ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO ANTIOXIDANTE ÁCIDO LIPÓICO SOBRE ELETRODOS DE CARBONO VÍTREO QUIMICAMENTE MODIFICADO COM QT/NITSPC

AUTORES: SANTOS, A. C. F. (CNPQ-UFMA) ; CORRÊA, G.T. (PIBIC-UFMA) ; FERREIRA, A.P. M. (PG / CAPES) ; TANAKA, A. A. (DEQUI-UFMA) ; TANAKA, S.M.C.N. (DETQI-UFMA)

RESUMO: RESUMO: O estudo do comportamento eletroquímico do antioxidante ácido lipóico (HLip) foi realizado com filmes Ftalocianina Tetrassulfonada de Níquel modificado com Quitosana (QT-NiTsPc), utilizando-se a técnica de voltametria cíclica (VC). O eletrodo de carbono vítreo (CV) foi modificado pela adsorção de QT-NiTsPc 1v:1v. O eletrodo CV/ QT-NiTSPc apresentou correntes de oxidação do HLip mais acentuadas e melhores perfis voltamétricos em relação ao eletrodo não modificado e modificado apenas com QT. O estudo da variação da velocidade mostrou que trata-se de um processo eletroquímico irreversível com controle difusional e envolvendo 2 elétrons e o estudo variação da concentração do Hlip mostrou que há uma dependência linear da concentração do HLip com a corrente de pico.

PALAVRAS CHAVES: ácido lipóico, ftalocianina de níquel, eletrodo modificado.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O ácido lipóico (ácido 1,2-ditiolano-3-pentanoico), também conhecido como ácido tióico, recentemente ganhou notável atenção, pois, é um antioxidante que possui a capacidade de reprimir radicais livres tanto em meio lipídico quanto aquoso, o que o diferencia dos demais antioxidantes (ABBAS, M.N.; RADWAN A.A., 2008). Um grande número de trabalhos e estudos clínicos aponta para a utilidade do ácido lipóico como agente terapêutico para diversos distúrbios, nesse sentido faz-se necessário um método de detecção e quantificação da concentração de ácido lipóico nos diversos tipos de amostra para que haja um controle dessas substâncias. Nesse sentido, metodologias analíticas como cromatografia tem sido utilizadas para determinar a presença e a concentração do ácido lipóico, no entanto essas técnicas necessitam de instrumentações sofisticadas e tempo. Os sensores químicos por outro lado possuem resultados precisos, reprodutíveis e rápidos. Por isso, técnicas eletroquímicas (BRETT, A. M.; CORDUNEANU, O.; GARNETT,M., 2007), têm sido utilizadas para a determinação deste ácido em uma grande variedade de medicamentos e amostras de alimentos. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta um estudo da determinação de ácido lipóico sobre eletrodo de carbono vítreo (CV) modificado com filme de quitosana (QT) e metaloftalocianina tetrassulfonada de níquel (NiTsPc) , utilizando a técnica de voltametria cíclica (VC).




MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Os experimentos eletroquímicos foram realizados numa célula eletroquímica contendo os eletrodos CV (trabalho), Ag/AgCl (referência) e platina (auxiliar) e com o auxilio de um potenciostato/galvanostato EcoChemie modelo μAUTOLAB Tipo II. Os reagentes foram de grau analítico e as soluções, preparadas com água purificada (sistema Milli-Q Academic, Millipore)
O eletrodo CV pré-tratado foi modificado com a deposição de 20 µL de uma solução preparada pela mistura de 20 µL de solução NiTsPc 1,0 x 10-3 mol L-1 e 20 µL de solução QT 1,55 x 10-3 mol L-1 sobre a superfície do eletrodo, seguido de secagem evaporação do solvente num dessecador acoplado a uma bomba de vácuo.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Experimentos iniciais da oxidação de HLip em soluções tampão fosfato (pH 7) foram realizados, o voltamograma cíclico da oxidação de HLip apresentou um pico irreversível com potencial próximo a 0,85 V sobre os eletrodos CV/QT-NiTsPc e CV e em torno de 0,8 V vs. Ag/AgCl sobre o eletrodo CV/QT. Além disso, o eletrodo CV/QT-NiTsPc mostrou um deslocamento do início da corrente de oxidação em cerca de 100 mV para potenciais menos positivos, bem como num aumento significativo na magnitude da corrente de pico, mostrando um aumento na atividade eletrocatalítica do eletrodo CV para a oxidação de HLip após modificação com QT-NiTsPc, conforme ilustrado na Figura 1.
Análise dos voltamogramas de varredura linear registrados a diferentes velocidades de varredura do potencial permitiu verificar as dependências linear da corrente de pico (Ip) com raiz quadrada da velocidade (v)1/2 e do potencial de pico (Ep) com o logaritmo da velocidade de varredura do potencial (Log v) indicando que a reação de oxidação do HLip ocorre de acordo com um processo eletroquímico irreversível sob controle difusional e envolvendo um mecanismo de 2 elétrons, ou seja, com a formação do ácido beta-lipóico como principal produto.
Voltamogramas de varredura linear foram obtidos variando a concentração de HLip de 1,0 x 10-4 a 1,0 x 10-3 mol L-1. A partir destes dados foi constatado que a corrente de pico aumentou linearmente com a concentração de HLip de acordo com a Figura 2.
Figura 1. Voltamogramas cíclicos do eletrodo CV na ausência de HLip (a) e dos eletrodos CV (b), CV/QT (c) e CV/QT-NiTsPc (d) na presença de 2,5x10-4 mol L-1 de HLip em uma solução 0,1 mol L-1 de tampão fosfato (pH 7).
Figura 2. Gráfico da dependência da corrente de pico com a concentração de ácido lipóico





CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O filme de quitosana e ftalocianina de níquel utilizado como modificador promove uma melhora significativa na resposta voltamétrica do eletrodo de carbono vítreo, o que indica a possibilidade da utilização do eletrodo CV/QT-NiTsPc como provável sensor eletroquímico para a determinação do ácido lipóico.

AGRADECIMENTOS: UFMA,CNPq, CAPES e FAPEMA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABBAS, M.N.; RADWAN A.A. Novel lipoate-selective membrane sensor for the flow injection determination of α-lipoic acid in pharmaceutical preparations and urine. Talanta , v.74, p.1113-1121, 2008.
BRETT, A. M.; CORDUNEANU, O.; GARNETT, M. Anodic Oxidation of α-Lipoic Acid at a Glassy Carbon. Electrode and Its Determination in Dietary Supplements. Anal. Letters, v.40, p.1763-1778, 2007.