ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DIAGNÓSTICO DA HISTÓRIA DOS METAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

AUTORES: BEÉ, K.A.P. (IFMT-UAB)

RESUMO: O estudo teve como objetivo diagnosticar o conhecimento dos alunos que estão concluindo o ensino médio a respeito da história dos metais e sua utilização, buscando estabelecer relação com o processo histórico ao longo do tempo, levando em consideração a necessidade de interagir teoria e prática, dando real significado aos conteúdos sobre metais abordados em sala de aula. O procedimento metodológico teve como base uma revisão bibliográfica seguida de entrevistas realizadas com os alunos do terceiro ano do ensino médio, e a sistematização dos dados. Constatou-se a existência de barreiras ao atribuir significados ao tema abordado (metais), sendo nítida a necessidade de rever o processo de ensino e a postura dos alunos diante de um assunto que está impregnado na sua vida cotidiana.

PALAVRAS CHAVES: historicidade - metais - meio ambiente.

INTRODUÇÃO: Este estudo tem como objeto de pesquisa a utilização dos metais para o desenvolvimento técnico-científico, buscando estabelecer relação com a sua historicidade e a necessidade que atendeu em determinados momentos da vida humana. Considera-se que não se pode pensar a relação indivíduo e sociedade separadamente das condições naturais, em que a sociedade reflete a forma como os homens organizam a produção social e consumo de bens mediante suas necessidades. Levando-se em conta a proposta de se fazer uma educação voltada para a construção do sujeito histórico-crítico, o presente projeto justifica-se pela necessidade de compreender a importância que os metais desempenharam na história e desempenha na vida cotidiana atual, permitindo uma reflexão sobre sua utilização para o avanço tecnológico e ao mesmo tempo para a degradação ambiental. Nesse sentido, conhecer como utilizar as diferentes substâncias no dia-a-dia, bem como se posicionar criticamente com relação aos impactos ambientais de aplicações químicas é primordial para a formação do cidadão crítico e atuante. É através da pesquisa que se busca na prática a renovação da teoria e na teoria a renovação da prática. Possibilita a existência de ambientes de liberdade de expressão, critica e criatividade contribuindo com uma educação libertadora. Assim, diagnosticou-se como alunos que estão concluindo o ensino médio compreendem historicamente a trajetória dos metais, como foram utilizados desde os primeiros seres humanos, sua contribuição no desenvolvimento tecnológico da atualidade e suas implicações no meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado com alunos do ensino médio da escola estadual 12 de abril, no município de Terra Nova do Norte – MT. Realizaram estudos referentes ao tema abordado (metais), buscando compreender melhor o papel desses elementos na construção da nossa história. Em seguida entrevistaram alunos escolhidos de forma aleatória entre as turmas de 3º ano do ensino médio. Objetivando conhecer a relação dos mesmos com a história dos metais. O resultado da pesquisa servirá de base para reavaliar o ensino no que diz respeito à orientação e conseqüentemente preparação de cidadãos que se posicionem de maneira critica e atuante nos mais distintos campos de trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O universo pesquisado foi questionado quanto ao conceito de metais e respectivos exemplos desses materiais. O conhecimento dos alunos não foi contraditório a definição de metais que segundo Barbosa (1999), é usado para designar elementos químicos que possuem um brilho particular (brilho metálico), sendo bons condutores de calor e eletricidade, apresentando ainda certa dureza, resistência, tenacidade, ductilidade e maleabilidade em condições normais. Por outro lado, constatasse a necessidade de buscar maiores esclarecimentos sobre o assunto (metais), contribuindo com a melhor organização dos conhecimentos adquiridos. Durante as entrevistas um dos questionamentos que os alunos tiveram maior grau de dificuldade para atribuir reposta foi à origem dos metais. Constatou-se, como é grande a dificuldade dos alunos de associar a existência de produtos que utilizamos cotidianamente ao processo histórico de descobertas e aplicações. Verificou-se um alto índice de alunos que não sabem identificar metais nocivos ao meio ambiente e ao homem. O elemento ouro e mercúrio foram citados como nocivos, destacando as agressões que sua exploração causa e causou ao meio natural. Esta informação reflete a exploração do garimpo, que marcou o processo histórico do município. Ao analisar as repostas fornecidas quanto ao conhecimento sobre benefícios dos metais ao ser humano e ao meio ambiente, observa-se o descaso dos alunos nas respostas, pois, preferiram optar pelo não conhecer ao esforço de fazer relação com os demais questionamentos. Enfim, chegaram a enfatizar que atualmente não há metais benéficos ao ser humano. O universo pesquisado reconhece a ligação entre os metais e o avanço tecnológico, alguns ainda comentaram exemplos dessa relação que é tão visível em nossa vida.



CONCLUSÕES: Os resultados obtidos com a pesquisa serão primordiais para que educadores reavaliem ações escolares que visem interligar de maneira ampla o conhecimento cientifico dentro de um processo histórico de ocupação e devastação. Assim como, permitirá aos alunos que realizaram as pesquisas quanto também para aqueles que foram entrevistados, analisarem o quão descontextualizado estão acerca de noções básicas de sua própria história e refletir sobre o cidadão que deseja ser diante de uma sociedade desumanizada.

AGRADECIMENTOS: Profº Jurandir Dias de Moura


Profª Cristiane Zeri de O. Paulo


Profª Deonice C. Lovato




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARBOSA, Addson Lourenço: Dicionário de Química. Goiânia: AB editora, 1999.