ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: COMPONENTES QUÍMICOS VOLÁTEIS DE SPILANTHES ACMELLA VAR. ULIGINOSA (SW.) BAKER OBTIDOS POR HIDRODESTILAÇÃO (HD) E MICROEXTRAÇÃO DO HEADSPACE COM SOLVENTE ACOPLADA A HIDRODESTILAÇÃO (HS-HSME)

AUTORES: VIEIRA, M.G.S (UFC) ; QUEIROZ, V.A. (UFC) ; GOMES, C.L. (UFC) ; FREITAS, J.V.B. (UFC) ; LIMA NETO, M.N.L. (UFC) ; GRAMOSA, N.V. (UFC)

RESUMO: Spilanthes acmella (Asteraceae), conhecida como agrião-bravo, apresenta diversas propriedades medicinais, sendo a mais evidente a de anestésico local. Este trabalho descreve a análise comparativa dos óleos essenciais das folhas, flores e talos do agrião-bravo obtidos por hidrodestilação (HD) e por microextração do headspace por solvente acoplada a hidrodestilação (HD-HSME). Foram identificados 14 componentes nos óleos essenciais obtidos. Os óleos das folhas e dos talos por HD apresentaram como componente majoritário o óxido de cariofileno (57,8 e 70,9%, respectivamente). Os constituintes majoritários dos óleos obtidos por HD-HSME foram: beta-cariofileno (34,5%) no óleo das folhas, beta-ocimeno para os talos e flores, 39,8 e 41,7%, respectivamente.

PALAVRAS CHAVES: spilanthes acmella, hidrodestilação, microextração

INTRODUÇÃO: Spilanthes acmella (Asteraceae), conhecida como agrião-bravo, apresenta diversas propriedades medicinais, sendo a mais evidente a de anestésico local. Vem sendo utilizada na medicina popular contra dor de dente, reumatismo e febre, (PRACHAYASITTIKUL et al., 2009). Além disso, é muito utilizada popularmente na culinária da região do Pará. Segundo Jirovetz et. al. (2005), os componentes majoritários do óleo essencial da planta fresca de exemplares de S. acmella foram: (E)-2-hexenol (25,7%), 2-tridecanona (13,1%), germacreno D (11,1%), hexanol (11,0%), beta-cariofileno (10,8%) e (Z)-3-hexenol (5,1%). A microextração é uma técnica, na qual o volume da fase de extração é muito menor do que o volume de amostra, assim somente uma pequena quantidade de amostra pode ser extraída (SALEHI et al., 2008). Como método alternativo de microextração, Fakhari et al.(2005) desenvolveram um método por acoplamento de hidrodestilação contínua com microextração do headspace com solvente (HD-HSME) pela concentração do óleo essencial de Lavandula angustifolia Mill. em uma microgota. Na técnica proposta uma microgota de um solvente com alto ponto de ebulição é suspensa no headspace de uma amostra hidrodestilada. Este arranjo resultou em uma extração mais eficiente dos componentes voláteis do que uma simples microextração com solvente SME. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa dos óleos essenciais de diversas partes do agrião-bravo obtidos por hidrodestilação (HD) e por microextração do headspace por solvente acoplada a hidrodestilação (HD-HSME). Este é o primeiro relato da composição química volátil das folhas, talos e flores de S. acmella obtidos por HD-HSME, bem como, o primeiro relato da composição química volátil das flores e talos desta espécie obtidos por HD.

MATERIAL E MÉTODOS: As partes aéreas (folhas, talos e flores) de Spilanthes acmella (agrião-bravo) foram coletadas no Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. Os óleos essenciais das folhas (OEF1) e dos talos (OET1) foram obtidos por hidrodestilação (HD) utilizando-se um aparelho Clevenger por 3 horas. Os óleos obtidos foram secos em sulfato de sódio anidro e armazenados em a 4 °C até a análise por CG-EM e CG-DIC. Os constituintes químicos voláteis das folhas (OEF2), talos (OET2) e flores (OEFL) foram obtidos do headspace por microextração com solvente. A microextração foi realizada em um balão de fundo redondo de 100 mL contendo 4 g de material vegetal e 50 mL de água destilada, num sistema de adição-refluxo contendo uma seringa com 3 µL de n-dodecano inserida no septo presente na saída principal da conexão de Claisen. Após dez minutos do início do refluxo, uma microgota do solvente foi suspensa no headspace da amostra. O solvente foi deixado em extração (enriquecimento) por 5 minutos, em seguida, a gota foi retraída de volta à seringa. A seringa com agulha foi removida do sistema e seu conteúdo injetado no CG-EM e CG-DIC.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os óleos essenciais das folhas (OEF1) e dos talos (OET1) obtidos através da HD apresentaram como componente majoritário o óxido de cariofileno (57,8 e 70,9%, respectivamente)(Tabela 1). OEF1 também apresentou em concentrações consideráveis de beta-cariofileno (15,6%) e de fitol (5,5%). A amostra OET1 apresentou também germancreno D e beta-cariofileno com 8,7 e 6,6%, respectivamente. Os óleos essenciais das folhas, talos e flores obtidas por HD-HSME denominados OEF2, OET2 e OEFL, respectivamente, mostraram ser ricos de monoterpenos, como: alfa-pineno, beta-pineno, mirceno e felandreno, que não foram observados em OEF1 e OET1. Os componentes majoritários observados para OEF2 foram, beta-cariofileno (34,5%) e germancreno D (20,0%); para OET2 foram, beta-ocimeno (39,8%) e beta-pineno (11,6%) e para OEFL foram, beta-ocimeno (41,7%) e beta-felandreno (21,0%). O beta-cariofileno foi encontrado em todos os óleos obtidos por HD-HSME, bem como, nos obtidos por HD, porém o óxido de cariofileno foi encontrado somente nos óleos extraídos por HD. A presença do óxido de cariofileno em OEF1 e OET1 pode estar relacionada a oxidação do beta-cariofileno a seu óxido durante o processo de extração. Enquanto que a ausência de componentes mais polares no óleo obtido por HD-HSME pode ser resultado do período de extração insuficiente na metodologia empregada.



CONCLUSÕES: Os óleos obtidos pela técnica HD-HSME apresentaram-se mais ricos em monoterpenos que os obtidos por HD. Nos óleos obtidos por HD o componente majoritário foi o óxido de cariofileno, enquanto que o beta-cariofileno era um dos componentes dos óleos obtidos por ambos os métodos. A microextração apresentou maior eficiência frente a constituintes mais voláteis em menor período de execução.

AGRADECIMENTOS: À CAPES, CNPq, FUNCAP, PRONEX pelo apoio financeiro e bolsas concedidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FAKHARI, A. R.; SALEHI, P.; HEYDARI, R.; EBRAHIMI, S. N.; HADDAD, P. R. 2005. Hydrodistillation-headspace solvent microextraction,a new method for analysis of the essential oil components of Lavandula angustifolia Mill. Journal of Chromatography A, 1098:14–18.
JIROVETZ, L.; BUCHBAUER, G.; WOBUS, A.; SHAFI, M. R.; ABRAHAM, G. T. 2005. Essential oil analysis of Spilanthes acmella Murr. fresh plants from southern India. Journal Of Essential Oil Research, 17:429-431.
PRACHAYASITTIKUL, S.; SUPHAPONG, S.; WORACHARTCHEEWAN, A.; LAWUNG, R.; RUCHIRAWAT, S.; PRACHAYASITTIKUL, V. 2009. Bioactive metabolites from Spilanthes acmella Murr. Molecules, 14:850-867.
SALEHI, P.; MOHAMMADI, F.; ASGHARI, B. 2008. Seed Essential Oil Analysis of Bunium persicum by Hydrodistillation-Headspace Solvent Microextraction. Chemistry of Natural Compounds, 44:1.