ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: USO DO SISTEMA SODIS PARA DESINFECÇÃO DAS ÁGUAS NA ILHA DO COMBÚ

AUTORES: MOREIRA,R.F. (UFPA) ; TAVARES,L.C. (UFPA) ; MARINHO,V.H.S. (UFPA) ; MENDES, A. S. (UFPA)

RESUMO: O sistema SODIS é um processo de desinfecção de águas por radiação solar, pois através deste constitui-se em um eficiente método de tratamento de água recomendado em comunidades carentes desprovidas de abastecimento de água por rede pública. Este trabalho teve como objetivo aplicar o SODIS na comunidade da Ilha do Combú, para melhorar a qualidade da água. O SODIS é capaz de melhorar a qualidade microbiológica da água através da inativação de coliformes (E.coli) e outros microrganismos. Este é de baixo custo, fácil implantação de sistemas de desinfecção, como para operação e manutenção dos mesmos, como é o caso da comunidade em estudo.

PALAVRAS CHAVES: radiação solar, desinfecção e água.

INTRODUÇÃO: Foram realizadas visitas a ilha do Combú, a mesma localiza-se bem em frente ao Campus da UFPA, com objetivo da implantação do sistema em questão. O sistema SODIS basea-se na radiação solar para desinfectar a água de microorganismos prejudiciais a saúde(EAWAG/SANDEC. Desinfección Solar del Agua - Guia de Aplicación, Cochabamba,Bolívia. p80 2005.). As amostras de águas foram coletadas no poço que fica localizado na unidade pedagógica da Ilha de Combú, antes e depois da implantação do sistema. Este trabalho é importante porque água é prioridade para ser humano, muitos moradores viajam até Belém, para comprar água, pois a água do poço é inapropriada para uso doméstico.

MATERIAL E MÉTODOS: Neste trabalho foram analisados alguns parâmetros de qualidade das águas(LENORE S. CLESCERL, ARNOLD E. GREENBERG, ANDREW D. EATON,"Standard Methods for Examination of Water & Wastewater"- 20th Edition.), antes e depois da implantação do sistema SODIS, tais como: Coliformes Totais, Ferro, Oxigênio Dissolvido (O.D.), Dureza, Cloreto (Cl-), Potencial de Hidrogênio (pH), Condutividade e Temperatura.
As garrafas pets foram desinfectadas com uma solução de acido nítrico e levadas para estufa para secagem. Posteriormente as garrafas foram cheias com água do poço que abastece a população da Ilha do Combú e levadas para o telhado de brazilit para receber a radiação solar durante seis horas seguidas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos antes e depois da implantação do projeto SODIS demonstraram que a água consumida na Unidade Pedagógica da Ilha de Combú não apresentou divergências comparando-os com os valores estabelecidos pela portaria 518 do Ministério da Saúde de 25/ 03/ 2004 para padrões de potabilidade, com exceção do padrão de ferro que extrapolou o valor de potabilidade.
Pode-se ressaltar também que a ausência de coliformes termotolerantes e totais foram ausentes devido ao tratamento primário sofrido pelo sistema de abastecimento que serve a esta comunidade o que não ocorre com as demais, que usam a água obtida através de poços amazonas que estão suscetíveis a contaminação tendo em vista a proximidade de fossas sépticas, onde torna-se necessário a implantação do sistema SODIS. A tabela abaixo informa os resultados obtidos dos parâmetros.
A figura abaixo mostra o instante da medição da temperatura in locu.






CONCLUSÕES: O sistema SODIS não foi útil para a comunidade, devido ao tratamento primário sofrido pelo sistema de abastecimento que serve a esta comunidade, pois a análise Microbiológica apresentou ausência de coliformes termotolerantes e totais. Esta anlise foi realizada no laboratório analítico Las Sanches Laboratório- Análise de água e efluentes.

AGRADECIMENTOS: Laboratório de ensino da UFPA e Prf°. Msc. Afonso Silva Mendes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EAWAG/SANDEC. Desinfección Solar del Agua - Guia de Aplicación, Cochabamba,Bolívia. p80 2005.
LENORE S. CLESCERL, ARNOLD E. GREENBERG, ANDREW D. EATON,"Standard Methods for Examination of Water & Wastewater"- 20th Edition.
MINISTÉRIO DA SAÚDE,comentários sobre a portaria MS N.º 518/2004:subsídios para implementação-Série E. Legislação de Saúde- Brasília – DF,2005.