ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: PASSIVAÇÃO DO AÇO AISI 304: AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO EM HCl POR MEDIDAS DE POTENCIAL DE CIRCUITO ABERTO

AUTORES: CARVALHO JR., W.M. (FASB) ; PRADO, K.E. (FASB) ; CARVALHO, R.C. (FASB) ; ROGÉRIO, D.O. (FASB) ; FERREIRA, F.A. (FASB) ; SILVA, M.M.P. (FASB)

RESUMO: Verificar a passivação do aço AISI 304,em HNO3 40 % v/v,através de medidas de potencial de circuito aberto em meios de HCl. Placas do aço,lixadas e lavadas com água destilada e etanol,foram imersas em HNO3,em diferentes tempos. Após a passivação,foram imersas em diferentes soluções de HCl;acompanhando-se a variação de Eca vs ECS por 60 minutos,verificou-se que em [HCl] menores que 0,30 mol.L-1,a passivação mostrou-se eficiente quanto à resistência à corrosão,com valores de Ecorr mais positivos aos obtidos para aços sem prévia passivação.Contudo,para [HCl] maiores que 0,40 mol.L-1,os valores de Ecorr se mostraram praticamente iguais para o aço sem e com passivação,evidenciando, para as condições estudadas,o limite de resistência à corrosão do aço 304 passivado em meios de HCl.

PALAVRAS CHAVES: aço 304, passivação, potencial de circuito aberto

INTRODUÇÃO: O processo de passivação de aços inoxidáveis é largamente utilizado na indústria metalúrgica em geral para proteção da superfície metálica para fins de transporte e/ou estocagem (GENTIL, 2011). Normas técnicas (ASTM – A 969-05) definem o tipo de procedimento de passivação a ser utilizado para cada tipo de aço, com variáveis como: tempo de imersão, temperatura e concentração do banho passivante. O presente trabalho tem por objetivo verificar algumas destas variáveis para a passivação do aço AISI 304, através do acompanhamento do potencial de circuito aberto (Eca) até valores quase-estacionários (potencial de corrosão – Ecorr) quando as placas passivadas são imersas em diferentes concentrações de HCl, evidenciando o limite de resistência à corrosão por uma técnica simples em sua execução, podendo ser também utilizada em laboratórios didáticos para cursos técnicos e de nível superior, conforme trabalhos anteriores desenvolvidos pelo Grupo de Iniciação Científica / FASB (SILVA, 2011).

MATERIAL E MÉTODOS: Placas de aço AISI 304, com área aproximada de 10 cm2, foram previamente lixadas (320, 400 e 600 mesh), lavadas com água destilada e etanol, com secagem em ar quente. Foram imersas em solução de HNO3 40% v/v, com diferentes tempos de imersão (5, 15 e 30 minutos). Após passivação, as placas foram lavadas com água destilada, secadas com ar quente e imersas em soluções de HCl de diferentes concentrações, acompanhando-se os valores de Eca em função do tempo (60 minutos) utilizando-se eletrodo de calomelano saturado (ECS), como eletrodo de referência, à temperatura ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A figura 1 apresenta os valores de Eca para aço AISI 304 em meio de HCl 0,30 mol.L-1, sem e com passivação prévia, com tempos de imersão de 5,15 e 30 minutos. Nota-se que os valores de Ecorr para os aços passivados apresentam valores mais positivos do que aquele obtido para o aço sem passivação (Ecorr = -450 mV / ECS), evidenciando que, nestas condições, o processo de passivação é eficiente quanto à resistência à corrosão do aço em HCl.





CONCLUSÕES: O processo de passivação do aço AISI 304 mostrou-se eficiente em relação à resistência à corrosão até o limite de concentração de HCl igual a 0,30 mol.L-1, fato evidenciado pelos valores mais positivos de Ecorr em comparação ao resultado obtido para o aço sem passivação. Para concentrações de HCl superior a 0,40 mol.L-1, verifica-se que os valores de Ecorr são semelhantes aos obtidos para o aço sem passivação, sugerindo que as camadas passivas formadas não apresentam resistência à dissolução em concentrações de HCl mais elevadas, independentemente do tempo de imersão no banho de passivação.

AGRADECIMENTOS: Fundação Educacional João Ramalho – mantenedora (FASB).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ASTM – A 969-05.
GENTIL, V. “Corrosão”, Rio de Janeiro, 6ª edição, 2011.
SILVA, M.M.P., LEAL, M.F.; FERREIRA, F.A. 2011 - Passivação do aço AISI 304: estudo comparativo por medidas de potencial de circuito aberto, Anais da XXXIV Reunião Anual - SBQ.