ÁREA: Materiais

TÍTULO: 3,4-METILENODIOXICINAMALPROPANOATO DE FERRO E NÍQUEL: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA

AUTORES: RIBEIRO, K.L. (UFGD) ; TRINDADE, M.A.G. (UFGD) ; CARVALHO, A. E. (UFGD) ; ARRUDA, E. J. (UFGD) ; IONASHIRO, M. (UNESP) ; CARVALHO, C. T. (UFGD) ; FONSECA, C. C. (UFGD)

RESUMO: Foram sintetizados os compostos 3,4-metilenodioxicinamalpropanoatos de Fe(II) e Ni(II), no estado sólido (M2L3.nH2O e ML2.nH2O), onde M = metal, L é o ligante. Os compostos sintetizados foram analisados por termogravimetria, análise térmica diferencial simultânea (TG-DTA) e espectroscopia de absorção na região do infravermelho. Os resultados das análises termoanalíticas permitiram sugerir a relação estequiométrica metal/ligante/água e análise no infravermelho permitindo sugerir a forma como o ligante está coordenado ao metal. Em uma segunda etapa do trabalho, esses complexos serão utilizados como modificadores de eletrodos para aplicações analíticas.

PALAVRAS CHAVES: 3,4-metilenodioxicinamalpropanoato , metais, caracterização.

INTRODUÇÃO: Complexos metálicos tem sido aplicados em diversas áreas, aplicações comerciais, na conservação de alimentos, agentes anti-chamas, catalisadores e também na área médica como agentes antitumor e diversas outras aplicações (Kanatt, S. R et. al., 2007, Wang, G et. al., 2010, Kirillov, E et. al., 2004, Kostova, I et. al., 2004).
Trabalhos com eletrodos modificados utilizando complexos metálicos são amplamente estudados por apresentarem baixo custo, boa durabilidade e preparação simples, como por exemplo, o eletrodo de pasta de carbono modificado com o complexo 1-pentil-1-H-benzo [d] [1,2,3] triazole de zinco. Esse apresentou se eficiente na eletrocatálise de redução do peróxido de hidrogênio e nitrito com reprodutibilidade e menor limite de detecção do que outros eletrodos, o qual pode ser importante também, para aplicações práticas em sensores eletroquímicos (Zhuang, R. R.; Jian, F. F, 2010).


MATERIAL E MÉTODOS: 3,4-metilenodioxicinamalpropanoatos de Fe(II) e Ni(II) foram preparados no estado sólido, pela adição estequiométrica, lenta e sob agitação, de soluções do 3,4-metilenodioxicinamalpropanoato de sódio (ligante) nas soluções de sulfato e nitrato dos respectivos metais. Os precipitados obtidos foram filtrados com papel de filtro Whatman no 42, lavados com água destilada até a eliminação dos íons sulfatos e nitratos, recolhidos em frasco de vidro e mantidos em dessecador contendo cloreto de cálcio.
As curvas TG-DTA foram obtidas no termoanalisador SDT 2960, da TA Instruments. A análise das amostras foram realizadas no intervalo de 30 – 700 ºC com razão de aquecimento de 20 ºC min-1, atmosfera de ar seco, com fluxo de 100 mL min-1, cadinhos de α-alumina.
Os espectros de reflectância total atenuada (ATR) na região do infravermelho foram obtidos no espectrofotômetro com transformada de Fourier, Modelo JASCO-4100.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas curvas TG-DTA (Fig. 1) do 3,4-metilenodioxicinamalpropanoato de ferro a primeira etapa na curva TG com perda de massa de 6,11% é atribuída a perda de 3,0 molécula de água de hidratação. A segunda e terceira etapa com perda de 75,89% é atribuída a oxidação da matéria orgânica com pico exotérmico na curva DTA em 315 ºC. Sendo que, a última etapa leva a formação do Fe2O3, como resíduo final.
As curvas TG-DTA (Fig. 2) para o composto de níquel mostram perdas de massa em três etapas, a primeira etapa atribuída a desidratação do composto com perda de massa de 5,24 % referente a saída de 1,5 molécula de água com um pequeno pico endotérmico na curva DTA em 103 ºC. A segunda e terceira etapa com perda de massa de 78,26% são atribuídas a oxidação da matéria orgânica com pico exotérmico na curva DTA em 374 ºC e levando a formação do NiO, como resíduo final. Na Tabela 1 encontram-se os resultados obtidos a partir de cálculos teóricos termogravimétricos.
FTIR - Através das diferenças de frequências de estiramento simétrico e assimétrico do íon carboxilato (DEACON et. al., 1980) em relação ao seu sal é possível sugerir, se o ligante coordena-se ao metal dos seguintes modos: unidentados, quelantes-bidentados e complexos em ponte. Com base nesses dados, sugere-se que os metais estão ligados ao 3,4-metilenodioxicinamalpropanoato de forma bidentada.






CONCLUSÕES: Os resultados das curvas TG-DTA forneceram informações sobre a composição estequiométrica M2L3.3H2O para o ferro e ML2.1,5H2O para o níquel, onde L = ligante, e também informações sobre a desidratação e decomposição térmica dos compostos.
A análise dos espectros de absorção na região do infravermelho possibilitou sugerir que o ligante coordena-se ao metal de forma bidentada.


AGRADECIMENTOS: UFGD, UNESP, CNPq

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DEACON, G. B.; PHILLIPS, R. J. 1980. Relationships between the carbon-oxygen stretching frequencies of carboxylato complexes and the type of carboxylate coordination. Coord. Chem. Rev., 33: 227 – 250.

KANATT, S. R.; CHANDER, R.; SHARMA, A. Chitosan glucose complex - A novel food preservative. Food Chemistry, (2007), Volume Date, 106 (2008) 521.

KIRILLOV, E.; LEHMANN, C. W.; RAZAVI, A.; CARPENTIER, JEAN-FRANCOIS. Highly Syndiospecific Polymerization of Styrene Catalyzed by Allyl Lanthanide Complexes. Journal of the American Chemical Society, 126 (2004) 12240.

KOSTOVA I. Metal-containing drugs and novel coordination complexes in therapeutic anticancer applications - Part I. Editorial. Anti-cancer agents in medicinal chemistry,10 (2010) 270.

WANG, G.; YANG, J.; Influences of expandable graphite modified by polyethylene glycol on fire protection of waterborne intumescent fire resistive coating. Surface and Coatings Technology, 204 (2010) 3599.

Zhuang, R. R.; Jian, F. F. Electrocatalysis for the hydrogen peroxide and nitrite at carbon paste electrode modified with a new zinc complex of 1-pentyl-1H-benzo[d][1,2,3]triazole. J Solid State Electrochem. 14 (2010) 747.