ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: chocolates e suas gorduras

AUTORES: FIGUEIREDO,E.S.,SILVA,E.A.,CASTILHO,M.A. (IFMT)

RESUMO: “De um modo bastante amplo, o termo lipídios, ou lípidos (do grego lipos “gordura”), engloba todas as substâncias gordurosas existentes nos reinos vegetais e animal.” (FELTRE, Ricardo. Química Orgânica, volume 3, 6ª edição, pág.338). Nosso projeto de pesquisa foi justamente baseado nos estudo dos lipídios, mas de certo modo limitado. Analisamos alguns chocolates que se diferem pela composição e marcas registradas os isolaram para quantitativamente estudarmos, comparando os valores de seus respectivos fabricantes com os encontrados em laboratório através de ensaios práticos. Com os resultados, podemos responder às hipóteses propostas antes mesmo da procedência do projeto.

PALAVRAS CHAVES: lipídios

INTRODUÇÃO: Nós alunos do 3° semestre de química estamos pesquisando e desenvolvendo um trabalho sobre o chocolate visando aprender mais sobre suas substâncias e suas composições, assim termos conhecimento se as indústrias atualmente nos vêem informando as reais quantidades de cada elemento que compõe o chocolate, mas Quem não gosta de chocolate? Bom, grande parte da população gosta muito desta “iguaria”, mas e as espinhas? Chocolate não engorda? Todas essas dúvidas serão sanadas, pois informaremos quais chocolates tem menos ou mais gorduras através dos nossos experimentos e de outras pesquisas, explicaremos porque se sente um prazer ao comer chocolate, principalmente as mulheres, falaremos das substâncias presente no chocolate e informaremos as principais substâncias, para que elas sevem? Em que podem nos ajudar? Se faz mal? E como devemos consumir-las?

MATERIAL E MÉTODOS: Materiais: Papel de filtro, placa de Petry, cartucho de filtro, extrator de Soxhlet, balão de fundo chato de 500 ml, proveta de 250 ml, 600 mL de hexano, chapa elétrica, cronometro, grampeador, faca.

1° passo: Pesar todos os papéis de filtro e anotar a massa, raspar um bloco de cada chocolate na placa de Petri com uma faca e triturar o chocolate para pesar.
2° passo: Colocar cada chocolate raspado em cada papel de filtro numerado, pesar cada um e anotar. Empacotar o chocolate no papel de filtro e colocar dentro do cartucho de filtro, colocar o cartucho com a amostra dentro do extrator de Soxhlet.
3° passo: Medir o hexano em proveta de 250 ml e transferir 150 ml para o balão de fundo chato de 500 ml, colocar o extrator Soxhlet na chapa elétrica, ligar em 80%, deixar o hexano “banhar” o cartucho de filtro com a amostra e deixar fazer a quantidade de ciclos desejada.
4° passo: Desligar a chapa elétrica e deixar esfriar o balão de fundo chato por 1 minuto, retirar os chocolates embalados do Soxhlet e deixar esfriar. Aguarde o hexano restante no filtro evaporar, retirar os papéis de filtro de dentro do cartucho e deixar esfriar de um dia para o outro, até as amostras ficarem completamente secas.
5° passo: Pesar o papel de filtro com as amostras secas, anotar as massas e fazer os cálculos, assim saberá o quanto de gordura estava presente nas amostras e o quanto tem em todo o chocolate.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: “Atualmente, o chocolate transformou-se na melhor guloseima existente, especialmente entre as mulheres. Altamente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido com moderação por pessoas saudáveis.”, é o que diz o Jornal o Independente (Edição 124). Segundo estudo que foi publicado no jornal, 71% dos consumidores de chocolate no Brasil, são do sexo feminino, e 61%, são do sexo masculino. Porque as mulheres consomem mais chocolate que os homens? Isso deve-se à serotonina que é uma
substância vasoncostritora e neurotransmissora, responsável pela coagulação do sangue. Também ocorre em plantas (como no cacau- chocolate e bananas) e tecidos animais, venenos e ferrão. É um dos pesticidas naturais produzidos pelas plantas. Quanto menor for a taxa de colesterol, menor será a produção de serotonina, E quando menor for a produção de serotonina, maior a freqüência de ímpetos nervosos.(BOTH,Glossário de Química Orgânica, pág. 1239)
Com essa sensação de prazer, as pessoas passam a consumir mais chocolate, porém, tudo em excesso é prejudicial à saúde.
Afinal, qual é o chocolate que contém maior quantidade de gordura? Segundo as nossas pesquisas, o chocolate que possui maior quantidade de gordura, é o chocolate ao Leite da Tacla1. Ao contrário do que as pessoas pensam, que o chocolate branco possui maior quantidade de gordura.



CONCLUSÕES: Em 180g de chocolate tacla Branco há: 19,0877193 g de gorduras
Em 180g de chocolate tacla ao leite há: 34,41854508 g de gorduras
Em 180g de chocolate Gostoso Branco há: 50,44231364 g de gorduras
Em 180g de chocolate Gostoso ao leite há: 24,11179655 g de gorduras
Em 180g de chocolate Plene Branco há: 19,54740538 g de gorduras
Em 180g de chocolate Plene ao leite há: 31,55555556 g de gorduras
Os nossos experimentos mostraram que há mais gorduras no chocolate ao leite, ao contrario do que dizem, somente em uma marca o chcolate branco aparece como o mais gorduroso.Obs:Marcas fictícias.

AGRADECIMENTOS: Gostariamos de acradecer nossos professores que nos apoiaram e nos motivaram a fazermos um trabalho didatico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, Milena
Nutricionista formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.100
<http://cyberdiet.terra.com.br/chocolate-e-saude-2-1-1-368.html>
CRUCINSKY, Juliana
Graduada pelo Instituto de Nutrição da UERJ, Juliana é especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela Santa Casa de Misericórdia (RJ), especialista em Gestão da Saúde e Administração Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá. Juliana é colaboradora do Semlactose.com desde 2008. Publica matérias e responde diariamente aos comentários de diversos leitores, além de atuar nas área de Nutrição Clínica, Esportiva, Estética e Vegetariana.
<http://www.semlactose.com/index.php/2008/03/04/chocolate-faz-bem-ao-coracao-e-a-alma/>
ADMIN, Dayane. G
<http://www.garotamodernidade.com/beleza/voce-sabia-que-nao-e-o-chocolate-que-causa-espinha/>
FELTRE, Ricardo. Química Orgânica, volume 3, 6ª edição, pág.338
<http://www.averdadeemsuasmaos.com.br/jornal/zoom.php?arquivo=paginas/mn/6_103.jpg>