ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: TEOR DE FERRO EM CAMARÕES CRUS E COZIDOS DA CIDADE DE SENADOR GEORGINO AVELINO/RN

AUTORES: OLEGÁRIO, N. L. M. (UFRN) ; SILVA, E. H. N. (UFRN) ; LIMA, M. S. B. (UFRN) ; TEIXEIRA, L. L. (UFRN) ; EMERENCIANO, D. P. (UFRN) ; CRUZ, A. M. F. (UFRN) ; MOURA, M. F. V. (UFRN)

RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar o teor de ferro em camarões crus e cozidos provenientes da cidade de Senador Georgino Avelino/RN . As amostras foram coletadas em um viveiro localizado em Carnaúba, povoado de Senador Georgino Avelino distante 50Km de Natal.Foram utilizados camarões inteiros e com massa médias de 13g analisados quanto aos teores de umidade,cinzas e ferro para camarões crus e cozidos.Podemos observar que com o cozimento os alimentos perdem dezoito vezes mais fosfato que no camarão in natura.

PALAVRAS CHAVES: camarão,viveiro, ferro.

INTRODUÇÃO: O ferro é um micronutriente importante na nutrição humana, e devido aos altos índices de anemias carências em nossa população, tem sido bastante utilizado em programas de fortificação de alimentos (TORRES, 1996). Devido a estas práticas, o conhecimento do teor original de ferro nos alimentos torna-se indispensável. O tipo de processamento, mesmo caseiro, também pode alterar o conteúdo e valor nutritivo dos alimentos, tornando-se importante o conhecimento destas alterações. Assim, a composição de alimentos crus e cozidos, torna-se indispensável para a análise de dietas (LAJOLO, 1987). Por estas razões, definimos analisar a composição de ferro em camarões crus e cozidos, usualmente consumidos da cidade de Senador Georgino /RN.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi utilizado 1Kg de camarão na fase juvenil com 122 dias de cativeiro,capturados aleatoriamente sem identificação de sexo,em Carnaúba,povoado de Senador Georgino Avelino,distante 50Km Natal.Os camarões apresentaram peso médio de 13g em seguida foram levados a estufa para secarem,serem triturados e tamizados para armazenamento em frascos.As análises dos teores de umidade e cinzas foram realizadas segundo o método descrito no compêndio de normas analíticas do instituto Adolfo Lutz(2005). A determinação de ferro por método colorimétrico se baseia no princípio de que um complexo de Ferro II é formado com a 1,10 fenantrolina, Fe(C12H8N2) , e absorbância da coloração da solução é mensurada com espectrofotômetro no comprimento de onda entre 400-700 nm e, mais especificamente, 512nm pelo método de varredura. Também se utiliza solução de hidroxilamina cuja função é reduzir Fe3+ a Fe2+ (VOGEL,2005).
Os teores de ferro nas diferentes amostras foram calculados tanto para o resíduo seco quanto para a amostra “in natura”.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi confeccionada uma curva analítica de ferro utilizando as concentrações 0,1 a 2,5 ppm:

Curva analitica


Através da realização do experimento descrito obteve-se que a amostra seca de camarão cru, que não foi submetido a cozimento, 1,16mg (0,12) de ferro em 100g de amostra seca e na amostra in natura 0,25mg (0,04) de ferro em 100g da amostra. Para a amostra de camarão cozida o material seco teve um teor de 1,27mg (0.05) em 100g da amostra seca e a amostra in natura 0,34 mg (0,02) em 100g. Também foram obtidos resultados de umidade e cinzas como está disposto na tabela abaixo.

Tabela

Com relação às cinzas se observou teores de cinzas semelhantes com uma variação de 0,58 % a mais de cinzas na amostra in natura do camarão cozido. Com relação à umidade ouve visível diminuição no teor de umidade após o camarão cozido. As amostras do camarão cozido apresentaram maior teor de ferro, visto que houve concentração da amostra com a perda de água.






CONCLUSÕES: A ingestão diária de ferro recomendada para pessoas adultas é de 10mg/dia(ANVISA),sendo assim podemos observar que os camarões cozidos são alimentos que contém ferro que podem completar a necessidade diária das pessoas,prevenindo doenças causadas pela deficiência do mesmo,pois com o cozimento ocorre um aumento da oferta de ferro no camarão.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e a UFRN pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2007/280507. Acessada em 08 de Julho de 2011


INSTITUTO ADOLFO LUTZ.Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz, 2005:Métodos químicos e físicos para análise de alimentos.São Paulo:O instituto



LAJOLO, F.M.; VANUCCHI, H. Tabelas de composição denutrientes em alimentos: situação no Brasil. Archivos Latinoamericanos de Nutricion, v. 37, n. 4, p. 703-713, 1987.


TORRES, M.A.A., LOBO, N.F., SATO, K., QUEIROZ, S.S.Fortificação do leite fluido na prevenção e tratamento da anemia carencial ferropriva em crianças menoresde 4 anos. Revista de Saúde Pública, v. 30, n. 4, p. 350-357,1996.

VOGEL,A.;Química Analítica Qualitativa , editora mestre Jou , São Paulo, SP, 2005.