório, através do qual, foi possível perceber que todos os alunos achavam a disciplina muito complicada de entender e relacionar com o cotidiano, e que 45% dos alunos não conheciam o laboratório, ou nunca o haviam utilizado e 55% já tiveram contato, mas sempre por observação de práticas realizadas pelo professor.
Após os experimentos foi aplicado o questionário final, para saber qual a sensação de realizar as práticas e o que comparação poderia ser feita com o estudo do conteúdo em sala. A respeito da sensação em realizar os experimentos 95% relataram que é muito melhor fazer do que só observar e 5% relataram que a realização e a observação são interessantes. Em relação à comparação laboratório e sala de aula, 80% disseram que fica mais fácil a compreensão do estudo em sala de aula se estudado também na prática, 20% disseram que só conseguiram entender a prática não relacionando-a ao conteúdo estudado em sala.

CONCLUSÕES: A realização deste trabalho, possibilitou a percepção de que muitos professores conhecem a importância do contato do aluno com o laboratório, porém devido às dificuldades encontradas preferem utilizar somente o método tradicionalista para suas aulas. Foi possível perceber que os alunos se interessam e fixam mais o conteúdo estudado em sala de aula quando o mesmo é conciliado com as práticas experimentais. É necessário, portanto, que o educador crie meios de aplicar essas práticas, visto que muitas podem ser desenvolvidas com materiais alternativos e de fácil acesso.

AGRADECIMENTOS: A professora e a direção do Colégio Militar de Itumbiara que apoiaram o trabalho.

Ao IFG – Campus Itumbiara.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SMITH, K.A. Experimentação nas Aulas de Ciências. In: CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES,M.E.R.; REY, R.C. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento físico. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione.1998.