ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: CARTEADO AMBIENTAL

AUTORES: ANDRES, B. (IFRS - FELIZ) ; KREWER, R. (IFRS - FELIZ) ; PORTES, E. V. S. (IFRS - FELIZ) ; BENETTI, T. (IFRS - FELIZ)

RESUMO: Este projeto, intitulado “Carteado Ambiental”, é uma iniciativa interdisciplinar de Química e Artes que se utiliza da Educação Ambiental para facilitar o indivíduo na compreensão da relação de importância da Química com o meio ambiente. Neste processo foi desenvolvido um jogo didático envolvendo conteúdos focados em temáticas de química ambiental onde um dos pontos centrais foi a reciclagem e a reutilização de resíduos. Um dos objetivos foi propiciar o desenvolvimento do senso crítico através de uma abordagem mais lúdica sobre o tema colaborando de forma ativa no estudo da problemática ambiental e na socialização interpessoal de alunos no Ensino Médio.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, ensino de química, jogo didático

INTRODUÇÃO: Muitas vezes as pessoas têm uma visão distorcida da Química, como se ela estivesse associada apenas à impactos ambientais, emissão de gases poluentes, vazamentos, poluição entre outros. Existe então uma dificuldade em compreender de forma mais ampla a relação entre a química, o meio ambiente e o dia a dia. Sendo assim a química se torna uma disciplina distante da realidade dos alunos. Nesta perspectiva, este projeto visa contribuir informando sobre a importância da química como ciência na compreensão das questões ambientais fazendo com que o indivíduo seja capaz de se sentir como parte integrante deste contexto compreendendo suas responsabilidades e deveres para construção de um ambiente sustentável e equilibrado onde a preservação, a manutenção da vida e o uso adequado dos recursos naturais sejam prioridade.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999) a Educação Ambiental pode ser aliada da Química com o objetivo de auxiliar os estudantes a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio ambiente que podem ser abordadas através de projetos interdisciplinares. Seguindo esta proposta este projeto visa agregar conhecimento significativo através da construção de um jogo didático onde a temática ambiental é discutida de forma lúdica. Para tal a disciplina de Artes contribuiu com a elaboração e produção do jogo utilizando materiais reciclados. Os jogos são capazes de estimular múltiplas inteligências atuando como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem estimulando o processo de construção do conhecimento auxiliando o desenvolvimento intelectual e social proporcionando prazer e diversão (KISHIMOTO, 1994, 1996; SOARES, 2004).


MATERIAL E MÉTODOS: Este projeto foi desenvolvido visando a criação de um jogo didático na área da química ambiental e envolveu três alunas do primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS-Feliz, tendo a orientação interdisciplinar nas áreas de Química e Artes. Nesse contexto, se investiu em um jogo de cartas com perguntas relacionadas à química, problemas ambientais e suas soluções. Os elementos do jogo foram confeccionados reutilizando materiais, associando a própria ideologia da reciclagem à manufatura do jogo.
A primeira etapa do trabalho consistiu no estudo bibliográfico sobre meio ambiente e química nos livros didáticos de ciências e sites da internet, o que serviu como referência teórica para elaborar as perguntas das cartas.
A segunda etapa foi o desenvolvimento efetivo do jogo, ou seja, a parte material e visual, onde se destacaram técnicas de colagem e a utilização de estêncil com spray acrílico para a reprodução e impressão de símbolos repetidos nas cartas, nos envelopes e nas fichas de pontuação. Estas fichas foram confeccionadas em madeira nos formatos de árvore e garrafa, e servem para marcar os pontos de cada jogador. Neste processo foi possível entender, de forma alusiva e simplificada as linguagens da serigrafia e do graffiti, estudadas anteriormente nas aulas de artes.
Os materiais utilizados foram: materiais de suporte ao desenho, materiais de pintura como rolinho, tinta acrílica, tinta spray, pincéis chatos e redondos, papéis diversos como Canson 120, 80 e 75 g/m2 brancos, sulfite para impressões e estudos iniciais; papel Contact para o acabamento das cartas; outros materiais de suporte como tesoura, fitas adesivas e cola; materiais reutilizados como revistas velhas, placas acrílicas de raio-x e de madeiras (MDF).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto “Carteado Ambiental” efetivou a criação de um jogo de cartas onde os participantes, ao jogarem, precisam responder questões de química ambiental. Algumas das questões levantadas no jogo, como a reciclagem e a reutilização de resíduos, foram exploradas tanto no conteúdo como na materialidade do jogo. A confecção das cartas e das fichas de pontuação, assim como a definição das perguntas configuraram a maior parte do processo de criação.
A orientação interdisciplinar nas duas áreas permitiu o estudo das questões relacionadas à química ambiental e a prática artística, o que pode ser visto como um ganho expressivo na aquisição de conhecimento teórico e prático vinculado tanto com o contexto sócio-ambiental em que vivemos, como o desenvolvimento estético, expressivo e criativo. O jogo se constituiu num elemento facilitador do processo educativo por oportunizar ludicamente a reflexão sobre questões ambientais e a compreensão da química ambiental. Isso por envolver os jogadores numa situação de brincadeira, com regras estabelecidas e conteúdo cognitivo potencial para a construção de conhecimento, principalmente quando sua utilização for associada ao processo escolar.
Assim foi possível a prática de diferentes linguagens artísticas, exercitando o desenvolvimento da criatividade na elaboração de um jogo que fosse visualmente atrativo e carregado de conteúdo em química ambiental, associando de forma equilibrada a função lúdica e a educativa.


CONCLUSÕES: O desenvolvimento do jogo didático foi de extrema efetividade como proposta alternativa na construção de conhecimento em educação ambiental, tanto no seu processo de criação que envolveu linguagens artísticas aliadas à reciclagem, quanto pelo conteúdo teórico pesquisado e disponibilizado através do jogo. Através dele a temática ambiental pode ser abordada de forma significativa, favorecendo a vivencia de relações interpessoais diferenciadas das comumente apresentadas em aula, já que, o erro no jogo não possui a mesma carga psicológica do erro em sala de aula, o que facilita o aprendizado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química.Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).