ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: Síntese e avaliação do potencial antimicrobiano do composto 5-(2,4-dicloro-benzilideno)-3-[2-oxo-2(3-oxo-3,4-diidro-2H-benzol[1,4]oxazin-6-il)-etil]-4-tioxo-tiazolidina-2-ona

AUTORES: SILVA, I. M. (UFPE) ; SILVA FILHO, J. DA (UFPE) ; EGITO, M. S. (UFPE) ; ARAUJO, R. O. (UFPE) ; SENA, KÊSIA X. F. R. (UFPE) ; ALBUQUERQUE, J. F. C. (UFPE)

RESUMO: Com o advento da síntese orgânica, novos fármacos vêm sendo desenvolvidos, buscando combater as doenças infecciosas causadas por microrganismos, que acometem elevado número de pessoas em todo o mundo. Derivados tiazolidínicos por apresentarem considerável atividade antimicrobiana. foi sintetizado reação de alquilação o derivado 5-(2,4-dicloro-benzilideno)-3-[2-oxo-2(3-oxo-3,4-diidro-2H-benzol[1,4]oxazin-6-il)-etil]-4-tioxo-tiazolidina-2-ona, e avaliada sua ação antimicrobiana frente a diferentes cepas utilizado o método de difusão em disco de papel. O derivado avaliado inibiu o crescimento de quase todos os microrganismos testados utilizados revelando assim seu potencial antimicrobiano.

PALAVRAS CHAVES: 4-tioxo-tiazolidina-2-ona; atividade antimicrobiana;

INTRODUÇÃO: A síntese e o planejamento de fármacos são atualmente ferramentas da química medicinal, na busca de produtos bioativos através de reações orgânicas de substâncias previamente estudadas com potencial atividade biológica.
A produção de novos fármacos com amplo espectro de ação antimicrobiana é um forte aliado no combate da mortalidade nas mais variadas faixas etárias da população mundial. O grande desafio da ciência é buscar novas drogas que minimizem os efeitos tóxicos, tornando-os menos agressivos, especialmente para o coração, pulmão, rins e sistema nervoso (BONASSA, 1998).
Derivados tiazolidínicos, têm se destacado por apresentarem tais propriedades. O anel tiazolidínico ainda compõe uma classe de heterociclos com grande potencial na síntese orgânica, podendo sofrer reações de condensação, tionação e alquilação em diferentes posições do anel. Estes compostos têm apresentado amplo espectro de atividades biológicas e farmacológicas, tais como antimicrobiana, antiinflamatória, anti-tuberculose, antiviral, citotóxica, antidepressiva, anticonvulsivante, anticâncer, hipoglicemiante, antifúngica, antiinflamatória, analgésica, entre outras (BONDE e GAIKWAD, 2004; VERMA e SARAF, 2008).


MATERIAL E MÉTODOS: O derivado tiazolidínico, 5-(2,4-dicloro-benzilideno)-3-[2-oxo-2(3-oxo-3,4-diidro-2H-benzol[1,4]oxazin-6-il)-etil]-4-tioxo-tiazolidina-2-ona (III), foi obtido a partir da reação de alquilação do (5-(2,4-dicloro-benzilideno)-4-tioxo-tiazolidina-2-ona) (I) com (2-cloro-acetil)-4H-benzo[1,4]oxazin-3-ona (II). Em um balão de fundo redondo foram misturados quantidades equimolares de do composto (I) dissolvido em metanol, adicionando gota a gota a solução de KOH já dissolvido em metanol e a substância (II) (benzoxazona) já dissolvida em acetato de etila. A reação ocorreu sob refluxo aquecida em banho de óleo a 80 °C durante 25 horas. O produto formado foi cristalizado a frio em metanol e filtrado. A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo método de difusão em disco de papel, utilizando microrganismos Gram-positivos, Gram-negativos e bactérias álcool-ácido resistentes. Discos de 6 mm de diâmetros foram impregnados com uma solução do composto sintetizado e colocado sobre a superfície do meio semeado com microrganismo. Foi preparada uma solução a 1 µg/mL, e os discos foram impregnados com 100 µL da amostra, obtendo-se uma concentração de 10 µg em cada disco. As placas foram incubadas por 24-48 horas a 35 °C. Posteriormente, foi feita a medição dos halos (em mm) de inibição para cada microrganismo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O composto sintetizado (III) apresentou rendimento 60,82%, Rf 0,56 (CH2Cl2/Acetato de etila- 0,88:0,12) e PF. 210 ºC. A estrutura química foi comprovada (RMN1H; RMN13C), Infravermelho e Massa. A caracterização molecular por RMN1H e Infravermelho revelaram picos e bandas de absorção que comprovam a estrutura molecular do composto. Os testes antimicrobianos do derivado 5-(2,4-dicloro-benzilideno)-3-[2-oxo-2(3-oxo-3,4-diidro-2H-benzol[1,4]oxazin-6-il)-etil]-4-tioxo-tiazolidina-2-ona (III) revelaram um largo espectro de ação, indicando formação de halos significantes. O composto sintetizado apresentou os seguintes resultados, na parte microbiológica: Gram-positivos: Staphylococcus aureus (32mm), Mycrococcus luteus (40mm), Bacillus subtilis (30mm), Enterococcus faecalis (26mm); Gram-negativos: Pseudomonas aeruginosa (0mm), Escherichia coli (25mm), Serratia marcescens (15mm) e Bactéria álcool ácido resistente: Mycobacterium smegmatis (30mm). Os principais halos exibidos foram apresentados para bactérias Gram-positivas. O composto se mostrou eficaz para sete dos oito microrganismos testados, não apresentou atividade inibitória apenas para o germe P. aeruginosa.

CONCLUSÕES: A estrutura química e pureza do 5-(2,4-dicloro-benzilideno)-4-tioxo-tiazolidina-2,4-diona foi determinada por métodos físicos e espectrométricos convencionais. O derivado tiazolidínico foi sintetizado dentro das normas planejadas e apresentou um rendimento considerado bom. O composto apresentou ação antimicrobiana para a maioria dos microrganismos testados.

AGRADECIMENTOS: A equipe técnica da Central Analítica da UFPE. A professora Kêsia de Sena e aos seus alunos pela parceria nesta pesquisa e realização dos testes antimicrobianos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BONASSA, Edna Moreno. Enfermagem em terapêutica oncologica. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 1998.
BONDE, Chandrakant G.; GAIKWAD, Naresh J. Synthesis and preliminary evaluation of some pyrazine containing thiazolines and thiazolidinones as antimicrobial agents, Bioorganic & Medicinal Chemistry 12 (2004) 2151–2161.
VERMA, Amit, SARAF, Shailendra K., 4-Thiazolidinone e A biologically active scaffold, European Journal of Medicinal Chemistry, 43 (2008) 897-905.