ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: RECICLANDO ATITUDES, CONSTRUINDO CONHECIMENTO

AUTORES: KASPARI, P.E. (IFRS - FELIZ) ; BOCK, É. (IFRS - FELIZ) ; BERRERS, B. (IFRS - FELIZ) ; LAUXEN, C. H. (IFRS - FELIZ) ; PORTES, E.V.S. (IFRS - FELIZ)

RESUMO: Este trabalho interdisciplinar de Química e Artes propõe a construção, elaboração e aplicação de um jogo didático que tem como objetivo principal conscientizar a respeito da forma adequada de descartar os resíduos sólidos. Desta forma o Ensino de Ciências pode atuar como uma importante ferramenta para auxiliar a resolução de problemas cotidianos proporcionando ao aluno um aprendizado significativo que possibilite a sua formação como cidadão reflexivo, crítico e participativo. A interdisciplinaridade teve uma contribuição determinante para o desenvolvimento do jogo. Os jogos educativos são auxiliares no processo de ensino aprendizagem. O jogo didático proporcionou conhecimento além de despertar nos jogadores o desejo de contribuir para meio ambiente fazendo o descarte adequado dos resíduos.

PALAVRAS CHAVES: ensino de ciências, coleta seletiva, jogo didático

INTRODUÇÃO: A escola deve articular os conhecimentos científicos com o cotidiano para produzir o conhecimento escolar que deve possibilitar a formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo (Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s, 1999). Esta premissa é satisfeita quando são realizadas atividades diversificadas que partem da contextualização e interdisciplinaridade associadas à teoria. Desta forma o aluno terá o aprendizado significativo, uma vez que o mesmo foi pautado na educação problematizadora e reflexiva (FREIRE, 1983). Neste sentido os PCN’s sugerem temáticas ambientais para ancorar os temas no ensino de ciências. Sendo a Química a ciência que tem por base o estudo dos materiais, suas propriedades e transformações e Artes a disciplina que se utiliza dos materiais e das suas transformações para criação e produção dos seus produtos foi possível à articulação de conteúdos de Química e Artes para a produção de um jogo didático que tem como alvo a separação, coleta seletiva e destino de resíduos sólidos.
Segundo Kissomoto (1994, 1996) o jogo tem duas funções que devem coexistir em equilíbrio, a lúdica e a educativa. A atividade lúdica motiva e estimula o processo de construção do conhecimento auxiliando o desenvolvimento intelectual e social proporcionando prazer e diversão, por outro lado à atividade educativa tem o dever de ensinar algo ao indivíduo, logo os jogos educativos atuam como auxiliares no processo ensino aprendizagem (SOARES, 2004).
O objetivo deste projeto interdisciplinar é a construção de um jogo de tabuleiro que proporcione a conscientização da maneira adequada de descarte de resíduos segundo a política nacional de resíduos sólidos, simulando a resolução de um problema cotidiano.


MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado por um grupo composto por quatro alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS-Feliz, tendo a orientação das professoras de Química e Artes.
Inicialmente foi realizado um estudo sobre a temática de resíduos sólidos, coleta seletiva e destino dos resíduos. Esta pesquisa teve como referência os livros didáticos na área de ciências, a política nacional de resíduos sólidos e sites da internet. A partir deste estudo de contextualização temática forma selecionadas as questões pontuais do conteúdo didático do jogo.
O processo de criação dos jogos envolveu a problemática de como efetivar materialmente e visualmente o jogo. Neste desenvolvimento material, várias linguagens artísticas foram utilizadas: desenho, pintura, colagem, design gráfico, utilização de softwares específicos para tratamento de imagens como o Photoshop e Corel.
O desenvolvimento do jogo teve a orientação concomitante das duas disciplinas envolvidas sendo os que os materiais utilizados nas diversas etapas foram: materiais de suporte ao desenho como lápis, régua, canetas permanentes coloridas, lápis de cor; materiais de pintura como spray acrílico, tinta acrílica, pincéis chatos e redondos, solvente; papéis diversos como papel Paraná, Canson 120, 80 e 75 g/m2 brancos e coloridos, sulfite para impressões e estudos iniciais; papel Contact para o acabamento das cartas e do tabuleiro; outros materiais de suporte como estilete, tesoura, fitas adesivas e cola; e materiais reutilizados como tampas de embalagens de esmalte, garrafas plásticas, um dado e areia colorida. Estes materiais forma utilizados através das linguagens já citadas, sendo acompanhadas do estudo temático.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo foi desenvolvido de forma original tendo como referência apenas algumas características comuns nos jogos didáticos e educativos, como a utilização de dados, tabuleiro, cartas, peões e regras estabelecidas e destina-se a jogadores que estejam na faixa etária correspondente ao 2º ciclo do Ensino Fundamental ou acima deste. A parte estética do jogo foi conseguida através de desenhos de diversos tipos de resíduos que ilustram as cartas, os desenhos dos coletores respeitando suas cores identitárias, os desenhos dos locais adequados para destino e o próprio tabuleiro em si com o caminho a ser percorrido pelo jogador. Dessa forma, o jogo foi inteiramente desenvolvido pelo grupo, em todas as suas etapas teóricas e manuais, chegando a um resultado visual colorido e lúdico, sendo atrativo e informativo dentro dos conteúdos envolvidos.
Este processo favoreceu a construção de conhecimento significativo sobre descarte de resíduos sólidos, assim como sobre o processo de criação envolvendo linguagens artísticas. Assim, a química, na sua abordagem em relação ao meio ambiente, pode se constituir num meio efetivo de compreender e interpretar o mundo, tecendo relações contextuais atuais sobre problemas ambientais, ações antrópicas e favorecendo a construção de novos comportamentos em relação ao ambiente. O jogo em si, também acabou por se constituir em uma ferramenta didática efetiva na busca desses objetivos, independentemente de ser utilizado dentro ou fora da escola.


CONCLUSÕES: De acordo com a política nacional de resíduos sólidos é necessário que todas as pessoas tenham conhecimento da importância de fazer o correto descarte dos resíduos propiciando a reciclagem e minimizando os possíveis impactos ambientais. O jogo didático proporcionou este conhecimento além de despertar nos jogadores o desejo de contribuir para meio ambiente fazendo o descarte adequado dos resíduos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. (Coleção O Mundo, Hoje,v.21), 1983.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química.Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).