ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEXTUALIZADA EM EXERCÍCIOS

AUTORES: FÉLIX, J.E.M. (UFC) ; SANTOS, G.C.DOS (UECE)

RESUMO: Conhecendo as dificuldades dos alunos, dos mais diversos cursos, na aprendizagem de química orgânica, foi elaborado um manual com os mais diversos exercícios abordando, praticamente, todos os assuntos de química orgânica com contextualização desses assuntos nas questões e resolução das mesmas. Junto ao manual foi feito uma compilação das principais reações químicas vistas na disciplina de química orgânica(MORRISON, 1986), com o intuito do aluno ter uma fonte de consulta, fácil e rápida sobre uma dada reação. Essa compilação não substitui os livros de orgânicas uma vez que essa compilação é o conteúdo condensado e resumido apenas para o aluno se direcionar em um dado estudo.

PALAVRAS CHAVES: química, orgânica, contextualizada

INTRODUÇÃO: A química é uma disciplina vista em muitos cursos da área de ciências. Seja na farmácia, na medicina, na biologia ou na veterinária, o conhecimento da química é essencial em muitos, senão em todos, de seus estudos e pesquisas durante e depois da graduação(SELINGER, 1991). A elaboração de uma série de exercícios aplicados de mecanismo de reação química é visado porque poucos são os exercícios que trazem o uso real de tais mecanismos. A contextualização hoje é um tema muito falado e exigido em qualquer matéria, na química orgânica não poderia ser diferente (CARDOSO, 2000). Exercícios envolvendo a aplicação da matéria estudada incentiva o aluno a estudar, além de facilitar o ensino do conteúdo do professor(AQUINO, 1997). Pensando nisso o conteúdo de química orgânica foi posto em um manual de exercícios contextualizados com o laboratório e com o dia-a-dia, além de serem de fácil entendimento e com vários níveis de dificuldade. Esse manual de Química Orgânica Contextualizada em exercícios também possui um resumo de toda a matéria para uma consulta fácil e rápida durante o estudo. O manual criado junta muitos conteúdos da química orgânica (como por exemplo a acidez das moléculas e os mecanismos da química orgânica) em vários exercícios de assuntos diversos. Esses exercícios trazem um contexto sobre a reação em questão, um resumo do conteúdo envolvido e/ou uma lógica implantada naquele conhecimento. Essa compilação não substitui os livros de orgânicas uma vez que essa compilação é o conteúdo condensado e resumido apenas para o aluno se direcionar em um dado conteúdo. Com a química orgânica em exercícios contextualizados as dificuldades e as aversões dos alunos a essa matéria fácil e agradável irá diminuir e o aprendizado aumentará.

MATERIAL E MÉTODOS: Utilizando de um formulário de entrevista e selecionando indivíduos aleatórios dos mais diversos cursos que contenham a disciplina de química orgânica, organizou-se um grupo controle de pelo menos 100 pessoas, que responderam as seguintes perguntas. 1)Antes de conhecer a disciplina de química orgânica o que você esperava dela? 2)Você considera o conteúdo programático da disciplina extenso? 3)Que parte da matéria você teve mais dificuldade e por quê? 4)Os exercícios que você encontrou lhe ajudaram no entendimento da matéria? 5)A aplicação da química orgânica é conhecida por você? 6)Algum material de estudo alternativo (apostila, estudo dirigido, exercícios complementares) foi de fácil acesso? A partir das respostas dos alunos os exercícios foram criados e têm um foco maior na simplificação das dificuldades dos alunos e tais exercícios foram suplementados com contexto e aplicação da química de acordo com a necessidade da disciplina e dos alunos. O contexto em exercícios sempre é um desafio para a criação desses exercícios. Usando livros e a internet foi possivel coletar as mais diversas reações e situações reais que os químicos orgânicos vêem e vivenciam e assim serem usadas nos exercícios, tendo assim um direcionamento maior para a realidade. A matéria foi resumida de um modo que sirva para consulta rápida e fácil, não servindo, claro, para estudo ou substituição dos livros. Com o resumo o aluno não tem mais a necessidade de ter que procurar o detalhe que quer em diversos livros e em anotações. Esse resumo será feita a partir de diversos livros que contenham a matéria de química orgânica, preferencialmente foram usados livros com conhecimento direcionado e especifico (resumo de álcoois feito a partir de um livro que fale apenas de álcoois).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com as respostas dos alunos foi possível chegar nas seguintes conclusões:
1 - A grande maioria dos alunos confundiu a química orgânica com a bioquímica em relação a matéria que seria dada, pois pensavam que a química orgânica era o estudo das reações do corpo dos seres vivos, o que não se resume a apenas isso. A química orgânica é o entendimento dos mecanismos e da formação dos produtos das reações de compostos químicos vindo dos seres vivos, ou seja, compostos feitos principalmente de carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio. 2 - Todos os alunos que viram o conteúdo da química orgânica falaram que era um conteúdo extenso, principalmente quando olharam a quantidade de capítulos que os livros usavam para abordar tudo.
3- Todos os alunos disseram que a parte mais difícil era começar o mecanismo de reação, após o inicio tudo se tornava mais fácil.4 - Os exercícios que existiam eram insuficientes para o estudo, obrigando eles a usarem as anotações de sala e repetir exercícios já resolvidos.5 - Nenhum aluno, após terminar a disciplina de química orgânica tinha um conhecimento significativo sobre a aplicação da matéria que aprendeu.6 - Apenas alguns alunos encontraram um material alternativo e esse material era de péssima qualidade. Com esses resultados, os exercícios criados com contexto e o resumo do conteúdo se mostraram eficientes no ensino e na aprendizagem da química orgânica


CONCLUSÕES: Química orgânica é uma matéria essencial para os químicos e para áreas afins. Mesmo sendo uma matéria extensa e com muitos detalhes que devem ser vistos, ela é uma disciplina de fácil aprendizado. Com os exercícios que foram elaborados tanto o ensino da química orgânica como o seu aprendizado foram aprimorados e facilitados já que tais exercícios possuem o conteúdo condensado e contextualizado. Com esses exercícios os alunos não dependerão exclusivamente dos profesores para conhecerem o contexto do conteúdo que estão vendo e estudando em sala. Os exercícios já dão uma grande aplicabilidade

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALLINGER, N.L.; CAVA, M.P.; JONGH, D.G.; LEBEL, N.A.; Química Orgânica, 2 ed., Rio de Janeiro, Guanabara Dois, 1978
AQUINO, J.G. Erro e Fracasso na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Ed. Summus, 1997.
CARDOSO, S.P. e COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar Química. Revista Química Nova, São Paulo, 23: 3, p. 401, mar. 2000.
MORRISON, R.D.; BOYD, R.N. “Química Orgânica”, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986
RICHEY, JR. HERMAN, G., Química Orgânica, Rio de Janeiro, Prentice Hall do Brasil, 1986.
SANTOS, W.L.P. et al. Química e Sociedade. São Paulo: Ed. Nova Geração, 2005.
SELINGER, B. “Chemistry in the Marketplace”, Harcourt Brace Jovanich, 1991
VOLLHARDT, K.P.C.; SHORE, N.E, “Organic Chemistry”, Freeman, 1998
VOGEL, A.I.- Química orgânica qualitativa 3vol- Ao Livro Técnico 1971