ÁREA: Alimentos

TÍTULO: Comparação de algumas propriedades físico-químicas de amostras de laranja pêra, lima e bahia

AUTORES: ENGELHARDT, B.A.S. (IFES) ; PAIVA, H.B. (IFES) ; NEGRI, L.C. (IFES) ; NASCIMENTO, I.A. (IFES) ; CLAUDINO, G.P. (IFES)

RESUMO: Este trabalho consistiu na comparação de três tipos de laranjas (lima, pêra e bahia) por meio da identificação de algumas propriedades físico-químicas do suco dessas frutas. Foram analisadas quatro características: determinação do pH dos sucos; o teor de vitamina C (ácido ascórbico),através de análise volumétrica ; acidez total, através de análise volumétrica e atividade antioxidante total utilizando o método da captura do radical livre DPPH.

PALAVRAS CHAVES: laranjas, acido ascorbico, antioxidante

INTRODUÇÃO: A laranja (Citrus sinensis L.) originária das regiões tropicais do continente asiático, mais precisamente na China, foi introduzida no Brasil pelas expedições colonizadoras. Atualmente, o país é o maior produtor mundial, com maior produção na região Sudeste, e tem o estado de São Paulo como maior produtor.Qualquer variedade de laranja contém quantidades apreciáveis de cálcio, potássio, fósforo e sódio, além de vitaminas do complexo B e a vitamina C.
A vitamina C tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência das infecções, formação dos ossos e dos dentes, cicatrização e queimaduras, enfim, reforça as defesas do organismo. Os indivíduos que não ingerem vitamina C suficiente desenvolvem o escorbuto que causa fadiga, sangramento e má cicatrização (Fiorucci, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: Em laboratório foram extraídos o caldo das laranjas e analisado separadamente cada um dos parâmetros: pH; acidez titulável; teor de vitamina C e atividade antioxidante total. Por fim, determinou-se a degradação de vitamina C após 24 horas de preparação do suco.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com os resultados pode-se observar que a laranja lima obteve uma maior quantidade de vitamina C em sua polpa e um maior potencial de atividade antioxidante. O que nos mostra uma relação coerente, pois o ácido ascórbico é o principal agente antioxidante presente na polpa dessa fruta. A laranja lima perdeu mais vitamina C após um dia de seu preparo, deve-se ao fato de possuir mais vitamina C em sua polpa em relação às outras. A laranja bahia mostrou-se possuir pH menor entre os três tipos de laranjas. E a laranja pêra obteve a maior concentração de ácidos orgânicos em sua polpa.



CONCLUSÕES: A laranja lima possui maior teor de vitamina C e maior potencial antioxidante, pois o ácido ascórbico é o principal agente antioxidante presente na polpa dessa fruta. E também apresentou maior degradação de vitamina C. A laranja bahia mostrou-se possuir pH menor entre os três tipos de laranjas e a laranja pêra obteve a maior concentração de ácidos orgânicos em sua polpa. De forma geral, os três tipos apresentaram grande degradação da vitamina C após 24 h do preparo do suco. Foi possível observar que os valores obtidos variaram consideravelmente de acordo com a variedade da laranja.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao IFES pela oportunidade de realização deste projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Fiorucci,A.R.; Soares, M.H.F.B.; Cavalheiro, E.T.G.A importância da vitamina C na sociedade através dos tempos. Quimica nova na escola, 17, 2003.
MACÊDO, J.A.B. de, Métodos laboratoriais de análise: físico-químicas e microbiológicas. 3ª ed. Belo Horizonte, MG. Editora CRQ, 2005.