ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: ATIVIDADE BIOLÓGICA DE ESPÉCIES DO GÊNERO Dorstenia

AUTORES: PEREIRA, V.J. ; KAPLAN, M.A.C. (UFRJ NPPN/RJ)

RESUMO: Foram analisados 102 trabalhos publicados com plantas do gênero Dorstenia (Família Moraceae) para investigar a sua atividade biológica em função do uso dessas plantas na medicina popular de vários países. Apesar da grande variedade de substâncias isoladas nesse gênero, não foram encontrados registros significativos que confirmem seu potencial biológico.

PALAVRAS CHAVES: atividade biológica dorstenia

INTRODUÇÃO: A família Moraceae, uma representante valiosa das Angiospermae, é constituída por 37 gêneros e cerca de 1100 espécies, de ampla ocorrência nas regiões tropicais do planeta (Am. J. Bot., 91, 767,2004).
Dorstenia é um gênero dessa família, de hábito herbáceo e 170 espécies que são conhecidas por interessantes nomes triaviais tais como: apii (Pará), boca-de–acari, caiapiá, caiapiá-açú, chupa-chupa, conta-de-cobra, taropé, teiú, tiu e teju-açu (Pereira V. J. , Dissertação de Mestrado, UFRRJ,1991). Plantas desse gênero são distribuídas principalmente pelas Américas Central e do Sul e no Continente Africano (Mabberley,D.J., The Plant BooK, p.192,1987).

MATERIAL E MÉTODOS: A investigação da química das plantas do gênero Dorstenia foi feita na literatura especializada através da base de dados do “SciFinder” entre 1907 e 2009. A determinação estrutural das substâncias selecionadas e as suas atividades biológicas foram descritas e listadas em Tabelas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram analisados 102 trabalhos publicados com plantas do gênero Dorstenia. Nas espécies estudadas há citações de usos, na medicina popular, de plantas com as seguintes atividades biológicas: analgésica, antioxidante, antileishmânia, antiofídica, antireumática, antimalárica, contra febre tifóide, citotóxica e com efeitos fototóxicos. O estudo químico de 14 espécies de Dorstenia revelou uma grande variedade de cumarinas, flavonóides e chalconas preniladas e geraniladas; cardenolídeos, terpenóides e esteróides.

CONCLUSÕES: Não há um número significativo de registros específicos da atividade biológica das espécies do gênero Dorstenia visto que até o momento menos de 10% foram pesquisadas. Tendo em vista o uso dessas plantas na medicina popular de vários países, seria interessante o estudo criterioso envolvendo um maior número de espécies, assim como a confirmação de seu potencial biológico e para sua posterior utilização.

AGRADECIMENTOS: CNPq

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Am. J. Bot., 91, 767,2004
Pereira V. J., Dissertação de Mestrado, UFRRJ, 1991
Mabberley,D.J., The Plant BooK, p.192, 1987