ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Aplicação de mapa conceitual como estratégia de organização de conceitos referentes a cinética química

AUTORES: SANTANA, M.A.A. (UFS) ; REZENDE, S.O. (UFS) ; ANDRADE,D. (UFS)

RESUMO: Neste trabalho, procuramos construir conceitos referentes ao conteúdo Cinética Química, a partir da construção do mapa conceitual, que foi aplicado numa turma do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, na cidade de Aracaju-Se. Para isso, utilizou-se desta estratégia de ensino para que fosse despertado o interesse dos alunos, e assim, o processo de ensino-aprendizagem ocorresse de forma significativa, já que o ensino de Química deve se contrapor a velha ênfase de memorização de nomes, fórmulas e conhecimentos desligados da realidade do aluno, sem nenhuma contextualização.

PALAVRAS CHAVES: mapa-conceitual, ensino de química e aprendizagem significativa.

INTRODUÇÃO: O ensino tradicional, ainda muito utilizado nas escolas, é caracterizado pela transmissão de conceitos prontos e acabados, em que os alunos muitas vezes desmotivados, desempenham o papel de receptores dessas informações.
Visando motivá-los a serem agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem utilizou-se da estratégia dos mapas conceituais, proposta por Novak. Os mapas conceituais proporcionam um resumo esquemático do que foi aprendido e ordenado de maneira hierárquica. È uma estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa e um instrumento para negociar significados. Assim, a proposta central deste trabalho foi apresentar uma alternativa dinâmica para a construção de conceitos envolvidos no conteúdo de cinética química, na qual os estudantes contribuíssem com algo de si mesmos para a negociação.
A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Aracaju - Se, numa turma do 9º ano do ensino fundamental, contendo 27 alunos, na disciplina de química.

MATERIAL E MÉTODOS: A aplicação do mapa conceitual foi feita em grupo. Onde a sala foi dividida em 6 grupos. Foi distribuído para cada grupo um mapa vazado, contendo apenas uma palavra composta “cinética química”, e as palavras de ligação, para que os alunos completassem, acerca dos conceitos trabalhados em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a explicação do que vinha a ser um mapa conceitual, os alunos receberam o mapa vazado. Observou-se que partindo da palavra chave cinética química, 100% dos alunos preencheram o mapa corretamente.
Fica comprovado assim, que a utilização do mesmo tornou-se uma ferramenta importante para que os alunos organizassem os conceitos construídos sobre cinética química. Percebeu-se que a maioria dos alunos não sentiu dificuldades em preencher o mapa conceitual. Segundo a teoria de Ausubel-Novak, os mapas conceituais têm por objetivo representar relações significativas ente os conceitos. Devem ser hierárquicos, ou seja, os conceitos mais gerais devem situar-se na parte superior, e os mais específicos e menos inclusivos na parte na inferior; promovendo assim, a aprendizagem significativa.



CONCLUSÕES: Da análise dos resultados pode-se concluir que os mapas conceituais: a)foi uma estratégia potencialmente facilitadora de uma aprendizagem significativa; b) revelaram com clareza a organização cognitiva dos estudantes; c) apresentaram um modo de visualizar conceitos e as relações hierárquicas entre eles.

AGRADECIMENTOS: A equipe pedagógica e alunos do 2º ano da “Escola Estadual Presidente Costa e Silva” da cidade de Aracaju - Se.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NOVAK, J. D., GOWIN,D.B. Aprendiendo a aprender. Barcelona, Martúnez Roca, 1988.
PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação e do Desporto.